Repensar a Engenharia Informática na Era da Inteligência Artificial Generativa

A chegada da Inteligência Artificial Generativa, e em particular dos grandes modelos de linguagem, está a mudar a forma como olhamos para a Engenharia Informática. O que antes era visto como exclusivo do raciocínio humano — como escrever, resumir ou até programar — começa agora a ser partilhado com sistemas que aprendem e criam. Isso levanta perguntas importantes. O que é que continua a fazer sentido ensinar? Que competências ganham importância, e quais deixam de ser centrais? O que muda no papel do engenheiro informático? Ao mesmo tempo, surgem dúvidas sobre como a indústria está a integrar estas tecnologias no seu quotidiano, como os estudantes as utilizam no seu processo de aprendizagem, e como a universidade os deve preparar para uma realidade profissional transformada por estas tecnologias.

Inscrição

DEI Open Day

O DEI Open Day realiza-se anualmente e constitui uma montra das atividades de ensino, investigação e inovação do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP, com o propósito de estreitar laços com empresas, instituições e a sociedade em geral, promovendo colaborações com impacto.

O tema da edição de 2025 é "Repensar a Engenharia Informática na Era da Inteligência Artificial Generativa". A emergência da Inteligência Artificial Generativa, em particular dos grandes modelos de linguagem, está a transformar profundamente a forma como pensamos, ensinamos e praticamos Engenharia Informática. Atividades tradicionalmente associadas ao raciocínio humano — como escrever, sintetizar conhecimento ou programar — passam agora a ser partilhadas com sistemas que aprendem, raciocinam e criam.

Este novo contexto levanta questões fundamentais: Que competências devem ser priorizadas na formação dos engenheiros informáticos? O que continua a fazer sentido ensinar? Como devem as instituições de ensino superior preparar os estudantes para um mercado de trabalho em rápida transformação?

Programa

14 de julho de 2025 • Sala B001

09:00 – 09:30

Receção aos Participantes

Café de boas-vindas

Levantamento de credenciais

09:30 – 10:00

Sessão de Abertura

Prof. Rui Calçada

Diretor da FEUP

Prof. João Paiva Cardoso

Diretor do DEI

10:00 – 10:45

Keynote

Luís Garrido Marques

Porto Business School

10:45 – 12:15

Painel

Moderação Prof. Carlos Baquero

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, DEI, INESC TEC

12:15 – 14:00

Almoço

14:00 – 16:00

Sessões Individuais

Formas de Colaboração com o DEI

  • Dissertações de Mestrado
  • Projeto Integrador da L.EIC
  • Laboratório de Gestão de Projetos (LGP)
  • FEUP Prime e DoRPE
  • Núcleos Estudantis

Keynote

Luís Garrido Marques

Porto Business School

This talk is an invitation to reflect on how the way we learn is beginning to change. Centered around the learner journey, from the first spark of curiosity to the desire to keep growing, it explores how AI is starting to support and influence our experiences. Through simple stories and moments for reflection, it looks at what might change, what should remain, and how we can keep people at the heart of learning in a world with new tools.

Painel

Prof. Carlos Baquero

DEI/FEUP

Luís Wolffrom Barbosa

L.EIC 2nd Year

Rita Nogueira Lopes

M.EIC 1st Year

TBD

TBD

TBD

TBD

Miguel Sozinho Ramalho

Bellincat

Este painel reunirá vozes de diferentes perspetivas para uma discussão crítica e construtiva sobre o impacto dos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) nas universidades. Sob a moderação do Prof. Carlos Baquero, investigador e docente com vasta experiência em sistemas distribuídos e inovação tecnológica, o debate procurará articular visões académicas, estudantis e industriais sobre como as instituições de ensino superior devem reagir — e antecipar — as transformações provocadas por estas tecnologias.

Localização

Sala B001

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto, Portugal

Organização

Carla Teixeira Lopes

DEI/FEUP

André Restivo

DEI/FEUP

Marisa Silva

DEI/FEUP

José Barboza

DEI/FEUP