MENTORIA

O que é?

INFORMATICS.OnBoard é um programa institucional (U.Porto) de integração académica dos estudantes de informática da FEUP. Criado em 2019 (inicialmente como MIEIC.OnBoard) este programa visa o sucesso educativo e o desenvolvimento de competências transversais através de atividades de colaboração interpares ao nível do estudo e aprendizagem.

Porque te deves juntar ao INFORMATICS.OnBoard?

Terás o apoio de mentores (estudantes que ingressaram nos cursos de informática em anos anteriores) que te facilitarão o acolhimento e o acompanhamento no curso e a integração na FEUP. Verás diminuídas as dificuldades decorrentes das mudanças geográficas, escolares, pessoais e culturais através da sua colaboração e solidariedade.

Como te podes juntar a nós?

Preenchendo o formulário na
página da Mentoria da U.Porto

QUEM SOMOS?

Docentes Responsáveis:

Prof. António Araújo
Prof. Bruno Lima
Prof. Ricardo Cruz

 

Mentores anteriores a 2021/2022:

Adelaide Isabel Miranda dos Santos
Ana Beatriz Melo Aguir
Ana Matilde Guedes Perez da Silva Barra
André Daniel Alves Gomes
André Diogo Bastos Pereira
André Júlio Moreira
André Lino dos Santos
Beatriz Costa Silva Mendes
Bruno Daniel Durães Pereira Mendes
Carlos Manuel Ferreira Gomes
Catarina Oliveira Pires
Diogo Luís Henriques Costa
Eunice Juliana Freitas Amorim
João André Silva Roleira Marinho
João António Cardoso Vieira e Basto de Sousa
João Ferreira Baltazar
João Pedro Martins Rocha
Jorge Levi Perdigoto da Costa
José António Dantas Macedo
José Eduardo Ferreira da Costa
José Luís Sousa Tavares
José Pedro Peixoto Ferreira
Lucas Jorge Calvet de Magalhães Fernandes dos Santos
Luísa Maria Pereira Araújo
Marcelo Henriques Couto
Margarida Rocha Raposo de Oliveira
Maria Beatriz Russo Lopes dos Santos
Maria Francisca Ferrão Castelo Branco de Faria e Almeida
Mariana Almeida Truta
Mariana Lima Teixeira
Matias Lessa Vaz
Matilde Jacinto Oliveira
Miguel Azevedo Lopes
Miguel Boaventura Rodrigues
Miguel Faria Amorim
Nuno Ricardo Teixeira da Costa
Pedro Miguel Jesus da Silva
Ricardo Amaral Nunes
Ricardo Filipe da Costa Cabral Ferreira
Rita Matos Maranhão Peixoto
Rita Sofia Araújo Sá Lopes da Silva
Sofia Ariana Moutinho Coimbra Germer
Tiago Caldas da Silva

Novos mentores em 2021/2022*:

Afonso Jorge Farroco Martins
André Filipe Garcez Moreira de Sousa
Antonio Augusto Brito de Sousa
Bruna Brasil Leão Marques
Dinis Ribeiro dos Santos Bessa de Sousa
Diogo Ferreira Neves
Diogo Miguel Ferreira da Costa
Francisca Oliveira e Silva
Gabriel Tomaz Machado Júnior
Guilherme de Matos Ferreira de Almeida
Guilherme Soares Sequeira
Gustavo Gomes Moura Almeida da Costa
Inês Sá Pereira Estêvão Gaspar
Isabel André Amaral
João António Maricato Malva
João de Oliveira Gigante Pinheiro
José Leandro Rodrigues da Silva
José Luís Barbosa Araújo
Mafalda Bastos da Costa
Maria Carlota Gomes Ribeiro Matos Leite
Maria Luísa Fontanete Loureiro Salvador
Mariana de Matos Lourenço Lobão
Miguel Faria Curval
Óscar Gonçalo Martins Esteves
Pedro Nuno Ferreira Moura de Macedo
Sofia Sousa Moura
Teresa Isabel Teixeira Ferreira
Tomás Pereira Maciel
Vasco Rafael Maia Ribeiro Guedes

* Ingresso como mentor sujeito à confirmação de frequência da ação de formação

TESTEMUNHOS

MENTORES 2019/2020
António Bezerra

António Bezerra

"O ingresso no ensino superior é uma grande e desafiante etapa na vida de um estudante. Uma mudança tão grande gera sempre dúvidas e ter alguém que já passou por isso e nos consegue ajudar e, acima de tudo, ensinar como podemos ganhar autonomia em resolver os nossos problemas é extremamente importante. Para mim, ser mentor é poder ser essa referência para alguém que precise. É poder crescer e fazer crescer. É partilhar experiências, fazer amizades, dar segurança. Numa instituição tão grande como a FEUP, é fácil sentirmo-nos sozinhos no meio da multidão, mas ninguém está sozinho, e a mentoria é prova disso."
Flávia Carvalhido

Flávia Carvalhido

"Juntar-me a este programa de mentoria foi algo que fiz para preencher um vazio que eu mesma senti quando estava no 1ºano. Vim praticamente sozinha para o MIEIC e foi deveras complicado assimilar toda esta realidade universitária sem alguém devidamente informado e disponível a ouvir as minhas centenas de perguntas e preocupações.Tentei encarar cada desafio de forma calma mas, em certos momentos, foi complicado gerir tudo o que se passava à minha volta e na minha cabeça. Se me pedissem para definir o meu primeiro semestre numa palavra, certamente diria "demasiado". Entrar para a faculdade é um grande passo. Ter alguém ao vosso lado, que já tenha estado no vosso lugar e vivenciado o que vocês estão agora a vivenciar, pode ser extremamente útil. Se puder ajudar um aluno que seja a ter uma entrada na FEUP ligeiramente menos "confusa" que a minha, a minha missão estará cumprida."
Juliane Marubayashi

Juliane Marubayashi

“Os meus primeiros dias na FEUP foram um mix de ansiedade, expectativas e, sim, medo. Tinha medo de não conseguir fazer amigos e de não entender o conteúdo ensinado pelos professores, afinal passamos o secundário escutando: "a faculdade não é moleza". Nessa mentalidade, durante o primeiro semestre do primeiro ano, cultivei uma grande carga de estresse e a mentalidade de que sucesso acadêmico era sinônimo de horas de estudo. Por outro lado, bem lentamente consegui estabelecer a minha própria rotina, acostumei-me com o sistema de ensino e com isso tive tempo para desfrutar o universo de atividades acadêmicas que a FEUP tem a oferecer. Para se acostumar com esta nova realidade leva algum tempo, mas sinto que ajudando os caloiros podemos fazer com este processo seja mais rápido e menos doloroso, tanto no âmbito emocional quanto estudantil. Guiar nossos colegas em sua nova jornada por meio das experiências dos nossos próprios erros e sucessos é simplesmente prazeroso e uma lição de vida. É contar para os outros o que aprendemos e ao mesmo tempo aprender mais ajudando.“
MENTORADOS 2019/2020
André Moreira

André Moreira

"O programa de Mentoria foi uma experiência do qual nunca me arrependerei. Durante todo o ano sabia que podia contar com o meu mentor para qualquer coisa, quer fosse para perguntar onde encontrar algo que precisasse, quer fosse para pedir conselhos sobre as cadeiras e os professores. Sinto que foi uma grande ajuda para me integrar na faculdade. Para além de ter um mentor a ajudar-me, as atividades ao longo do ano foram interessantes e divertidas para conhecer melhor os nossos colegas de ano e também colegas mais velhos."
Eunice Amorim

Eunice Amorim

"A minha entrada na FEUP foi um misto de felicidade e apreensão. Por um lado, tinha sonhado com aquele dia durante muito tempo, mas, por outro, estava com medo de não me adaptar, de não me integrar, de não conseguir… Resumindo, todas as inseguranças de uma jovem recém universitária acompanhavam-me. Depois da primeira semana, não posso dizer que estivesse melhor. Como poderão imaginar, nestas circunstâncias, quando ouvi falar da mentoria, inscrevi-me logo. Agora, à distância de um ano, posso dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida. Desde o primeiro dia em que contactei com o MIEIC.OnBoard, a minha perspetiva sobre o mundo académico mudou drasticamente para melhor. Para além de um mentor, ganhei um grande amigo. Ele foi sempre extraordinário comigo ajudando-me em tudo o que eu precisasse. Desde cafés a feedback de trabalhos e palavras de incentivo. Não poderia ter pedido melhor. Além do mais, não posso esquecer também as várias atividades que me fizeram conhecer tantas outras e a desmistificar todos os estereótipos (tão errados) que mostram o ensino superior como apenas muito trabalho e pouca entreajuda. Em suma, o MIEIC.OnBoard não só me recebeu de braços abertos como me permitiu encontrar a minha segunda casa!"
Miguel Amorim

Miguel Amorim

“Foi o começo de uma outra vida. Mudei de cidade e passei a viver sozinho, foi uma fase em que eu precisava era de oportunidades de adaptação e de integração. Assim, inscrevi-me na mentoria onde conheci a minha mentora. Ela ajudou-me em muita coisa e, mais do que isso, tornou-se uma amiga com quem contar sempre que necessário. Ajudou-me em entender melhor as cadeiras do primeiro ano, como lidar com as mais difíceis e como estudar para elas. Além disso, por ela conheci novas pessoas do segundo ano, o que ajudou também no processo de integração. A verdade é que, sem a mentoria, esta fase podia ter sido incrível na mesma, mas foi um acrescento muito importante. Então, concluo que a mentoria foi uma parte importante na adaptação à nova vida universitária.“

EVENTOS

Caminhada pelo PR14 – Trilho das Brandas de Sistelo

No dia 2 de abril de 2022 o Informatics.OnBoard realizou a sua segunda atividade do ano fora das instalações da […]

GAME NIGHT – Christmas Edition

A “GAME NIGHT – Christmas Edition” realizou-se no dia 21 de dezembro, no canal de Discord do INFORMATICS.OnBoard. O objetivo […]

Peddy Paper – Gemeses, Esposende

No dia 6 de novembro de 2021 o Informatics.OnBoard realizou a sua primeira atividade do ano fora das instalações da […]

Convívio inicial 2021/2022

Os estudantes que aderiram ao Informatics.OnBoard conheceram os seus mentores num evento que decorreu entre os dias 21 e 22 […]

Suplemento ao Diploma

Ao terminarem a sua colaboração com o INFORMATICS.OnBoard, ou quando já tenham completado um ano de participação ativa, os/as mentores/as podem, se assim o entenderem, solicitar que o reconhecimento da sua participação na atividade de mentoria venha mencionado no Suplemento ao Diploma. Para isso, o/a mentor/a deve preencher o “Relatório Final de Mentores/as U.Porto” disponível aqui. O relatório será posteriormente avaliado pela equipa docente responsável pelo INFORMATICS.OnBoard, sendo a respetiva menção no Suplemento ao Diploma atribuída a todos os/as mentores/as cujos relatórios sejam classificados com o mínimo de “Bom” conforme estabelecido no documento Princípios Orientadores do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto que pode ser consultado aqui.

 

Contactos

Email: infob@fe.up.pt