Propostas de Dissertação – 2020/2021

O Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto contempla uma dissertação numa das suas áreas de especialização – Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som e Tecnologias Interativas e Jogos Digitais (mais informação pode ser encontrada no site do curso: https://dei.fe.up.pt/mm ).

Sendo um mestrado da Universidade do Porto, convidamos docentes, investigadores, instituições e empresas a submeter uma ou mais propostas de temas de Dissertação até ao próximo dia 23 de setembro de 2020, para trabalhos de dissertação a realizar no novo ano letivo, entre outubro de 2020 e junho de 2021.

Estudantes que queiram propôr o seu próprio tema devem fazê-lo através de um professor/orientador.

Encontram-se abaixo as informações relevantes sobre o processo, incluindo as instruções para o processo de submissão online das propostas.


Datas Importantes

Período de submissão e seleção

23/09/2020 Prazo-limite para a submissão de propostas pelas empresas/instituições/docentes/investigadores.
24/09/2020 – 27/09/2020 Validação das propostas pelos Coordenadores de Especialização e pela Direção do Mestrado em Multimédia. Propostas que não preencham os requisitos poderão ser rejeitadas, ou discutidas com os proponentes, dependendo do seu grau de inadequação.
28/09/2020-10/10/2020 Divulgação das propostas validadas aos estudantes, e inscrição por parte dos estudantes nas propostas apresentadas.
11/10/2020-
18/10/2020
Período de seriação e negociação entre a empresa/instituição/orientadores e os possíveis candidatos. Em qualquer altura até essa data, havendo acordo entre ambas as partes, o mesmo deve ser comunicado à Direção do Mestrado
31/10/2020 Data limite para o registo de orientador e aceitação da proposta.

Período de dissertação

10/2020 – 01/2021 Fase inicial de estudo e pesquisa do estado da arte para consolidação dos tópicos relevantes ao tema da Dissertação e para planear o trabalho a desenvolver.
02/2021 – 06/2021 Fase de desenvolvimento propriamente dita. Até esta altura deve ser também iniciada a escrita da Dissertação, que deverá ser concluída até início do mês de junho
07/2021 Defesa da Dissertação

Pressupostos e requisitos para as propostas

  • As propostas devem possuir uma componente de investigação e/ou inovação e devem estar dimensionadas de acordo com o tempo que os estudantes têm disponível para realizar a sua Dissertação. NÃO SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS propostas que apenas contemplem desenvolvimento, como por exemplo criação de um vídeo ou desenvolvimento de um web site.
  • As instituições que recebem estudantes devem mantê-los EXCLUSIVAMENTE dedicados ao trabalho acordado. A exclusividade no trabalho é obrigatória e é fundamental para garantir o seu sucesso. Estes trabalhos têm uma vertente académica com peso substancial na classificação da dissertação, que por sua vez influencia, com o equivalente a mais de um semestre, a classificação final de curso do estudante.
  • As propostas apresentadas passarão por um processo de validação, a realizar antes da sua divulgação junto dos estudantes.
  • A informação inserida no formulário de proposta deverá ser o mais detalhada possível, para facilitar o processo de validação e de seleção por parte dos estudantes. Propostas com pouca informação tenderão a não ser validadas/selecionadas.

Processo de submissão

Encontra-se acessível um formulário eletrónico de submissão de propostas de dissertação. Uma proposta completa define o enquadramento do trabalho, objetivos, plano e outros aspetos importantes para a avaliação das propostas pelos estudantes.

  • Passo prévio apenas para instituições externas à UP: 
    • Se representa uma instituição externa à UP e a sua instituição ainda não se encontra registada no site/bolsa de emprego da FEUP, deverá registar-se aqui, e aguardar pela confirmação de aceitação e credenciais antes de prosseguir (o processo não é imediato, requer validação interna, pelo que pode demorar um ou dois dias).
    • Caso já se encontre registado, mas tenha algum problema com o acesso, ou para outras dúvidas sobre este passo, por favor contacte a Divisão de Cooperação através do e-mail empresas@fe.up.pt
  1. Com as credenciais de acesso (utilizador/senha de instituição externa ou de docente/investigador da UPorto), aceda a https://fe.up.pt, e valide-se, na zona esquerda da janela
  2. Após estar validado, aceda à página do Processo de dissertações para a edição de 2020/2021 .
  3. Nessa página, selecione a opção “Nova Proposta” no menu “Proponentes”, do lado direito da página (ou siga este link direto).
  4. Surge o formulário de submissão de nova proposta. Antes de preencher, leia atentamente, na área “Descrição”, a nota “Importante Ler”;
  5. Preencha a informação solicitada no restante do formulário
  6. Se pretender gravar a proposta para posterior edição, sem a submeter, utilize o botão “Gravar”
  7. Quando tiver a proposta finalizada e gravada, utilize o botão “Submeter” (garanta que gravou a proposta final antes)
  8. Poderá confirmar, no menu da direita, em “Lista de Propostas Próprias”, o conjunto de propostas submetidas
  9. Repita a partir do passo 3 para cada proposta que pretender submeter

Dados a preencher no formulário

Encontra-se na tabela abaixo uma descrição detalhada dos campos a preencher no formulário de submissão de propostas que é disponibilizado no passo 4 do processo descrito na secção anterior.

Título

Deve ser curto mas descritivo, permitindo perceber qual é o objetivo geral do trabalho a realizar.

Resumo

Descrever sumariamente qual é o problema a resolver e o contexto em que o mesmo se coloca, de forma a tornar a proposta compreensível.

Sugere-se a inclusão de uma breve referência à relevância do tema, ao estado da arte, oportunidades de investigação e principais desafios.

Objetivos e resultados esperados

Descrever o que será feito no âmbito do projeto, identificando os objetivos e resultados esperados de forma clara e precisa, preferencialmente através de listas. Estes devem ser concretos (para permitir a verificação do seu cumprimento) e alcançáveis no período estabelecido para a realização do trabalho. A definição clara dos objetivos e resultados esperados é fundamental pois um dos critérios de avaliação do trabalho realizado será o grau de cumprimento dos objetivos e resultados esperados identificados.

Aspetos inovadores

Tendo em conta o estado da arte, indicar os aspetos inovadores do trabalho proposto. Tratando-se de uma dissertação, estes constituem fator fundamental de valorização do trabalho realizado.

Plano de trabalho provisório

Especificar como é que os objetivos serão alcançados, descrevendo a sequência e a duração das atividades a realizar. Deve ter em conta a existência de duas fases: 1) Preparação da Dissertação (realizada a tempo parcial), normalmente destinada à análise do problema e do estado da arte e à produção de um relatório correspondente, e 2) realização dos trabalhos conducentes à Dissertação propriamente dita (em exclusividade), fase esta que deve incluir a produção de contribuições, validação de resultados e escrita da dissertação. Embora seja um plano provisório, que poderá ser melhorado durante a preparação da dissertação, deve ser formulado de forma tão precisa quanto possível.

Referências bibliográficas

Indicar uma lista de publicações e referências (livros, artigos científicos, conferências, URL’s, etc.) que possam ser usados para compreender o enquadramento e os objetivos do trabalho.

Perfil requerido ao candidato

Indicar as áreas científicas em que o candidato deve possuir conhecimentos e outros requisitos considerados necessários.


Contactos para esclarecimentos

Quaisquer dúvidas ou pedidos de esclarecimento adicionais deverão ser dirigidos a cooperation.mmult@fe.up.pt, ou telefonicamente para 22 041 3906.