Testemunhos

Estudantes

“Lembro-me que a decisão de me inscrever no Mestrado em Multimédia, na vertente de Música Interactiva e Design de Som, se relacionou, em grande medida, com a possibilidade de conciliar uma formação técnica/científica com uma abordagem mais artística. Tendo tido, no passado, uma formação académica relacionada com a engenharia, senti que este mestrado poderia complementar esses estudos, aproximando a minha formação anterior com a minha actividade de músico. De facto, cadeiras mais práticas, como “Sistema Digitais Interactivos”, “Design de Som para Medias Digitais”, assim como a dissertação que desenvolvi (“A utilização da paisagem sonora na composição musical”), foram óptimos exercícios, que me deram perspectivas enriquecedoras relativamente à associação da componente técnica com a prática artística. Outra experiência que me agradou especialmente durante o mestrado, foi a possibilidade de trabalhar em grupos de trabalho compostos por elementos com diferentes perspectivas na área da multimédia. As visões complementares entre elementos permitiu o desenvolvimento de projectos amplos e diversificados, características essenciais da própria multimédia.”

Pedro Geraldes
Guitarrista, Linda Martini,
Especialização de Música interativa e Design de Som, 2014


 

“Enquanto ex-aluna do Mestrado Multimédia posso confirmar o excelente leque de opções em termos das disciplinas que o compõem, o que facilita a busca por uma especialização numa determinada área da Multimédia (nas variantes de Educação, Tecnologias, Cultura e Artes e Música Interativa e Design de som). Por outro lado, nas disciplinas mais práticas, a criação de grupos de trabalho multidisciplinares tornam-se uma mais-valia, quer para a concretização de projetos que conseguem facilmente aliar as diferentes competências de cada elemento do grupo, como para a formação dos alunos que entendem dessa forma melhor, a importância relacionada com cada componente da Multimédia. Em termos pessoais, tendo optado pela especialização em Educação, saliento a boa integração entre as disciplinas ditas ‘obrigatórias’ e os conteúdos das disciplinas específicas deste ramo. A atualização dos conteúdos, que para mim é algo bastante importante quando falamos de formação superior, é no Mestrado Multimédia uma garantia.”

Ana Parada
UX & UI designer, NOS SGPS
Especialização em Educação, 2012


“I first came to Porto for three months with the “Leonardo da Vinci”, a program for students that finished their first degree. I really enjoyed the city of Porto and i wanted to have the experience of studying and living abroad. I was searching to do a Master Programme and found the Master in Multimedia at FEUP. As I finished “Computer engineering & Informatics” in Greece, this Master was ideal for me to continue my studies.

As a matter of personal development, it is very important to continue education throughout life, especially in the technological field. Of course the acquisition of one or more diplomas has an added value in one’s curriculum and helps to focus and specialize in a specific area.

One of the reasons why I chose this Master is that there’s a large variety of subjects to choose from. Another advantage is that people from different areas gather and work together exchanging opinions. Last but not least, a lot of seminars take place at FEUP which is really helpful in guiding the students in their future academic or professional career.

The professors are very kind and helpful, especially for students like me, who are not totally familiar with the Portuguese language. FEUP buildings are very new and the library is a very nice place to study in.”

Paraskevi Dimakopoulou
Grécia
Especialização em Cultura e Artes, 2012


Instituições

“As competências e o reconhecimento dos ativos profissionais é vital para a manutenção de um espírito criativo e competitivo em qualquer empresa. Nesse sentido, a RTP tem colaboradores que frequentaram o MM que são uma mais valia, que trouxeram esse espírito e que são confrontados com a persistente procura do mérito baseado no rigor científico e são estimulados a trabalhar em grupos heterogéneos, algo que consolida o que lhes é exigido diariamente numa empresa de media.”

Doutora Isabel Correia
Centro de Produção Norte, RTP


“São vários os desafios na colaboração das empresas com as universidades. Trata-se de uma forma de abrir perspectivas, receber novas ideias e de re-equacionar formas pré-estabelecidas.
O Canal180 viu na parceria com o Mestrado Multimédia da UP uma óptima oportunidade de envolver estudos aprofundados, dissertações, investigações, em áreas muito importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho e para as quais nem sempre é viável temos recursos disponíveis. Queremos continuar!”

Rita Moreira
Coordenadora editorial, Canal180


 

“Os estudantes do Mestrado em Multimédia da UP chegam ao INESC TEC bem preparados para os desafios que aqui encontram. Porventura ainda mais importante, trazem uma capacidade criativa que nos permite enfrentar desafios multi-disciplinares e um entusiasmo que deixa marca nas equipas em que se enquadram.”

Professor Manuel Ricardo
Senior researcher, INESC TEC


 

“Os estudantes que temos recebido para trabalhar nas nossas propostas de investigação vêm, geralmente, bem preparados. Além disso, o suporte por parte dos orientadores da faculdade tem sido muito bom. Já convidámos alunos do Mestrado em Multimédia da UP a ficarem connosco depois de terminado o curso.”

Doutora Ana Correia de Barros
Senior Researcher, Fraunhofer Portugal (FhP-AICOS)