Em 2024 celebramos 30 anos desde a criação da LEIC – Licenciatura em Engenharia Informática e Computação na FEUP, um curso que começou sob a forma de uma Licenciatura de 5 anos pré-Bolonha (LEIC) em 1994/95, passando a Mestrado Integrado de 5 anos (MIEIC) a partir de 2006/07 e a cursos separados de Licenciatura de 3 anos (L.EIC – curso conjunto com a FCUP) e Mestrado de 2 anos (M.EIC) a partir de 2021/22, formato que se mantém na atualidade.
Este é um bom momento para recordar as características inovadoras da LEIC aquando do seu arranque em 1994, nomeadamente ter sido o primeiro curso de licenciatura na FEUP, interdepartamental e interdisciplinar, dotado de órgãos de gestão específicos compostos por docentes de vários departamentos, requisito apresentado na proposta de criação como essencial e determinante pelos seus criadores.
A proposta nasce em 1993, no seguimento de um fim de semana de reflexão no Hotel Boega, Vila Nova de Cerveira, no início de janeiro, com a presença de Ademar Aguiar, João Falcão e Cunha, João Pascoal Faria, João Vasco Ranito, José Correia, José Manuel Moreira e Raul Moreira Vidal, na altura investigadores do INESC Porto. A proposta de criação da LEIC, subscrita pelos Professores João Falcão e Cunha e Raul Moreira Vidal, foi apresentada ao então Diretor da FEUP, Prof. José Marques dos Santos, vindo a receber o seu apoio total, nomeadamente a assunção do cargo de Diretor da LEIC de 1994 a 2001.
Foram anos de muito trabalho, de disrupção, de apostas ganhas, comprovadas pela Avaliação da Comissão Externa designada pela Fundação das Universidades Portuguesas (FUP) que em 2001 classificou a LEIC em 1º lugar do ranking de todos os cursos congéneres em Portugal, nesta que foi a 1ª avaliação do curso. No relatório desta avaliação pode ler-se “… cabe esclarecer que o ensino da informática em Portugal se encontra de boa saúde e que essa saúde melhorou, mais ainda, desde que se realizou o 1º ciclo de avaliações.”, o que nos faz concluir que a LEIC veio trazer um contributo muito significativo ao ensino da Engenharia Informática no nosso país.
E foi este ensino de qualidade que sempre distinguiu o curso ao longo destes 30 anos, dotando os estudantes não só de excelente formação técnica como também de formação transversal, altamente valorizada pelas entidades empregadoras que sempre reconheceram o selo de qualidade nos graduados da EIC da FEUP. Raul Moreira Vidal, cocriador da LEIC e seu diretor de 2001 a 2008, ano em que assume a direção do Departamento de Engenharia Informática (DEI), criado em 2008, está certo que “algumas das principais razões para os grandes sucessos registados na evolução do curso, advêm, fundamentalmente, da qualidade e cuidado que houve no acompanhamento do curso, da qualidade na direção/coordenação do curso, e da qualidade do corpo docente e secretariado.”
Olhando agora para o futuro, e para todos os desafios inerentes à rápida evolução tecnológica, João Paiva Cardoso, atual Diretor do DEI, refere que “30 anos reforçam o nosso compromisso e aumentam a nossa responsabilidade. É um momento de comemoração e também de desejos para que continuemos a melhorar a nossa capacidade para um ensino de EIC, único e pleno, que nos permita continuar a formar os engenheiros informáticos do futuro.”
A celebração
Decorridos 30 anos e mais de 2600 graduados, é altura de celebrar os muitos feitos alcançados e olhar para o futuro de forma otimista.
E foi em ambiente de festa que nos passados dias 27 e 28 de setembro se comemorou este marco dos 30 anos EIC no Auditório José Marques dos Santos (com transmissão online), juntando a grande família EIC – alumni, docentes, staff, atuais estudantes, parceiros da indústria e outras instituições, num total de mais de 300 participantes, num evento coorganizado com a AlumniEI (Associação de Antigos Alunos de Engenharia Informática da FEUP, formalmente criada em 2005).
O programa abriu com Renato Natal Jorge (Subdiretor da FEUP) e João Paiva Cardoso (Diretor do DEI), seguido de uma apresentação do programa pelo Presidente da Comissão Organizadora, João Pascoal Faria, uma apresentação sobre a evolução e situação atual do curso, por Rosaldo Rossetti, Codiretor da L.EIC e uma apresentação sobre a comunidade alumni no mundo, pelo Presidente da AlumniEI, José Coutinho.
Neste momento do programa foram conhecidos os dois projetos desenvolvidos no âmbito desta comemoração. O projeto “EIC Timeline”, desenvolvido pela equipa de LGP “OpenTabs”, onde podemos explorar os momentos históricos que moldaram a Engenharia Informática na Universidade do Porto e o projeto “AlumniEI World”, iniciativa conjunta DEI-FEUP/AlumniEI, que contou no desenvolvimento com Jénifer Constantino (MESW 2024) e como Consultores José Coutinho e Rui Neves, uma ferramenta baseada em dados LinkedIn que permite saber a localização/empresa atuais dos Alumni EIC e uma pesquisa por país, curso e ano de conclusão. Um projeto ongoing que ambiciona ter cada vez mais antigos estudantes a aderir e que terá continuidade em duas dissertações de mestrado.
Ao longo do dia dinamizaram-se duas mesas redondas de testemunhos Alumni que nos falaram dos seus percursos profissionais, onde pudemos testemunhar a variedade de percursos e opções de quem começa do mesmo ponto de partida.
Frederico Câmara (Alts Digital), Felipe Ávila da Costa (Infraspeak), Tiago Azevedo (Universidade de Cambridge), Margarida Silva (AWS), Sofia Sá (Alumna L.EIC), Tiago Fernandes (Coverflex), Pedro Côrte-Real (MC Sonae), Sónia Liquito (Spotify), Rui Gonçalves (Meta) e Mariana Salvaterra (Zühlke Group) subiram ao palco e de viva voz partilharam as suas experiências, as suas histórias individuais, as suas dificuldades e os seus sucessos, em dois painéis moderados por Rui Rodrigues (Diretor do M.EIC), de manhã, e Carla Teixeira Lopes (Diretora do MCI e uma das primeiras diplomadas da LEIC), da parte da tarde.
Ainda de tarde, Clara Gonçalves (Inductiva.AI) juntou em mesa redonda Inês Lynce (IST/UL & INESC-ID), José Nuno Oliveira (UMinho & ENSICO), João Ranito (Investidor Hands-on) e Gonçalo Quadros (Critical Software), trazendo para o debate tópicos sobre o que poderão ser os “Próximos 30 anos de EIC”.
Abrilhantaram o programa dois momentos musicais que trouxeram alegria à plateia. Sofia Sá, que integrou o primeiro painel do dia com o seu testemunho, incluiu no repertório que levou ao auditório uma canção de sua autoria composta especialmente para esta comemoração. “Engenharia Informática” é uma consequência das vivências dos 3 anos de curso, vivências que segundo Sofia “ficarão para a vida”. A TUNAFE encerrou o programa com uma atuação de alegria contagiante, a que já nos habituaram ao longo dos anos. Foram muitas as caras conhecidas de Informática que para além do computador carregam diariamente o amor pela música e pela tuna.
O encerramento esteve a cargo de Raul Moreira Vidal, Professor Emérito do DEI/FEUP e de Alberto Silva, Secretário de Estado da Modernização e da Digitalização.
Do auditório para o relvado (aquele onde há 10 anos cresce a árvore plantada na celebração dos 20 anos da EIC), os participantes terminaram a noite da melhor forma, em jantar-convívio informal onde conversas e memórias trouxeram sorrisos e prometeram novos reencontros.
A acompanhá-los tiveram a atuação da banda portuense Júpiter, com disco funk à moda do Porto e TECHUMAN, uma instalação audiovisual desenhada pelo Openfield Creative Lab que explora a relação simbiótica e em constante transformação entre tecnologia e humanidade.
E claro, não faltou um bolo de aniversário, espumante e brindes à longa vida da Engenharia Informática da FEUP.
A festa continuou no sábado, dia 28, num evento “Meet&Grill” organizado pela direção da AlumniEI com o objetivo de juntar os antigos estudantes dos vários cursos de Engenharia Informática num momento de atividades e convívio entre várias gerações da EIC, oportunidade de pôr a conversa em dia, conhecer novas pessoas e fazer planos futuros.
E por falar em futuro, convidamos à leitura de “A Luneta de Clarke”, um texto escrito por Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Cultura e Museus, no âmbito desta Celebração.
Este evento contou com o patrocínio e apoio de vários parceiros mencionados na página do evento.
A gravação integral do evento pode ser vista aqui.