<contribuindo para a engenharia informática do futuro>
A Engenharia Informática e Computação contribui cada vez mais para a sociedade, alterando, direta ou indiretamente, a forma como vivemos. Diretamente, pela presença em serviços e dispositivos que realizam computação e que utilizam software como um dos principais componentes. Indiretamente, pela contribuição para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que impactam a nossa sociedade em todas as áreas de conhecimento.
O Departamento de Engenharia Informática (DEI) foi constituído em janeiro de 2008, na sequência das atividades que vinham a ser desenvolvidas na FEUP desde o início dos anos 90. O DEI realiza investigação científica no âmbito da Engenharia Informática e Computação, enfatiza o futuro desta área e, nas vertentes técnico-científicas, distingue-se pela multidisciplinaridade e pela adoção do ensino de softskills para com isso formar recursos humanos altamente qualificados, especializados em diversas áreas da Engenharia Informática e Computação e que são muito valorizados.
Missão
Prestar formação de nível internacional na Engenharia Informática, nas vertentes científica, técnica, ética e cultural.
Realizar investigação e desenvolvimento de excelência para o avanço da Ciência da Computação, e sustentar as atividades de formação em Engenharia Informática.
Visão
A visão do DEI é reter e fortalecer a sua posição avançada no ensino e investigação da Engenharia Informática e Computação no contexto nacional e afirmar-se no ranking das melhores escolas/departamentos na Europa.
Qualidade
A qualidade da formação é testemunhada pela comunidade Alumni e pelas suas contribuições para o país e para o mundo.
São muitos os antigos estudantes que se afirmam hoje como líderes nas empresas e instituições onde trabalham, autênticos casos de sucesso que carregam o ADN DEI-FEUP, através dos seus espíritos inovadores, empreendedores e de grande dimensão humana.
O DEI orgulha-se de atrair dos melhores estudantes de Engenharia Informática em Portugal, muitos estudantes internacionais, de contar com a colaboração de outros departamentos da FEUP e de outras Faculdades da U.PORTO, de ter núcleos estudantis muito dinâmicos e com atividades extracurriculares muito relevantes, o que contribui para formações distintas e especiais.
A par com a formação de jovens futuros líderes nas diversas áreas da Engenharia Informática e Computação e do investimento em investigação de qualidade reconhecida, o DEI aposta desde sempre na ligação com a Indústria. Estão bem solidificadas as relações de confiança e cooperação com um grande número de empresas e muitas delas acompanham o departamento desde a sua criação. O DEI orgulha-se de manter uma relação muito próxima com a indústria e com outras entidades nacionais e internacionais. Esta proximidade facilita a transferência de conhecimento e o acompanhamento das necessidades das empresas a nível tecnológico e de recursos humanos, garantindo relações win-win muito valorizadas bilateralmente. Esta relação tem também proporcionado projetos de investigação alinhados com necessidades presentes e futuras, bem como verdadeiros laboratórios vivos de experimentalismo de tecnologias do futuro.
É por isso frequente que quem pretenda colaborações e formação nas mais variadas subáreas da Engenharia Informática e Computação procure o DEI!