<Como Cooperar com o DEI>
Projetos de Doutoramento
DoRPE – “Doctoral Research Projects at FEUP with Enterprises”, oferece às empresas:
Uma oportunidade para iniciar um projeto de investigação com a FEUP, envolvendo um candidato de doutoramento e financiamento adequado
Soluções a médio e longo prazo para problemas de investigação relevantes para a empresa
Com vantagens relevantes:
Acesso a investigação avançada em áreas tecnológicas onde a FEUP está na vanguarda Possibilidade de propor temas de investigação para serem desenvolvidos no âmbito dos programas doutorais da FEUP
Possibilidade de selecionar o candidato mais adequado para desenvolver o projeto ou propor um colaborador da empresa
Sendo um parceiro FEUP Prime, a empresa usufrui de publicidade interna e externa à FEUP
Convite para integrar a Comissão DoRPE da FEUP cuja missão é aconselhar em matérias relacionadas com investigação e inovação
Estas parcerias beneficiam:
A Longo prazo
- De continuidade e foco num tópico/problema de elevada complexidade
- De forma mais eficiente com o potencial para atingir resultados significativos.
A Curto prazo
- resultados garantidos pela possibilidade de envolver estudantes de mestrado (a empresa participa na definição do problema/tópico de investigação e na seleção do candidato, acompanhando o trabalho ao longo do semestre)
- acesso estruturado ao talento do DEI (estudantes de todos os cursos do DEI)
- possibilidade da empresa organizar workshops e propor tópicos para mestrados e doutoramentos
- o estudante de doutoramento ser visto como o “Embaixador da Empresa” no DEI e na FEUP!
Projetos de Mestrado
- a empresa participa na elaboração do problema/tópico de investigação bem como na seleção do estudante
- o estudante trabalha nas instalações da empresa durante um semestre e o seu trabalho é acompanhado e monitorizado por um responsável designado pela empresa em parceria com o seu orientador na FEUP
- o curso sistematiza e simplifica a gestão da propriedade intelectual resultante do projeto de mestrado
- o estudante tem a oportunidade de experienciar o ambiente de trabalho e as operações do dia a dia de uma empresa (para muitos a sua primeira experiência no mundo do trabalho)
- o estudante é parte de uma equipa e contribui para o seu sucesso
- a empresa tem acesso a talento jovem
Para a submissão de uma proposta de dissertação, a empresa necessita registar-se antecipadamente na “Bolsa de Emprego” da FEUP e assim será incluída na chamada à submissão de propostas efetuada uma ou duas vez por ano, dependendo do Mestrado.
Registe-se já para:
- alcançar resultados a curto e médio prazo
- ter acesso a estudantes talentosos das áreas da Engenharia Informática e Computação, Engenharia de Software, Engenharia e Ciência de Dados, Multimédia, e Ciência da Informação
Cátedras
- podem ser atribuídas a um Investigador/ Grupo de investigação/ Departamento
- podem envolver estudantes de Doutoramento e Mestrado
- são focadas em tópicos de interesse da empresa
- podem consistir em projetos de I&D mas com impacto em outras áreas
Mecenato: salas de estudo e laboratórios
- patrocínio de salas de estudo para estudantes e laboratórios e investigação
- grande impacto em termos de contacto com os estudantes pela exposição e contacto com a marca da empresa
- possibilidade de promover a empresa e os seus eventos tais como workshops temáticos
- possibilidade de reproduzir o ambiente/condições da empresa da FEUP.DEI
Patrocínio do Programa de Igualdade de Oportunidades na Engenharia Informática (PIONEI)
– estágios de curta duração (3 meses) e bolsas
PIONEI Género
PIONEI Geográfico
PIONEI Social
Resumindo as várias oportunidades de colaboração com o DEI:
- acesso gratuito a tecnologia e/ou workshops ou seminários de divulgação tecnológica
- oferta de estágios de curta duração para estudantes dos cursos do DEI (nomeadamente para os períodos de junho/julho a agosto/setembro) e/ou de dissertações de mestrado em empresas
- formação ou consultoria em tópicos relacionados com engenharia informática
- financiamento de atividades relacionadas com ensino (nomeadamente no âmbito de prémios de mérito a estudantes, de apetrechamento de salas de estudo e de patrocínio do programa de igualdade de oportunidades) e/ou investigação
- participação em projetos de I&D (nacionais ou internacionais)
- participação nos programas de financiamento de bolsas de doutoramento e/ou de cátedras que o DEI promove e que vão ao encontro das necessidades da indústria
- abertura para articular com empresas a melhor forma de colaboração e investimento que potenciem o valor acrescentado e o retorno à empresa e que seja do interesse do DEI
Para saber mais sobre as oportunidades de colaboração/patrocínio disponíveis por favor contacte o Diretor do DEI, Prof. João Cardoso: jmpc@fe.up.pt.
<LGP – Linking Great Partners>
LGP é um laboratório vivo onde os estudantes de diferentes cursos desenvolvem e praticam gestão de projetos e competências empresariais. É o berço de novas ideias, produtos e projetos, um exemplo de verdadeira ligação entre a academia e a sociedade.
As empresas são convidadas a propor projetos que gostariam de subcontratar, os estudantes desenvolvem e vendem os produtos aos seus “clientes”. É esta a dinâmica de LGP.
As empresas têm uma boa oportunidade para ter:
- Um protótipo de um produto de software desenvolvido num curto período de tempo
- Acesso a talento jovem e contacto com as suas competências: um semestre de interação regular com 10 ou mais estudantes (engenharia informática, multimédia, engenharia de software, gestão industrial e design de comunicação)
- Visibilidade junto do nosso talento: através de desafios, tecnologias e palestras
- Interação com um grupo de docentes
A participação das empresas como “clientes” em LGP pressupõe a aceitação das condições que podem ser vistas aqui.
<Impacto Social>
Coding for Social Impact Labs
Programar para o Impacto Social é uma iniciativa com o objetivo de criar colaborações estreitas entre inovadores sociais, de qualquer lugar do mundo, e os estudantes da unidade curricular do Laboratório de Desenvolvimento de Software (LDSO / MIEIC).
Os projetos que surgem dessas colaborações têm como objetivo a construção de sistemas simples de software através das melhores práticas de desenvolvimento ágil, que podem alavancar ideias com alto impacto social. Equipas de 5 / 6 estudantes trabalham 8 horas por semana, durante 12 semanas, e entregam sistemas concretos com maturidade de um protótipo totalmente funcional.
Para além destes laboratórios, o projeto Coding for Social Impact oferece aos mais novos (12 aos 18 anos) uma oportunidade para terem um primeiro contacto com a programação através de workshops de desmistificação da programação, onde contactam com Python, Minecraft PE, Raspberry PI, Sense HAT...
O estudante explora o mundo da tecnologia e simultaneamente pensa como um digital maker, um processo de pensamento que sustenta a computação e a produção digital: formular um problema e expressar sua solução de tal forma que um computador possa efetivamente realizá-lo.
Ao progredir através da programação, da eletrónica, do design, da construção e do trabalho em equipa, o estudante desenvolve este método de pensamento de uma forma natural, começando a questionar o funcionamento de todos os dispositivos, pensando em soluções para problemas de uma forma pragmática e, acima de tudo, recorrendo à tecnologia para ultrapassar os obstáculos!
Workshops U.Júnior
O DEI participa em todas as edições desta iniciativa, através de workshops oferecidos aos estudantes que visitam a Faculdade de Engenharia.
Com a ajuda de monitores (estudantes de informática) e professores do DEI, são oferecidas oficinas interessantíssimas que despertam a curiosidade dos mais novos e muitas vezes se revelam com impulsionadoras da decisão de ingressar no ensino superior na área da informática.
“Hackathon: ideias inteligentes”, “Vem programar o teu videojogo de 8 bits!”, “Modelação tridimensional de objetos”, “Programar é fácil!” foram algumas das oficinas oferecidas a dezenas de jovens curiosos pela Engenharia Informática.
Projetos LGP
Em todas as edições de LGP há uma preocupação em escolher também projetos de cariz social, onde o talento dos nossos estudantes é colocado ao dispor de ideias que visam um fim social, em sintonia com a missão de responsabilidade social do DEI.
Uma aplicação que auxilia na identificação de edifícios devolutos na cidade do Porto, uma plataforma que promove a ‘gamificação’ da aprendizagem nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), uma aplicação que proporciona a utilizadores idosos uma experiência digital ao mesmo tempo que promove o exercício físico e mental, uma aplicação que pretende ajudar a identificar proprietários de terrenos a necessitar de limpeza de forma a prevenir incêndios florestais, são apenas alguns dos projetos desenvolvidos nesta unidade curricular altamentente motivados por necessidades sociais e aos quais os estudantes orgulhosamente se dedicam.
Atividade solidária em Vermilhas
Simultaneamente, um outro grupo reuniu na Câmara Municipal de Tondela onde se debateram formas do DEI colaborar com o município e de onde saiu o projeto “Floresta Segura”, descrito em “Projetos LGP”.
Solidariedade com Moçambique 2019
Com a contribuição de muitos foi angariada uma verba que permitiu adquirir pastilhas de purificação de água, leite em pó, papas lácteas e não lácteas, fraldas de pano e mantas de algodão. Foram também doados bens alimentares, ligaduras e roupa de cama. Todos estes bens foram entregues à Helpo, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que atuou no terreno na área materno-infantil.
COVID-19
O DEI associou-se a esta causa e, com a ajuda de alguns voluntários, produziu centenas de viseiras e presilhas de máscaras para ajudar nesta iniciativa de demonstração de grande generosidade e sentido de missão da comunidade académica.
Também em curso, em Abril de 2020, está o desenvolvimento de uma Dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação.