Se está interessado em candidatar-se ao Mestrado em Multimédia, encontra informação útil na secção de P&R abaixo.
Informação sobre o curso
[expand title=”Quais os temas abordados em cada especialização, e como estão organizadas?“]
- Cultura e Artes: Capacidade de compreender as articulações dos media contemporâneos, das tecnologias da informação e do design para a produção cultural e artística, reconhecendo espaços de oportunidade para o desenvolvimento de novas práticas, metodologias ou media.
- Educação: Capacidade para a compreensão das tecnologias da informação e do design para a produção de materiais multimédia para aplicação em contextos educativos e na utilização de meios avançados de comunicação para a dinamização de comunidades de aprendizagem.
- Música Interativa e Design de Som: Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de sistemas musicais interactivos, incluindo desenho, criação, e operação destes sistemas em vários contextos de aplicação, incluindo (mas não limitado a) jogos, instalações interativas, e outras aplicações. Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de design de som para cinema, ou outros suportes audiovisuais, e jogos digitais.
- Tecnologias: Capacidade de projetar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes.
- Para mais detalhes sobre unidades curriculares específicas por especialização, por favor aceda às páginas das especializações.
[/expand]
[expand title=”Como estão organizados os semestres?“]
- Os primeiro e segundo semestres têm cinco unidades curriculares cada, algumas comuns a todas as especializações, outras especifícas de cada especialização e outras de escolha individual.
- No terceiro semestre os estudantes escolhem duas unidades curriculares, em simultâneo com a Dissertação (que é anual e se desenvolve nos terceiro e quatro semestres).
- O quarto semestre é dedicado inteiramente à Dissertação que é submetida em junho e defendida em julho.
- Para detalhes sobre as unidades curriculares de cada especialização, por favor aceda às páginas das especializações.
[/expand]
[expand title=”Qual é o horário semanal? As aulas funcionam em regime laboral ou pós-laboral?“]
- Total de cinco aulas (unidades curriculares) por semana nos primeiros dois semestres, duas aulas no terceiro semestre.
- Cada aula tem a duração de três horas.
- As aulas são distribuidas geralmente por terça, quinta e sexta feiras, em intervalos de três horas a começar às 10:00, 14:00 e 17:00 (a distribuição depende da escolha da especialização e escolha individual das unidades curriculares). Excecionalmente poderá num dado semestre haver alguma aula alocada à quarta feira.
- Para mais detalhes sobre o plano de estudo e unidades curriculares específicas por especialização, por favor aceda às páginas das especializações.
[/expand]
[expand title=”Posso ver exemplos de Teses/Dissertações?”]
- As teses finalizadas podem ser vistas aqui. (algumas concluidas recentemente podem ainda não estar disponíveis)
[/expand]
Informação para candidaturas
[expand title=”Quem pode candidatar-se?“]
- Detentores de Licenciatura (nacional ou estrangeira), ou detentores de currículo profissional, académico ou científico, reconhecido pela Comissão Científica como tendo capacidade para frequentar o curso.
[/expand]
[expand title=”Como posso candidatar-me?“]
- A informação geral de candidaturas para 2os. ciclos encontra-se aqui.
- Quando o processo de candidaturas se encontra aberto, toda a informação pode ser vista aqui, incluindo a documentação necessária, prazos, vagas e o link para a submissão da candidatura.
[/expand]
[expand title=”Qual a documentação necessária para me candidatar?“]
- Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte) (obrigatório);
- Certidão de conclusão de um curso superior (obrigatório);
- Na 2.ª fase e fases seguintes de candidaturas, caso já tenha concluído o curso mas não tenha ainda a respetiva certidão de conclusão, deve apresentar declaração indicando data de conclusão e média final previsível, ficando a sua matrícula condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
- Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
- Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de UC/ECTS. Caso não obtenha a certidão contendo todos estes elementos, deverá acrescentar lista discriminativa das unidades curriculares realizadas, com a informação em falta (obrigatório);
- A matrícula ficará condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
- Estudantes UP, poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico;
- Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
- Curriculum vitae (Obrigatório);
- Cartas de recomendação (opcional);
- Fotografia (“tipo passe”, a cores, de preferência com fundo neutro; 200 pixeis de altura por 140 pixeis de largura; Formato JPG; Qualidade média ou superior no algoritmo de compressão do JPG) (opcional).
- Proposta de Dissertação/Tema de investigação (obrigatório)
- O estudante deverá propor um ou mais tópicos de investigação para desenvolver a sua dissertação.
- Deve ser apresentada de forma sucinta (máx. 5 páginas) e incluir a motivação, conjunto de objetivos e uma breve descrição sobre de que forma o estudante pretende desenvolve-la e quais as competências que já possui e pretende vir a adquirir no âmbito deste curso de mestrado.
- Mais informação sobre a estruturação da proposta deve ser consultada aqui.
- Carta de Motivação (obrigatório)
- PDF (máx. 1 página) indicando a motivação para a candidatura ao MM, e as expectativas relativamente ao curso.
- Portfolio (obrigatório)
- Portfolio de trabalhos realizados em ambiente profissional, académico ou pessoal
- Outra documentação
- Em cada fase deve ser consultada a página de candidatura ( aqui ), que pode indicar alguma documentação adicional.
(1) Notas para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro:
Os documentos deverão ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas em Portugal dos países estrangeiros a que a habilitação diz respeito, ou com Apostilha de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções, obrigatórias, de documentos cuja língua original não seja a portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.
[/expand]
[expand title=”Qual o valor das propinas?“]
- O valor das propinas pode variar anualmente, independentemente do valor praticado no ano da primeira inscrição. Para o corrente ano letivo pode encontrar a informação aqui.
[/expand]
[expand title=”Quem posso contactar para mais informação?“]
- Consulte a página de contactos. Para questões genéricas o secretariado é geralmente o melhor ponto de partida.
[/expand]