“ Quando entrei na FEUP achava que trabalhar nas maiores empresas do mundo era impossível, mas não podia estar mais errado! Apenas 3 anos depois fui aceite para um estágio na Google em Londres e em grande parte o agradeço a tudo o que aprendi nesta faculdade. O esforço e dedicação que nos são exigidos dão-nos a possibilidade de sermos excelentes engenheiros e fazem com que qualquer empresa valorize quem estudou aqui. A diversidade do plano de curso permite-nos aprender sobre muitas áreas da informática, e o empenho dos docentes, tanto na educação como na formação curricular e ligação a empresas, faz com que qualquer um possa seguir a carreira que deseja, mesmo nas grandes empresas como a Google, Facebook ou Microsoft. É, sem dúvida, um curso excecional e com diversas provas de excelência em todo o mundo.”
ANDRÉ LAGO – Estudante do 3º ano
“ Foi no ano de 2013 que me juntei à FEUP, numa perspetiva de estudar numa faculdade conceituada, com um bom reconhecimento por parte do meio empresarial e com um ambiente estudantil convidativo. Hoje, 3 anos mais tarde, sinto-me cada vez mais preparado para o futuro laboral, não só pela carga de trabalho exigente desenvolvida, mas, ao mesmo tempo, pelas ferramentas interpessoais de trabalho em equipa que aprendi. É com um sentimento de grande motivação que encaro agora os restantes anos que se aproximam, ansioso para desenvolver projetos de uma complexidade ainda maior e de iniciar contacto com o mercado empresarial.”
LUÍS DUARTE – Estudante do 3º ano
“Entrei na FEUP em 2012 e, tal como a maioria dos restantes alunos, vinha de uma cidade diferente, e ia viver pela primeira vez à minha responsabilidade. Escolhi o MIEIC pelo gosto que já tinha por tecnologia, e por ser uma área que, apesar de ser bastante especializada, é uma das que proporciona saídas nos mais diversos ramos profissionais. E não, quando entrei não sabia programar!
A verdade é que não podia estar mais satisfeito com a minha escolha, e se tivesse que voltar a escolher, desta vez a resposta seria imediata – “Quero o MIEIC!”. Na faculdade vive-se um ambiente muito amistoso: há muitas oportunidades para conhecer os alunos mais velhos e aprender com eles; os professores são muito próximos dos alunos e estão sempre dispostos a ajudar, assim como os responsáveis pelo secretariado do departamento.
Nestes últimos 4 anos não aprendi só a programar. Aliás, apesar disso ser a base da nossa profissão, atrevo-me a dizer que o MIEIC me ensinou mais, muito mais. As competências, os valores, e tudo o que é intangível, é na verdade o mais importante que nos ensinam.
No próximo ano termino o curso, e não consigo deixar de sentir que tenho que aproveitar cada dia que me resta, porque a aventura ainda nem acabou, e há momentos em que a saudade já aperta por o fim estar a aproximar-se. Mas isso é como em todas as fases da vida, e é preciso dar a vez a novas aventuras, de preferência tão boas ou melhores do que estes últimos anos.”
HENRIQUE FERROLHO – Estudante do 4º ano
“Ao fim destes 5 anos de MIEIC posso dizer que fiz a melhor escolha quando acabei o Secundário, ao ingressar em Informática na FEUP. Aqui na FEUP, Informática é como uma família. Em qualquer cadeira, seja durante os projetos ou a época de exames ajudamo-nos uns aos outros. Além do curso, é importante o envolvimento em atividades extra-curriculares e associações estudantis, e nada melhor do que a FEUP para o fazeres , desenvolvendo soft-skills e competências necessárias para o teu futuro.”
NUNO MARTINHO – Estudante do 5º ano