MIUP – Maratona Inter-Universitária de Programação 2024

No passado sábado, dia 26 de outubro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA), recebeu mais uma edição da MIUP – Maratona Inter-Universitária de Programação, evento anual organizado por diferentes universidades portuguesas há mais de 2 décadas.

Durante 5 horas a prova de programação foi disputada por várias equipas com um máximo de 3 elementos cada, onde os estudantes universitários tiveram que resolver entre 9 a 11 problemas distintos recorrendo às linguagens de programação C, C++, Java e Python 3.

A Universidade do Porto participou com 3 equipas:

– “TSP – Tiny Silly Problem”, com 1 elemento do M.EIC (Marco Filipe Gonçalves Vilas Boas), 1 do M.IA (Félix Marcial Alves Martins) e 1 do M:CC, tendo ficado em 2º lugar e alcançado a medalha de prata;

– “Long long main”, com 3 elementos da L.EIC (Luis Wolffrom Barbosa, Luís Miguel Costa Gonçalves e Sofia Rebelo Sá e Sousa), tendo alcançado o 4º lugar e a medalha de bronze;

– “Debuggers da Tasca”, com 1 elemento do PDCC (ex. MEIC), 1 do M:SI, e 1 do M:CC, tendo ficado em 11º lugar.

André Restivo, docente do DEI, e Pedro Ribeiro, docente da FCUP, ambos membros da Comissão Científica da MIUP, treinaram as 3 equipas (as duas primeiras com Pedro Ribeiro como co-coach, e a terceira com André Restivo como co-coach).

Foi mais uma maratona que para além da competição ficou marcada pelo convívio e a troca de experiências entre estudantes e professores, características deste evento que já se realiza desde 2001.

Estas 3 equipas da Universidade do Porto irão representar a instituição no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) que se realizará este ano de 29 de novembro a 1 de dezembro no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Equipa “Cosmic Pathways” vencedora local do Nasa Space Apps Challenge

Nos dias 5 e 6 de outubro a equipa “Cosmic Pathways”, composta pelos estudantes da L.EIC, Filipe Gaio, Henrique Fernandes, Miguel Cabral e Rodrigo Silva, foi a grande vencedora do Nasa Space Apps Challenge – o maior hackathon do mundo, num dos seus eventos locais, este ano com o tema da influência do Sol na Terra como mote.

Nesta competição os participantes são desafiados a desenvolver colaborativamente soluções para questões atuais relacionadas com a Terra e o espaço, fazendo uso de dados abertos da NASA.

Este evento de 2 dias foi realizado tanto como competição global online como em eventos locais presenciais ao redor do mundo. Em Portugal, um dos eventos locais ocorreu em Lisboa, organizado pela Atlântica – Instituto Universitário, em parceria com Oeiras Valley, Unicorn Factory Lisboa, Active Space Technologies, CEIIA, Ordem dos Engenheiros, AMSAT-CT, tendo sido neste que a equipa da L.EIC alcançou o 1º lugar.

Encorajar novos públicos a desenvolver uma paixão pela astronomia e pelo universo foi a missão assumida pela “Cosmic Pathways” que desenvolveu o projeto “Symphony of the Stars: Harmonizing the James Webb Space Telescope in Music and Images“. A missão centrou-se em criar um website com um modelo 3D do universo, usando como referência uma representação do sistema solar. Neste modelo, poder-se-ia encontrar vários pontos destacados do resto para representar imagens capturadas pelo JWST. Durante toda a experiência o utilizador é rodeado por música original e ao clicar em cada uma destas imagens, seria reproduzida efeito sonoro/excerto musical gerado com base na imagem em si.

Embora tivessem explorado algumas técnicas de conversão de imagem em áudio, no final, decidiram criar as próprias músicas inspiradas em 3 imagens que consideram particularmente cativantes, capturadas pelo JWST.

A equipa recebeu uma bolsa de estudos para a oferta formativa da Atlântica, com 80 por cento do valor assegurado pela instituição; da Active Space Technologies, o apoio ao desenvolvimento do projeto Cosmic Pathways, mentoria no desenvolvimento de um projeto de fim de curso, estágio de verão na empresa e visita às instalações em Coimbra; e do Município de Oeiras, a participação na próxima Feira de Ciência. Os elementos do grupo vão ter ainda a oportunidade de participar no podcast Science Hub, de serem entrevistados sobre o projeto – com divulgação na página NASA Space Apps –, e de concorrer ao Global Award, contando com mentoria da NASA Space.

Aqui ficam os testemunhos dos nossos vencedores:

“São raras as oportunidades em que posso aliar duas paixões minhas, fazer música e programar, e assim que vi esta oportunidade não a quis largar! Depois de reunir uma equipa e por as nossas ideias em ação, apesar das 3 horas de sono durante esta hackathon, saímos todos de lá com o sentimento de dever cumprido e de coração cheio porque para além de termos ganho a hackathon ficámos orgulhosos do “produto final” a que chegámos. Foi sem dúvida enriquecedor participar numa hackathon que estimulou mais a parte criativa e que deixou espaço para desenharmos o nosso projeto do 0.” – Filipe Gaio

“Foi a minha primeira vez a participar num Hackathon, e foi uma experiência excelente. Apesar de ter sido um fim de semana muito intenso, com muito pouco tempo para dormir, valeu a pena, pois não só aprendemos novas tecnologias para fazer o projeto, mas também assistimos a palestras acerca de exploração espacial, técnicas de apresentação e modelos de negócio, dadas por especialistas da área.” – Henrique Fernandes

“Desde que me lembro que tenho um enorme interesse pelo universo, e com esta incrível competição tive a possibilidade de juntar duas coisas que por vezes podem parecer tão distintas. A atividade foi muito bem dinamizada, tentando sempre aproximar os participantes uns dos outros, para além de palestras formativas enriquecedoras. Em suma um projeto bem desenvolvido que permite aos participantes trabalharem e desenvolverem algo de que se orgulhem e onde se pode dar aso à criatividade” – Miguel Cabral

“Foi uma experiência incrível. Nunca tinha participado em nenhuma competição como esta e gostei muito. Foram dois dias muito divertidos mas também de muito trabalho para completar o máximo do projeto possível. No final, fiquei orgulhoso com o produto final e o desempenho da equipa e claro, muito feliz pelo esforço ter sido recompensado e termos ganho o primeiro lugar.” – Rodrigo Coelho

DEI Talks | “Design and AI Innovation” pela Prof. Jodi Forlizzi

A palestra “Design and AI Innovation” será apresentada dia 24 de outubro, às 11:00, no Auditório B do INESC TEC.

Resumo:

“As early as 2011, Marc Andreesen identified that the world was facing a broad technological and economic shift in which software companies were poised to command much of the world’s economy. Now, 13 years later, the emergence of computing, data, and AI have impacted all industries. In this talk, I will examine how AI is changing my discipline, design, but also how design is changing AI. I will reflect on these ideas along with the emergence and rapid growth of generative AI and Large Language Models. I will identify new spaces for product innovation that utilize the most fruitful elements of the practice of design and AI as a design material.”

 Bio:

Jodi Forlizzi is the Herbert A. Simon Professor of Computer Science and Human-Computer Interaction in the School of Computer Science at Carnegie Mellon University. She is also the Associate Dean of Diversity, Equity, and Inclusion in the School of Computer Science. Jodi has advocated for design research in all forms, mentoring peers, colleagues, and students in its structure and execution, and today it is an important part of the HCI community. Jodi studies the ethical impacts of human interaction with AI systems in front-line service industries including healthcare and hospitality. She also develops methods and tools to ensure that product developers can mitigate ethical harms and bias during product development. Jodi is an ACM SIGCHI Fellow and recently received its Lifetime Research Award. She recently testified to the US Senate in one an AI Innovation Briefing and is a central advisor to the AFL-CIO Tech Institute regarding technology research.

Creativity Talk | “The Role of Design in Purposeful and Pragmatic AI” pela Prof. Jodi Forlizzi

O que criamos está a mudar, por conseguinte, a forma como criamos, também. Nesta palestra, a Prof. Jodi Forlizzi irá definir o contexto histórico e atual do papel do design na criação de tecnologia pragmática e intencional.

Irá destacar também alguns dos trabalhos de investigação que demonstram o impacto do design na criação, desenvolvimento e implantação de IA e sistemas autónomos, com o objetivo de criar melhores sistemas sociais, melhores relações económicas e um mundo melhor para viver.

A 15ª Creativity Talk, “The Role of Design in Purposeful and Pragmatic AI”, será apresentada dia 23 de outubro, às 17:30, na sala B032, com a moderação de António Coelho (DEI).

A sessão será também transmitida online através do canal YouTube desta série de palestras.

Jodi Forlizzi is the Herbert A. Simon Professor of Computer Science and Human-Computer Interaction in the School of Computer Science at Carnegie Mellon University. She is also the Associate Dean of Diversity, Equity, and Inclusion in the School of Computer Science. Jodi has advocated for design research in all forms, mentoring peers, colleagues, and students in its structure and execution, and today it is an important part of the HCI community. Jodi studies the ethical impacts of human interaction with AI systems in front-line service industries including healthcare and hospitality. She also develops methods and tools to ensure that product developers can mitigate ethical harms and bias during product development. Jodi is an ACM SIGCHI Fellow and recently received its Lifetime Research Award. She recently testified to the US Senate in one an AI Innovation Briefing and is a central advisor to the AFL-CIO Tech Institute regarding technology research.

Acesso livre mas inscrição obrigatória aqui.

ADN LEIC no Nobel de Química de 2024

Hugo Penedones, o português que esteve envolvido no arranque de um projeto que acabou por ser reconhecido com um prémio Nobel, e de quem se tem falado muito, não é para nós um português desconhecido.

Hugo, natural de Chaves, vindo da escola secundária Dr. Júlio Martins, frequentou e concluiu a LEIC – Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (celebrou este ano 30 anos desde a sua criação), num percurso de 5 anos (2000 a 2005), tendo acabado a LEIC com o reconhecimento de melhor estudante do curso desse ano de conclusão.

Esteve quatro anos na Google DeepMind (London, UK) e foi neste período que integrado na equipa inicial do projeto Alphafold contribuiu para um modelo inicial de inteligência artificial que previa a estrutura das proteínas do qual resultou o artigo “Improved protein structure prediction using potentials from deep learning”, publicado na Nature em janeiro de 2020, em co autoria com os agora galardoados com o Prémio Nobel da Química, John M. Jumper e Demis Hassabis (entre outros autores).

O modelo Alphafold foi sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos “conseguindo prever a estrutura de praticamente todos os 200 milhões de proteínas que os investigadores identificaram. Desde a sua descoberta foi utilizado por mais de dois milhões de pessoas de 190 países. Entre uma miríade de aplicações científicas, os investigadores podem agora compreender melhor a resistência aos antibióticos e criar imagens de enzimas que podem decompor o plástico. A vida não poderia existir sem proteínas. O facto de podermos agora prever as estruturas das proteínas e conceber as nossas próprias proteínas confere o maior benefício à humanidade”, pode ler-se no press release do The Nobel Prize.

O Prémio Nobel da Química 2024 foi atribuído a 9 de Outubro a David Baker pela proeza quase impossível de construir tipos de proteínas totalmente novos e a Demis Hassabis e John Jumper conjuntamente, por desenvolverem um modelo de IA para resolver um problema com 50 anos: prever as estruturas complexas das proteínas.

Nos discursos de Demis Hassabis e John Jumper, transcritos abaixo por esta ordem, fica claro que este feito se deve a todos os membros de equipas passadas e presentes que através do seu trabalho excecional tornaram possível este resultado. O entusiamo e curiosidade de Hugo Penedones, recordado aqui na sua intervenção no Commit 2018 (evento organizado anualmente pela AlumniEI), é prova que este reconhecimento também é seu. 

“Receiving the Nobel Prize is the honour of a lifetime. Thank you to the Royal Swedish Academy of Sciences, to John Jumper and the AlphaFold team, the wider DeepMind and Google teams, and to all my colleagues past and present that made this moment possible. I’ve dedicated my career to advancing AI because of its unparalleled potential to improve the lives of billions of people. AlphaFold has already been used by more than two million researchers to advance critical work, from enzyme design to drug discovery. I hope we’ll look back on AlphaFold as the first proof point of AI’s incredible potential to accelerate scientific discovery.”

“Thank you to the Royal Swedish Academy of Sciences for this extraordinary honor. We are so honored to be recognized for delivering on the long promise of computational biology to help us understand the protein world and to inform the incredible work of experimental biologists. It is a key demonstration that AI will make science faster and ultimately help to understand disease and develop therapeutics. This is the work of an exceptional team at Google DeepMind and this award recognizes their amazing work.

Computational biology has long held tremendous promise for creating practical insights that could be put to use in real-world experiments. AlphaFold delivered on this promise. Ahead of us are a universe of new insights and scientific discoveries made possible by the use of AI as a scientific tool. Thank you to my colleagues over the years, for making possible this moment of recognition, as well as the many moments of discovery that lie ahead.”

Atualmente Hugo Penedones é o cofundador e diretor de tecnologia (CTO) da Inductiva.AI, uma startup portuguesa que disponibiliza uma interface de desenvolvimento de aplicações (API) que permite a laboratórios de investigação e empresas usarem os algoritmos de IA da startup para executar simulações. São inúmeras as utilizações da tecnologia Inductiva que vão desde desenho de medicamentos, a peças para a indústria aeroespacial e engenharia mecânica, à otimização de rotas entre muitas outras. No final do ano passado a startup que para além de Hugo Penedones conta com os outros dois co-fundadores na Direção, Luís Sarmento (Alumnus ProDEI) como Diretor Executivo e Clara Gonçalves como Diretora de Operações, conseguiu um investimento de 2,25 milhões de euros que lhes tem permitido investir em nova tecnologia e expandir a base de clientes.

Docentes do DEI no ranking dos cientistas mais citados do mundo

Já se encontram disponíveis os mais recentes dados da “World’s Top 2% Scientists list” que classifica anualmente os cientistas mais citados a nível mundial de acordo com a SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas.

A U.Porto conta com 182 investigadores nesta lista onde encontramos dois docentes do DEI, João Cardoso e Rui Maranhão (publica como Rui Abreu).

A notícia completa pode ser vista em Notícias U.Porto.

30 anos de Engenharia Informática e Computação na FEUP – 30 anos de Engenharia com Alma

Em 2024 celebramos 30 anos desde a criação da LEICLicenciatura em Engenharia Informática e Computação na FEUP, um curso que começou sob a forma de uma Licenciatura de 5 anos pré-Bolonha (LEIC) em 1994/95, passando a Mestrado Integrado de 5 anos (MIEIC) a partir de 2006/07 e a cursos separados de Licenciatura de 3 anos (L.EIC – curso conjunto com a FCUP) e Mestrado de 2 anos (M.EIC) a partir de 2021/22, formato que se mantém na atualidade.

Este é um bom momento para recordar as características inovadoras da LEIC aquando do seu arranque em 1994, nomeadamente ter sido o primeiro curso de licenciatura na FEUP, interdepartamental e interdisciplinar, dotado de órgãos de gestão específicos compostos por docentes de vários departamentos, requisito apresentado na proposta de criação como essencial e determinante pelos seus criadores.

A proposta nasce em 1993, no seguimento de um fim de semana de reflexão no Hotel Boega, Vila Nova de Cerveira, no início de janeiro, com a presença de Ademar Aguiar, João Falcão e Cunha, João Pascoal Faria, João Vasco Ranito, José Correia, José Manuel Moreira e Raul Moreira Vidal, na altura investigadores do INESC Porto. A proposta de criação da LEIC, subscrita pelos Professores João Falcão e Cunha e Raul Moreira Vidal, foi apresentada ao então Diretor da FEUP, Prof. José Marques dos Santos, vindo a receber o seu apoio total, nomeadamente a assunção do cargo de Diretor da LEIC de 1994 a 2001. 

Foram anos de muito trabalho, de disrupção, de apostas ganhas, comprovadas pela Avaliação da Comissão Externa designada pela Fundação das Universidades Portuguesas (FUP) que em 2001 classificou a LEIC em 1º lugar do ranking de todos os cursos congéneres em Portugal, nesta que foi a 1ª avaliação do curso. No relatório desta avaliação pode ler-se “… cabe esclarecer que o ensino da informática em Portugal se encontra de boa saúde e que essa saúde melhorou, mais ainda, desde que se realizou o 1º ciclo de avaliações.”, o que nos faz concluir que a LEIC veio trazer um contributo muito significativo ao ensino da Engenharia Informática no nosso país.

E foi este ensino de qualidade que sempre distinguiu o curso ao longo destes 30 anos, dotando os estudantes não só de excelente formação técnica como também de formação transversal, altamente valorizada pelas entidades empregadoras que sempre reconheceram o selo de qualidade nos graduados da EIC da FEUP. Raul Moreira Vidal, cocriador da LEIC e seu diretor de 2001 a 2008, ano em que assume a direção do Departamento de Engenharia Informática (DEI), criado em 2008, está certo que “algumas das principais razões para os grandes sucessos registados na evolução do curso, advêm, fundamentalmente, da qualidade e cuidado que houve no acompanhamento do curso, da qualidade na direção/coordenação do curso, e da qualidade do corpo docente e  secretariado.”

Olhando agora para o futuro, e para todos os desafios inerentes à rápida evolução tecnológica, João Paiva Cardoso, atual Diretor do DEI, refere que “30 anos reforçam o nosso compromisso e aumentam a nossa responsabilidade. É um momento de comemoração e também de desejos para que continuemos a melhorar a nossa capacidade para um ensino de EIC, único e pleno, que nos permita continuar a formar os engenheiros informáticos do futuro.”

A celebração

Decorridos 30 anos e mais de 2600 graduados, é altura de celebrar os muitos feitos alcançados e olhar para o futuro de forma otimista.

E foi em ambiente de festa que nos passados dias 27 e 28 de setembro se comemorou este marco dos 30 anos EIC no Auditório José Marques dos Santos (com transmissão online),  juntando a grande família EIC – alumni, docentes, staff, atuais estudantes, parceiros da indústria e outras instituições, num total de mais de 300 participantes, num evento coorganizado com a AlumniEI (Associação de Antigos Alunos de Engenharia Informática da FEUP, formalmente criada em 2005). 

O programa abriu com Renato Natal Jorge (Subdiretor da FEUP) e João Paiva Cardoso (Diretor do DEI), seguido de uma apresentação do programa pelo Presidente da Comissão Organizadora, João Pascoal Faria, uma apresentação sobre a evolução e situação atual do curso, por Rosaldo Rossetti, Codiretor da L.EIC e uma apresentação sobre a comunidade alumni no mundo, pelo Presidente da AlumniEI, José Coutinho.

Neste momento do programa foram conhecidos os dois projetos desenvolvidos no âmbito desta comemoração. O projeto “EIC Timeline”, desenvolvido pela equipa de LGP “OpenTabs”, onde podemos explorar os momentos históricos que moldaram a Engenharia Informática na Universidade do Porto e o projeto “AlumniEI World”, iniciativa conjunta DEI-FEUP/AlumniEI, que contou no desenvolvimento com Jénifer Constantino (MESW 2024) e como Consultores José Coutinho e Rui Neves, uma ferramenta baseada em dados LinkedIn que permite saber a localização/empresa atuais dos Alumni EIC e uma pesquisa por país, curso e ano de conclusão. Um projeto ongoing que ambiciona ter cada vez mais antigos estudantes a aderir e que terá continuidade em duas dissertações de mestrado.

Ao longo do dia dinamizaram-se duas mesas redondas de testemunhos Alumni que nos falaram dos seus percursos profissionais, onde pudemos testemunhar a variedade de percursos e opções de quem começa do mesmo ponto de partida.

Frederico Câmara (Alts Digital), Felipe Ávila da Costa (Infraspeak), Tiago Azevedo (Universidade de Cambridge), Margarida Silva (AWS), Sofia Sá (Alumna L.EIC), Tiago Fernandes (Coverflex), Pedro Côrte-Real (MC Sonae), Sónia Liquito (Spotify), Rui Gonçalves (Meta) e Mariana Salvaterra (Zühlke Group) subiram ao palco e de viva voz partilharam as suas experiências, as suas histórias individuais, as suas dificuldades e os seus sucessos, em dois painéis moderados por Rui Rodrigues (Diretor do M.EIC), de manhã, e Carla Teixeira Lopes (Diretora do MCI e uma das primeiras diplomadas da LEIC), da parte da tarde.

Ainda de tarde, Clara Gonçalves (Inductiva.AI) juntou em mesa redonda Inês Lynce (IST/UL & INESC-ID), José Nuno Oliveira (UMinho & ENSICO), João Ranito (Investidor Hands-on) e Gonçalo Quadros (Critical Software), trazendo para o debate tópicos sobre o que poderão ser os “Próximos 30 anos de EIC”.

Abrilhantaram o programa dois momentos musicais que trouxeram alegria à plateia. Sofia Sá, que integrou o primeiro painel do dia com o seu testemunho, incluiu no repertório que levou ao auditório uma canção de sua autoria composta especialmente para esta comemoração. “Engenharia Informática” é uma consequência das vivências dos 3 anos de curso, vivências que segundo Sofia “ficarão para a vida”. A TUNAFE encerrou o programa com uma atuação de alegria contagiante, a que já nos habituaram ao longo dos anos. Foram muitas as caras conhecidas de Informática que para além do computador carregam diariamente o amor pela música e pela tuna.

O encerramento esteve a cargo de Raul Moreira Vidal, Professor Emérito do DEI/FEUP e de Alberto Silva, Secretário de Estado da Modernização e da Digitalização.

Do auditório para o relvado (aquele onde há 10 anos cresce a árvore plantada na celebração dos 20 anos da EIC), os participantes terminaram a noite da melhor forma, em jantar-convívio informal onde conversas e memórias trouxeram sorrisos e prometeram novos reencontros.

A acompanhá-los tiveram a atuação da banda portuense Júpiter, com disco funk à moda do Porto e TECHUMAN, uma instalação audiovisual desenhada pelo Openfield Creative Lab que explora a relação simbiótica e em constante transformação entre tecnologia e humanidade.

E claro, não faltou um bolo de aniversário, espumante e brindes à longa vida da Engenharia Informática da FEUP.

A festa continuou no sábado, dia 28, num evento “Meet&Grill” organizado pela direção da AlumniEI com o objetivo de juntar os antigos estudantes dos vários cursos de Engenharia Informática num momento de atividades e convívio entre várias gerações da EIC, oportunidade de pôr a conversa em dia, conhecer novas pessoas e fazer planos futuros.

E por falar em futuro, convidamos à leitura de “A Luneta de Clarke”, um texto escrito por Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Cultura e Museus, no âmbito desta Celebração.

Este evento contou com o patrocínio e apoio de vários parceiros mencionados na página do evento.

A gravação integral do evento pode ser vista aqui.

DEI Talks | “Accelerating Implicit Mechanics” por Robert F. Lucas

“Historically, the run time of implicit mechanics has been dominated by the time required to solve a large sparse linear system. The default solver is a multifrontal sparse matrix factorization, which will reliably solve ill conditioned, indefinite problems. The multifrontal method turns a sparse matrix factorization into a directed acyclic graph of smaller, dense “frontal” matrix factorizations, and these can be accelerated using Graphics Processing Units. As the number of processors used grows into the thousands, reordering the sparse matrix to reduce the storage and operations required to factor it, is the emerging computational bottleneck. Reordering is NP-complete, and in computational mechanics the preferred heuristic is nested dissection, i.e., recursive graph partitioning. Finding a balanced min cut is NP-hard, and classical codes such as ParMetis have limited parallel scaling. This talk will also discuss on-going work to explore a new generation of specialized devices for solving optimization problems. These include the D-Wave adiabatic quantum annealer, so called Silicon annealers produced by Fujitsu and Toshiba, the LightSolver Laser Processing Unit. The Digital Annealer is a dedicated chip that uses non-von Neumann architecture to minimize data movement in solving combinatorial optimization problems.”

“Accelerating Implicit Mechanics” será apresentada dia 10 de outubro, às 15:00, na sala Vasco Sá (L119) – Sala de Atos do Departamento de Engenharia Mecânica.

“Dr. Robert F. Lucas received his BSc, MSc, and PhD degrees in Electrical Engineering from Stanford University in 1980, 1983, and 1988 respectively. He is currently an Ansys Fellow where he is responsible for the default multifrontal linear solver used in LS-DYNA and MAPDL. Previously, he was the Operational Director of the University of Southern California (USC) – Lockheed Martin Quantum Computing Center. Before joining USC, he was the Head of the High-Performance Computing Research Department in the National Energy Research Scientific Computing Center (NERSC) at Lawrence Berkeley National Laboratory and before that the Deputy Director of DARPA’s Information Technology Office. From 1988 to 1998 he was a member of the research staff of the Institute for Defense Analyses’s Center for Computing Sciences. From 1979 to 1984 he was a member of the Technical Staff of the Hughes Aircraft Company.”

Nota: Esta palestra é precedida de uma outra direcionada para a Engenharia Mecânica e centrada na utilização do ANSYS/LS-DYNA para modelação e simulação, pelo mesmo orador, às 14h00, na mesma sala, intitulada “An Industrial Grand Challenge”, a para a qual também estão convidados.

Provas de Doutoramento em Engenharia Informática: ”Enhanced multiview experiences through remote content selection and dynamic quality adaptation”

Candidato
Tiago André Queiroz Soares da Costa

Data, Hora e Local:
16 de setembro, às 14:30, na Sala de Atos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Presidente do Júri:
Doutor Carlos Miguel Ferraz Baquero-Moreno, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Vogais:
Doutora Klara Nahrstedt, Full Professor do Department of Computer Science da University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos da América;
Doutor Pedro António Amado de Assunção, Professor Coordenador Principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria;
Doutor Luís António Pereira de Meneses Corte-Real, Professor Associado do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
Doutora Maria Teresa Magalhães da Silva Pinto de Andrade, Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Orientadora).

Resumo:
Esta tese propõe uma abordagem inovadora para a distribuição de experiências multimédia imersivas, baseadas em conteúdos multivista. Para que tal seja possível, modelos baseados em Inteligência Artificial são utilizados em conjunto com dados de comportamento visual, recolhidos a partir dos utilizadores durante a apresentação de conteúdos multimédia, de modo a que seja possível prever o seu foco de interesse no futuro próximo. O principal objectivo desta tese consiste em dar aos utilizadores a possibilidade de desfrutarem de uma experiência multimédia imersiva, sem o recurso a equipamentos dispendiosos e permitindo que ele/ela possam visualizar a cena a partir de qualquer ângulo, como se estivessem efectivamente no local onde essa cena foi filmada. Uma abordagem metodológica foi definida com base na revisão da literatura existente e na identificação de lacunas presentes na área de streaming imersivo, tendo resultado na conceptualização de uma nova arquitectura, denominada por Smooth Multiview (SmoothMV). Esta arquitectura é capaz de analisar os dados de comportamento visual dos utilizadores em tempo real e preparar preventivamente a entrega dos conteúdos, com base no interesse demonstrado ao longo da visualização de uma cena. A informação visual dos utilizadores é capturada e fornecida sem que haja necessidade de utilização de equipamentos intrusivos, sendo estes dados processados recorrendo a um novo conceito que esta tese descreve, a matriz Hot&Cold. Segundo este conceito, o ecrã encontra-se dividido em nove regiões distintas, estando cada uma delas ligada a uma vista adjacente que a plataforma SmoothMV poderá preparar e apresentar em qualquer instante. Filas individuais, alocadas para apresentação e preparação de futuros segmentos associados a cada uma das vistas seleccionada, foram também introduzidas nesta plataforma. A introdução destas filas permite que a experiência do utilizador não seja comprometida, fruto da entrega de conteúdos com o menor atraso possível. O número total de vistas disponíveis, bem como a abordagem utilizada para a análise do comportamento dos utilizadores durante a visualização dos conteúdos e posterior selecção da vista a ser processada, afecta o modo como essas filas são geridas. A plataforma elaborada no decurso desta tese evoluiu de uma abordagem puramente reativa para uma arquitectura bipartida baseada em Inteligência Artificial, capaz de identificar com elevado grau de precisão qual a vista que melhor se adaptará aos interesses visuais do utilizador. O desenvolvimento de um novo conjunto de dados tratou-se de uma necessidade, dado que a informação disponibilizada por opções alternativas não eram adequadas ao cenário proposto. Após 128 sessões experimentais, conduzidas para recolha de dados visuais a partir de 45 participantes durante a visualização de conteúdos multi-perspectiva, o conjunto de dados Data2MV foi criado e disponibilizado publicamente. Os conceitos fundamentais e resultados práticos desta tese são considerados de importância significativa para o corpo de conhecimento da área de investigação em causa e fornecem um conjunto de ferramentas relevantes para o aperfeiçoamento das arquitecturas de distribuição de conteúdos multimédia multivista.

Palavras-chave: Multimédia; Transmissão; Multivista; Foco de Atenção; Inteligência Artificial.

DEI Talks | “The Limitations of Data, Machine Learning & Us” pelo Prof. Ricardo Baeza-Yates

“Machine learning (ML), particularly deep learning, is being used everywhere. However, not always is used well, ethically and scientifically. In this talk we first do a deep dive in the limitations of supervised ML and data, its key component. We cover small data, datification, bias, predictive optimization issues, evaluating success instead of harm, and pseudoscience, among other problems.  The last part is about our own limitations using ML, including different types of human incompetence: cognitive biases, unethical applications, no administrative competence, copyright violations, misinformation, and the impact on mental health. In the final part we discuss regulation on the use of AI and responsible AI principles, that can mitigate the problems outlined above.”

The Limitations of Data, Machine Learning & Us” será apresentada dia 10 de setembro, às 11:00, na sala B032. A entrada é livre mas sujeita a inscrição aqui.

Ricardo Baeza-Yates is the Director of Research at the Institute for Experiential AI of Northeastern University, as well as part-time professor at the Dept. of Computer Science of University of Chile. Before, he was VP of Research at Yahoo Labs, based in Barcelona, Spain, and later in Sunnyvale, California, from 2006 to 2016. He is co-author of the best-seller Modern Information Retrieval textbook published by Addison-Wesley in 1999 and 2011 (2nd ed), that won the ASIST 2012 Book of the Year award. From 2002 to 2004 he was elected to the Board of Governors of the IEEE Computer Society and between 2012 and 2016 was elected for the ACM Council. In 2009 he was named ACM Fellow and in 2011 IEEE Fellow, among other awards and distinctions. He obtained a Ph.D. in CS from the University of Waterloo, Canada, and his areas of expertise are responsible AI, web search and data mining plus data science and algorithms in general.”