NCGM na 10ª edição da Comic Con Portugal

A Exponor recebeu de 21 a 24 de março a 10ª edição da Comic Con Portugal, o “maior evento Ibérico de Cultura Pop”. Os 200 mil metros quadrados receberam stands e aficionados para quem as histórias aos quadradrinhos já não são suficientes e por isso aguardam ansiosamente todos os anos por esta grande festa de cosplayers para “serem o que quiserem”.

Nesta edição o NCGM – Núcleo de Computação Gráfica e Multimédia foi convidado a integrar o programa e subiu dia 22 ao Gaming Stage, para juntamente com os seus colegas de painel, responder à questão: “Como Iniciar a Carreira na Indústria dos Videojogos?“.

António Matos, dirigente associativo do NCGM e líder das Game Dev Meets, Teresa Matos, Developer na Mindera Gaming e docente convidada do DEI, e André Oliveira Santos, Cinematic Artist da Saber Interactive Porto, partilharam o palco e debateram os métodos mais eficazes de entrar na indústria do desenvolvimento de videojogos, particularmente para os jovens. Tópicos como a aquisição de competências básicas na área, a importância da construção de uma rede de contactos, permitindo a formação de uma equipa adequada, a elaboração de um portfólio sólido e até mesmo a receção e interpretação de feedback, especialmente quando este é desfavorável, dominaram a conversa que passou ainda pela discussão do estado atual da indústria produtora de videojogos em Portugal e as estratégias que um novo developer pode adotar para aumentar a visibilidade do seu trabalho perante o público e ser reconhecido pelas empresas preestabelecidas no setor.

Perguntamos a Teresa Matos quais os conselhos que daria a quem deseja iniciar carreira na área e a resposta foi assertiva: ”Ter curso é sem dúvida relevante mas é vital ir criando ligações na área, mesmo que apenas na própria instituição para começar. Participar em game jams e outros eventos similares, ter um portefólio com projetos completos (mesmo que sejam tutoriais online) e ir aos game dev meets onde estão presentes habitualmente pessoas da indústria, é essencial como primeiros passos.”

O NCGM partilhou connosco o seu entusiasmo que se espelha em publicação nas suas redes sociais: “Por último, queremos agradecer à COMIC CON PORTUGAL OFICIAL e à Associação de Produtores de Videojogos Portugueses por esta oportunidade, bem como a todos os que estiveram presentes na sessão. Esperamos poder continuar o nosso trabalho de apoiar pequenos desenvolvedores de jogos, e a criar meios para exposição e networking.”

Ainda nesta edição da Comic Con Portugal destacamos a participação de Rui Rodrigues, docente do DEI, no Podcast 90 segundos de Ciência com o tema “A Ciência dos Videojogos” que ficará disponível brevemente na plataforma do programa: https://www.90segundosdeciencia.pt.

Best Paper Award da PROPOR 2024

O melhor artigo científico da PROPOR 2024The 16th International Conference on Computational Processing of Portuguese, é português e tem ADN DEI. Across the Atlantic: Distinguishing Between European and Brazilian Portuguese Dialects” tem a coautoria de David Preda (M.EIC), Tomás Osório (ProDEI) e Henrique Lopes Cardoso (DEI) e mereceu a distinção naquele que é considerado o principal encontro científico na área da linguagem e tecnologias da fala para as línguas portuguesa/galega.

Este ano o encontro foi acolhido pela Universidade de Santiago de Compostela, entre os dias 12 e 15 de março, abrindo-se assim também à Galiza este evento bianual que se realizou até à data entre Portugal e o Brasil.

David Preda, autor principal do artigo e estudante do último ano do Mestrado em Engenharia Informática e Computação, partilha que esta foi a primeira conferência em que participou e não poderia ter sido uma experiência mais gratificante e enriquecedora, não só pela variedade e elevada qualidade dos trabalhos apresentados como também pelo convívio entre participantes com grandes diferenças culturais mas unidos por uma língua comum.

O estudante partilha ainda que foi durante o 1º ano do mestrado que pediu para se juntar às reuniões semanais com os investigadores do LIACC que se focam em NLP, orientadas pelo Prof. Henrique Lopes Cardoso, tendo sido uma oportunidade para investigar na área e levar a cabo um trabalho mais exploratório, o tipo de projeto que lhe agrada particularmente, tendo resultado neste artigo.

David encontra-se agora a desenvolver a sua tese de mestrado sob a orientação dos Professores Luis Filipe Teixeira e Isabel Rio-Torto (DEI), com foco em Computer Vision (CV) e Natural Language Processing (NLP) no domínio médico, e tentará explorar formas em que a ligação entre os domínios da visão e da linguagem possa melhorar o desempenho e/ou reduzir a quantidade de dados necessários e, eventualmente, aplicar as estratégias desenvolvidas a outros domínios, como a imagiologia médica.

Quanto ao futuro, o estudante finalista ainda o vê em aberto mas acredita que não será em Portugal e que passará, de um forma ou de outra, pela Inteligência Artificial com foco sobre o domínio textual.

SEMINÁRIO | “Artificial Intelligence and Cybersecurity: The (lack of) security of Machine Learning models” por João Vitorino

Existem vários desafios tecnológicos e éticos que comprometem a fiabilidade dos modelos de Machine Learning. Um dos principais desafios é a falta de robustez, que é uma propriedade essencial para garantir que os modelos de ML são utilizados de forma segura. Melhorar a robustez não é tarefa fácil porque os modelos são inerentemente suscetíveis a amostras adversariais: amostras de dados com perturbações subtis que causam comportamentos inesperados. Os engenheiros de ML e os profissionais de segurança ainda não possuem os conhecimentos e as ferramentas necessárias para evitar tais perturbações, pelo que as amostras adversariais representam uma grande ameaça para o ML e para os sistemas inteligentes que dele dependem.

“Artificial Intelligence and Cybersecurity: The (lack of) security of Machine Learning models” será apresentado por João Vitorino (doutorando ProDEI), dia 21 de março, às 14:00, na sala I -115.

Sobre o palestrante:

João Vitorino é investigador do GECAD, uma unidade de I&D do ISEP, e doutorando na FEUP, no Programa Doutoral em Engenharia informática. Tem um Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial, para além de várias certificações nas áreas de IA e redes de computadores. Tem colaborado com várias empresas e instituições em projetos internacionais de I&D, e tem sido responsável pela concetualização e desenvolvimento de soluções de IA para várias aplicações reais de cibe segurança.

O foco do seu trabalho tem sido a robustez adversarial em domínios de dados tabulares complexos. Desenvolveu um método inteligente que executa ataques adversariais realistas e mecanismos de formação que fornecem modelos de ML seguros para tarefas complexas como a classificação de ciberataques.

João recebeu o prémio “2023 Outstanding MSc Thesis Award”, atribuído pela IEEE Portugal Section, com a tese “Realistic Adversarial Machine Learning to improve Network Intrusion Detection”, uma análise à  robustez dos algoritmos de machine learning, tendo sido proposto o método “AP2M – Adaptative Perturbation Pattern Method”.

“Bad Seeds” qualificados para a fase final do Bosch Future Mobility Challenge

A semana acabou com a notícia entusiasmante da qualificação dos Bad Seeds no Bosch Future Mobility Challenge 2024. Das 80 equipas que participaram, apenas 24 foram selecionadas para passar à fase seguinte da competição, as semifinais/finais, que se disputarão de 15 a 19 de maio na Roménia.

A equipa composta pelos estudantes da L.EIC Félix Martins, Pedro Madureira, Rita Lopes, Sofia Pinto, pelo estudante do M.EIC, Guilherme Sequeira, e pela Professora do DEI, Alexandra Mendes, tiveram um desempenho considerado pelo júri como “excecional” e impressionaram pela “dedicação, trabalho árduo e criatividade”.

O BFMC2024 é uma competição técnica internacional iniciada pelo Bosch Engineering Center Cluj-Napoca em 2017. Todos os anos equipas de estudantes  de licenciatura e mestrado são convidadas a desenvolver algoritmos de condução autónoma e conetividade em veículos à escala 1/10 (como manter a faixa de rodagem, navegar em cruzamentos, reagir a semáforos, navegar com base em dados de localização e, claro, reagir a outros participantes no tráfego, como outros carros ou peões), fornecidos pela empresa, para navegar num ambiente designado que simula uma cidade inteligente em miniatura.

Os estudantes trabalham nos seus projetos em colaboração com especialistas da Bosch e professores ao longo de vários meses para desenvolver os algoritmos com melhor desempenho. Para as finais são selecionadas as melhores equipas e as 3 vencedoras serão premiadas com um prémio pecuniário de €7000, €5000 e €3000, para o 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente.

Haverá ainda um prémio de €1000 para a melhor equipa estreante, e destaque para a equipa eleita pelo público e também para a que melhor souber publicitar-se.

A terceira maior cidade da Roménia, e um dos principais centros académicos, culturais, industriais e comerciais deste país, que é por muitos considerado o mais enigmático da Europa, receberá os Bad Seeds de braços abertos e a nós resta-nos desejar-lhes um excelente resultado na competição e, acima de tudo, que seja uma experiência inesquecível!

+ INFO

“Solutions R Us” e “InfoExperts” subiram ao pódio do EBEC Challenge Porto 2024

A 16 ª edição do EBEC Challenge – European BEST Engineering Competition Challenge, decorreu na FEUP nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, com formações obrigatórias de preparação na semana anterior. Dezenas de equipas formadas por estudantes da FEUP e da FCUP conceberem em 24 horas um protótipo colocando à prova a sua criatividade, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipa.

 Esta competição está dividida em duas modalidades, Case Study (prova teórica onde é dado um problema real de uma empresa para resolver) e Innovative Design (prova prática onde o principal objetivo é construir um protótipo, com um número de materiais limitado e de baixo custo), tendo sido nesta última que a equipa “Solutions R Us”, constituída por quatro estudantes do 2º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, alcançou o 1º lugar.

Afonso Machado, Bruno Aguiar, Francisco Fernandes e Lara Coelho agarraram no desafio de criar uma atração para um parque de diversões e construíram um protótipo de uma atração com o tema jogos de sorte, como a roleta de casino e roleta russa, trazendo ao divertimento a componente do suspense. A atração gira, como uma roleta, e uma das secções é depois levantada aleatoriamente deixando os participantes quase na horizontal.

“O maior desafio foi idealizar e projetar o nosso protótipo tendo em conta a nossa ideia base e algumas limitações de material. Queríamos que fosse algo original e diferente das atrações comuns nos dias de hoje” diz-nos Lara Coelho sobre o desafio que, nas suas palavras, “foi superado graças ao trabalho de equipa, à boa disposição e ao entusiasmo!”. A equipa termina o seu testemunho afirmando que o que mais gostaram foram os momentos de convívio que esta experiência lhes proporcionou, da simpatia dos outros concorrentes e dos responsáveis, e da satisfação de ver o resultado do seu trabalho que os deixou muito orgulhosos.

Foi também com muito orgulho que Amanda Tartarotti, Leonardo Garcia, Pedro Castro e Sara Cortez, os “InfoExperts” estudantes do 2º ano da L.EIC, conquistaram o 2º lugar na modalidade Case Study. O desafio consistiu em apresentar soluções teóricas para dois problemas enunciados na hora: o 1º sobre gerir a reconstrução de uma cidade abalada pela guerra de forma sustentável e o 2º sobre desenvolver um sistema de compressão para células de hidrogénio. Segundo Sara Cortez, este último foi realmente desafiador por não estar relacionado com informática, o que tornou o resultado ainda mais recompensador. Sara acrescenta ainda “ estou imensamente grata pelas pessoas incríveis da minha equipa e pelo nosso orgulhoso segundo lugar”.

Este ano não se realizará o EBEC Challenge Iberia, que levaria as equipas vencedoras das rondas locais de Portugal e Espanha a uma grande final, tal como aconteceu no ano passado com a equipa “magic FoRMula” que depois de conquistar o 1º lugar na competição do Porto, conquistou o 2º lugar nesta competição ibérica.

Desde o ano letivo 2013/2014 que a EBEC Challenge Porto é creditada com 1,5 ECTS como sendo uma ação de formação de 40,5 horas.

Foto: BEST Porto

DEI TALKS | “A Survey of Tasks Derived from or Related to Natural Language Inference” pelo Prof. Martin Víta

“Natural language inference (recognizing textual entailment task in the past) belongs to the most prominent tasks in current NLP, it is a keystone of natural language understanding. NLI can be stated as a classification task whether a given hypothesis can be inferred from a  given premise. In this talk, we are going introduce a large variety of tasks accompanied by illustrative examples and review corresponding state-of-the-art results. This talk may serve as starting point for anyone who want to apply new approaches and models to investigate these not so much known tasks (as well as apply them in downstream applications).”

A Survey of Tasks Derived from or Related to Natural Language Inference” será apresentada dia 23 de fevereiro, às 17:00, na sala I 025, com a moderação do Prof. Carlos Soares (DEI).

Martin Víta graduated at the Faculty of Mathematics and Physics, Charles University in Prague in the field of discrete models and algorithms. Later, he obtained PhD degree at the Faculty of Informatics, Masaryk University in Brno in natural language processing. Currently, he serves as an assistant professor at the Faculty of Informatics and Statistics, Prague University of Economics and Business where he teaches mathematics and text analytics. He is also a researcher at Czech Academy of Sciences where he focuses in ML and text mining topics.”

Creativity Talks | “Shaping Technology with Moral Imagination: The Creative Act of Value Sensitive Design” por Batya Friedman

A 13ª Creativity Talk, a primeira de 2024, terá como convidada a Professora Batya Friedman (University of Washington), pioneira em Value Sensitive Design (VSD), uma abordagem que tem em conta os valores humanos na conceção de sistemas técnicos. Demonstrará de que forma o seu trabalho nesta área resultou em construções teóricas robustas, dezenas de métodos inovadores e conjuntos de ferramentas práticas, como os Envisioning Cards. A conceção sensível aos valores foi amplamente adotada, sendo atualmente utilizada em arquitetura, informática biomédica, engenharia civil, segurança informática, energia, saúde global, interação homem-computador, interação homem-robótica, gestão da informação, teoria jurídica, filosofia moral, política tecnológica, transportes e planeamento urbano, entre outras áreas.

“Shaping Technology with Moral Imagination: The Creative Act of Value Sensitive Design” será apresentada dia 22 de fevereiro, às 18:00, no canal YouTube das C Talks, com a moderação da Prof. Eliana Santiago, Professora Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Toda a Informação sobre a palestra poderá ser vista na página web das Creativity Talks.

Batya Friedman is a Professor in the Information School and holds adjunct appointments in the Paul G. Allen School of Computer Science & Engineering, the School of Law, and the Department of Human Centered Design and Engineering at the University of Washington where she co-founded the Value Sensitive Design Lab and the UW Tech Policy Lab. At the heart of Dr. Friedman’s work lies a fascination with cultivating moral and technical imagination. Dr. Friedman pioneered value sensitive design (VSD), an approach to account for human values in the design of technical systems. Over the course of three decades, her work in value sensitive design has resulted in robust theoretical constructs, dozens of innovative methods, and practical toolkits such as the Envisioning Cards. Value sensitive design has had wide appeal globally where it has been used in architecture, biomedical health informatics, civil engineering, computer security, energy, global health, human-computer interaction, human-robotic interaction, information management, legal theory, moral philosophy, tech policy, transportation, and urban planning, among other fields. Additionally, value sensitive design is emerging in higher education, government, and industry as a key approach to address computing ethics and responsible innovation. Today, Dr. Friedman is working on open questions in value sensitive design including multi-lifespan design, and designing for and with non-human stakeholders – questions critical for the wellbeing of human societies and the planet.”

Apresentação dos Mestrados do DEI

Com o objetivo de dar a conhecer a oferta formativa do Departamento de Engenharia Informática ao nível dos Segundos Ciclos de Estudos, será promovida uma sessão de apresentação de todos os mestrados do DEI na tarde de quarta feira, dia 14 de fevereiro, no Auditório da FEUP.
Será uma oportunidade para os estudantes de licenciatura conhecerem com mais detalhe o funcionamento dos cursos, das suas áreas de estudo, empregabilidade e perspetivas associadas à frequência dos mestrados.
Esta sessão pretende orientar e esclarecer, facilitando assim um pouco mais a escolha na hora de submeter a candidatura.

Programa
14:45 | Abertura do Auditório
15:00 | Abertura da Sessão
15:15 | Apresentação M.EIC – Mestrado em Engenharia Informática e Computação (Prof. Rui Rodrigues)
15:30 | Apresentação M.IA – Mestrado em Inteligência Artificial (Prof. João Cardoso/ Prof. João Pedro Pedroso)
15:45 | Apresentação MM – Mestrado em Multimédia (Prof. Jorge Barbosa)
16:00 | Apresentação MCI – Mestrado em Ciência da Informação (Prof. Carla Teixeira Lopes)
16:15 | Apresentação MESW – Mestrado em Engenharia de Software (Prof. João Pascoal Faria)
16:30 | Apresentação MECD – Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados (Prof. José Luís Borges)
16:45 | Esclarecimento de dúvidas (com intervenção do secretariado)

A sessão é livre, não necessita de inscrição. Estão todos convidados!

DEI TALKS | “Architectures for building Extraordinary Software” com Joseph Yoder, Graziela Simone Tonin, Neil Harrison e Filipe Correia

Quando se constroem sistemas complexos, poderá ser demasiado fácil focarmo-nos principalmente nas funcionalidades em detrimento das qualidades do software, especificamente as relacionadas com a arquitetura. A pressão para se adaptar e moldar o mercado exige que as organizações adicionem novas funcionalidades, acomodem novas interações e tenham novas equipas a trabalhar na adaptação do software. Alguns acreditam que, simplesmente seguindo as práticas Agile – começando o mais rápido possível, mantendo o código limpo e fazendo muitos testes – uma boa arquitetura surgirá por magia. Embora surja uma arquitetura, se não for prestada atenção suficiente à arquitetura e ao código, a dívida técnica e os problemas de design irão surgir até se tornarem confusos, dificultando a entrega de novas funcionalidades de forma rápida e fiável. Por vezes, uma arquitetura de software simples, que começa por ser pequena quando a comunicação é fácil, pode suportar alterações arquitetónicas guiadas e incrementais e pode evoluir gradualmente com o seu ambiente, mantendo-se adequada aos seus objetivos. Outras vezes não é assim tão simples: a arquitetura de software inicial pode ser pouco adequada para suportar as alterações necessárias ou a acumulação de decisões arquitetónicas não otimizadas (também conhecidas como dívida técnica arquitetónica) pode ser demasiado grave. É essencial ter uma arquitetura sustentável que possa evoluir ao longo do ciclo de vida do projeto. A arquitetura sustentável exige uma atenção permanente, especialmente quando há prioridades em evolução, muitos riscos técnicos e muitas dependências.

Esta será uma mesa redonda em que os participantes e os membros do painel convidados discutirão considerações arquitetónicas para a conceção de sistemas, especificamente sobre arquiteturas para a criação de software de excelência.

 “Architectures for building Extraordinary Software” será apresentada dia 7 de fevereiro, das 15:00 às 16:15, na sala B033 e será moderada por Carlos Duarte (DEI).

 

Short Bios:

 Joseph (Joe) Yoder is a research collaborator at IME/USP, president and a fellow of the Hillside Group (www.hillside.net), a group dedicated to improving the quality of software development, and is a founder and principal of the Refactory (www.refactory.com), a company focused on software architecture, design, implementation, consulting, and mentoring on all facets of software development. He is best known as an author of the “Big Ball of Mud” pattern, illuminating fallacies in software architecture. Joe is also a co-author of “A Scrum Book: The Spirit of the Game”; which includes 94 patterns and 2 pattern languages about getting the most out of Scrum. Joe teaches and mentors developers on agile and lean practices, architecture, flexible systems, clean design, patterns, refactoring, and testing. Joe has presented many tutorials and talks, arranged workshops, given keynotes, and helped organize leading international agile and technical conferences. Joe believes software is still too hard to change and wants to do something about this. Recently, the ACM recognized Joe as a Distinguished Member in the category of “Outstanding Engineering Contributions to Computing” and the Hillside Group awarded Joe as a Hillside Fellow.”

Graziela Simone Tonin has worked in the technology market for over 19 years in Brazil and abroad. Ph.D. in Computer Science. She received the US IBM World Award and the Women of Value Award. Graziela mentors and worked in several national entrepreneurship and innovation programs, such as Innovativa Brasil. Ambassador of Clube Bora Fazer, an entrepreneurship community. She works as a professor at Insper Institution, a Teacher of Executive Education and customized programs for C-Levels, and also is a professor in the Computer Science and Engineering program. She led the Women In Tech Project and co-leader in the Gender Front of the Diversity Committee at Insper. Graziela leads volunteer projects throughout Brazil through the Grupo Mulheres do Brasil. In addition, she is part of a worldwide research project that analyzes initiatives aimed at women in software engineering.”

Neil Harrison is a professor and former head of the Department of Computer Science at Utah Valley University, USA. He led the department for seven years, in which he directed the creation of three new baccalaureate programs and two new emphases within the BS in Computer Science program. He oversaw the rollout of a graduate program. He led the accreditation of the software engineering program, and the re-accreditation of the computer science program.
Dr. Harrison is the author of over twenty-five widely cited articles in the areas of software patterns, software architecture, and software engineering and organizations. He is the co-author of the book, “Organizational Patterns of Agile Software Development.” He has been a leader in the software patterns movement and is the namesake of the “Neil Harrison Shepherding Award”, which is awarded annually at patterns conferences. He has been an invited speaker and keynote speaker at conferences, including Agile Portugal. Dr. Harrison holds a PhD from the University of Groningen (the Netherlands), an MS from Purdue University and a BS from Brigham Young University, all in computer science.”

Filipe Correia is a professor of Software Engineering at the University of Porto / FEUP and a researcher at INESC TEC. In the past, he played other roles, from software architect to coach, to developer. His research interests tend to revolve around software design, architecture, agility, and DevOps. In the last few years, his work has been focusing on microservice-based architectures and the highly maintainable and flexible systems they allow to create, and on strategies to improve the Developer Experience across the software development lifecycle. You can find more information on Filipe’s website.”

Carlos Duarte (Moderador) is a software engineer and researcher at INESC TEC. He is also a PhD student at FEUP’s ProDEI, and an invited assistant lecturer at FEUP (software engineering course). He previously worked at DevScope. His research interests revolve around software architecture, more specifically architectural erosion and evolution. Currently, he is researching the relationship between architectural erosion and technical debt, and how software visualization techniques can help identify and prevent erosion from affecting software systems. His Master thesis focused on improving the refactoring experience in IDEs, allowing the creation of custom refactoring tools by describing detection and transformation patterns using a DSL. The thesis won the 2022 Vestas award for best Master thesis in informatics engineering at FEUP.”

DEI TALKS | “Let’s discuss about Models and Languages for embedded systems in Industry 4.0” pelo Prof. Julio Medina

“This talk proposes to have a conversation about the trends in conceptual modelling languages used for the design and analysis of real-time and embedded systems in the context of the ever changing industrial environments but never changing business demands”.

“Let’s discuss about Models and Languages for embedded systems in Industry 4.0” será apresentada dia 01 de fevereiro, às 11:00, na sala I-105, com a moderação do Prof. Gil Gonçalves (DEI).

Short Bio:
“Julio Medina is Associate Professor at Universidad de Cantabria, Spain. His main research areas include the modeling of real-time distributed systems for schedulability analysis and dependability, standards and languages for the representation of such models, and their usage for modular and component-based development software engineering strategies. He contributes to the OMG in the standardization of languages like SysML, MARTE, UCM, UTP, among others.”