Celebremos o Invisível!
Os símbolos, sendo invisíveis, pesam muito. Existe uma Europa escondida à vista de todos, que damos por adquirida porque já não concebemos a sua alternativa. Uma Europa que é parte integrante do dia-dia dos nossos jovens, empresas, investigadores e empreendedores. De forma prosaica e invisível, pelo trabalho do dia-a-dia, vamos todos criando uma Europa de futuro, para que os nossos filhos tenham um país sem fronteiras e alcancem mais do que a nossa geração alcançou. É precisamente nesse trabalho determinante do dia-a-dia que se enquadra esta Exposição dos Desenhos das Pediatrias, projeto que celebro pelo seu enorme mérito e profundas realizações.
Comissário Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas
(Exposição realizada no CHSJ, Desenhos de 28 Pediatrias representativas dos Estados Membros da União Europeia)
Teve o Hospital de São João a feliz oportunidade de congregar as Pediatrias do Serviço Nacional de Saúde Português, permitindo assim que todos os Distritos de Portugal podessem expressar através de Crianças internadas nos Hospitais, utilizando a policromia de sentimentos à Luz da imaginação e da Arte de Desenhar, um agradecimento a Sua Santidade o Papa Francisco pela sua vinda a Portugal nos 100 anos de Fátima. Prestando assim um tributo também à Pediatria tutelada pelo Papa, o Hospital Pediátrico Bambino Gesú de Roma.
E fê-lo através desta plataforma informática, só possível pelo sentindo cívico de Professores e Alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Esta plataforma que agora é tornada publica a partir do Hospital Pediátrico Bambino Gesú, com o acesso de todas as Pediatrias à sua página ilustrada, permite reforçar a importância do Serviço Nacional de Saúde Português, como desígnio de hoje e do futuro.
É na verdade um sonho, esse “Portugal Futuro”, como diz o Poeta Ruy Belo no Poema que encerra esta apresentação. Esse futuro está bem patente no trabalho realizado, não só pelos Estudantes de Engenharia que souberam humanizar a técnica dando expressão ao indizível, mas também no trabalho elaborado por todos os profissionais de Saúde que se empenharam junto das Crianças doentes e seus Familiares no desenvolvimento criativo de cada um.
Porto e CHSJ, 18 de setembro de 2017
António Oliveira e Silva
Presidente do Conselho de Administração
“Sejamos ousados, criativos e decididos. Sobretudo onde estiverem em causa os frágeis, os pobres e os que sofrem.”
D. António Francisco – Bispo do Porto
É já bem conhecida por muitos a apetência e disponibilidade da FEUP para se envolver e apoiar projetos comunitários de investigação e desenvolvimento, e de extensão universitária. De registar, nos últimos anos, um crescente envolvimento em projetos de caráter social.
É neste contexto que a FEUP não pode deixar de responder afirmativamente ao convite que lhe foi dirigido pela Direção do Centro Hospitalar de São João, no Porto, para patrocinar e participar no projeto “Waves of Drawings”, desenvolvendo e disponibilizando uma plataforma com capacidade de armazenamento e de exposição dos desenhos elaborados por muitas crianças, internadas nos Serviços de Pediatria dos Hospitais Públicos Portugueses, exposição essa alusiva ao tema da recente visita de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal.
Neste momento, na qualidade de Diretor da FEUP, começo por felicitar o Centro Hospitalar de São João por esta tão feliz iniciativa, e agradeço à equipa da FEUP liderada pelo Prof. Raul Moreira Vidal, envolvendo docentes, técnicos e estudantes muito dedicados, todo o enorme esforço e sentido empenho que dedicaram à concretização deste projeto. Por fim, uma saudação muito especial para a Direção do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, de Roma, a quem desejamos os maiores sucessos para a exposição.
Porto e FEUP, 18 de setembro de 2017
João Falcão e Cunha
Diretor da FEUP