MENTORIA

O que é?

INFORMATICS.OnBoard é um programa institucional (U.Porto) de integração académica dos estudantes de informática da FEUP. Criado em 2019 (inicialmente como MIEIC.OnBoard) este programa visa o sucesso educativo e o desenvolvimento de competências transversais através de atividades de colaboração interpares ao nível do estudo e aprendizagem.

Porque te deves juntar ao INFORMATICS.OnBoard?

Terás o apoio de mentores (estudantes que ingressaram nos cursos de informática em anos anteriores) que te facilitarão o acolhimento e o acompanhamento no curso e a integração na FEUP. Verás diminuídas as dificuldades decorrentes das mudanças geográficas, escolares, pessoais e culturais através da sua colaboração e solidariedade.

Como te podes juntar a nós?

Preenchendo o formulário na
página da Mentoria da U.Porto

QUEM SOMOS?

Docentes Responsáveis:

Prof. João Bispo
Prof. Teresa Matos
Prof. Bruno Lima

 

Mentores anteriores a 2022/2023:

António Augusto Brito de Sousa
Beatriz Costa Silva Mendes
Catarina Oliveira Pires
Dinis Ribeiro dos Santos Bessa de Sousa
Diogo Luís Henriques Costa
Diogo Miguel Ferreira da Costa
Eunice Juliana Freitas Amorim
Francisca Oliveira e Silva
Guilherme Soares Sequeira
Inês Sá Pereira Estêvão Gaspar
Isabel André Amaral
João André Silva Roleira Marinho
João António Cardoso Vieira e Basto de Sousa
João António Maricato Malva
João de Oliveira Gigante Pinheiro
Lucas Jorge Calvet de Magalhães Fernandes dos Santos
Mafalda Bastos da Costa
Mariana de Matos Lourenço Lobão
Matias Lessa Vaz
Miguel Boaventura Rodrigues
Miguel Faria Curval
Pedro Miguel Jesus da Silva
Pedro Nuno Ferreira Moura de Macedo
Tiago Alexandre Pinto de Faria Ferreira Alves
Tomás Pereira Maciel

Novos mentores em 2022/2023*:

Afonso da Silva Pinto
Ana Carolina da Costa Coutinho
Ana Cristina Vilão Ramos
Ana Rita Varanda Cachaldora Pereira
André Costa Lima
Andreia Filipa Gonçalves Silva
António Guilherme Sanches de Magalhães Koch e Silva
António Oliveira Ferreira
António Oliveira Santos
Carlos Daniel Lopes Rebelo
Daniel dos Santos Ferreira
Daniel Filipe Calado de Simas Belém
Daniel José de Aguiar Gago
Eduardo José Neto Oliveira
Francisco Miguel Correia Mariano Pinheiro Cardoso
Francisco Silva Cunha Campos
Gonçalo Gonçalves Miranda
Haochang Fu
Hugo Miguel Fernandes Gomes
Hugo Reis de Castro
Inês Cardoso
Inês Martin Soares
Jaime Francisco Rodrigues Fonseca
Joana Cerqueira Maia
João Guimarães Mota
José António Pereira Martins
José Miguel Sereno Santos
Lia da Silva Linhares Vieira
Luís Filipe da Silva Jesus
Luís Manuel Ribeiro de Sousa
Luís Pedro Du
Madalena Ye
Mafalda da Costa Cabral Magalhães
Manuel Maria Faria de Sousa e Silva
Marco Filipe Gonçalves Vilas Boas
Maria Abreu da Costa
Maria Leonor Ribeiro Laranjeira
Mariana Solange Monteiro Rocha
Matilde Faro Martins Castelo Pires
Máximo Brandão Pereira
Miguel Campos Ferreira Silva
Pedro Alexandre Ferreira e Silva
Pedro Emanuel Faria da Fonseca
Pedro Jorge da Rocha Balazeiro
Pedro Jorge Mendes Jesus Landolt
Pedro Miguel Magalhães Nunes
Pedro Miguel Martins Romão
Pedro Rafael Angélico Madureira
Pedro Simão Januário Vieira
Rodrigo Campos Rodrigues
Rodrigo José Ramos Moucho
Rui Pedro Almeida da Silveira
Samuel Mendonça Maciel
Sara Isabel Borges da Silva
Sofia Vieira Pinto
Tiago da Silva Azevedo
Tomás Alexandre Soeiro Vicente
Tomás Alves Moreira
Tomás Figueiredo Marques Palma

* Ingresso como mentor sujeito à confirmação de frequência da ação de formação

TESTEMUNHOS

MENTORES 2019/2020
António Bezerra

António Bezerra

"O ingresso no ensino superior é uma grande e desafiante etapa na vida de um estudante. Uma mudança tão grande gera sempre dúvidas e ter alguém que já passou por isso e nos consegue ajudar e, acima de tudo, ensinar como podemos ganhar autonomia em resolver os nossos problemas é extremamente importante. Para mim, ser mentor é poder ser essa referência para alguém que precise. É poder crescer e fazer crescer. É partilhar experiências, fazer amizades, dar segurança. Numa instituição tão grande como a FEUP, é fácil sentirmo-nos sozinhos no meio da multidão, mas ninguém está sozinho, e a mentoria é prova disso."
Flávia Carvalhido

Flávia Carvalhido

"Juntar-me a este programa de mentoria foi algo que fiz para preencher um vazio que eu mesma senti quando estava no 1ºano. Vim praticamente sozinha para o MIEIC e foi deveras complicado assimilar toda esta realidade universitária sem alguém devidamente informado e disponível a ouvir as minhas centenas de perguntas e preocupações.Tentei encarar cada desafio de forma calma mas, em certos momentos, foi complicado gerir tudo o que se passava à minha volta e na minha cabeça. Se me pedissem para definir o meu primeiro semestre numa palavra, certamente diria "demasiado". Entrar para a faculdade é um grande passo. Ter alguém ao vosso lado, que já tenha estado no vosso lugar e vivenciado o que vocês estão agora a vivenciar, pode ser extremamente útil. Se puder ajudar um aluno que seja a ter uma entrada na FEUP ligeiramente menos "confusa" que a minha, a minha missão estará cumprida."
Juliane Marubayashi

Juliane Marubayashi

“Os meus primeiros dias na FEUP foram um mix de ansiedade, expectativas e, sim, medo. Tinha medo de não conseguir fazer amigos e de não entender o conteúdo ensinado pelos professores, afinal passamos o secundário escutando: "a faculdade não é moleza". Nessa mentalidade, durante o primeiro semestre do primeiro ano, cultivei uma grande carga de estresse e a mentalidade de que sucesso acadêmico era sinônimo de horas de estudo. Por outro lado, bem lentamente consegui estabelecer a minha própria rotina, acostumei-me com o sistema de ensino e com isso tive tempo para desfrutar o universo de atividades acadêmicas que a FEUP tem a oferecer. Para se acostumar com esta nova realidade leva algum tempo, mas sinto que ajudando os caloiros podemos fazer com este processo seja mais rápido e menos doloroso, tanto no âmbito emocional quanto estudantil. Guiar nossos colegas em sua nova jornada por meio das experiências dos nossos próprios erros e sucessos é simplesmente prazeroso e uma lição de vida. É contar para os outros o que aprendemos e ao mesmo tempo aprender mais ajudando.“
MENTORADOS 2019/2020
André Moreira

André Moreira

"O programa de Mentoria foi uma experiência do qual nunca me arrependerei. Durante todo o ano sabia que podia contar com o meu mentor para qualquer coisa, quer fosse para perguntar onde encontrar algo que precisasse, quer fosse para pedir conselhos sobre as cadeiras e os professores. Sinto que foi uma grande ajuda para me integrar na faculdade. Para além de ter um mentor a ajudar-me, as atividades ao longo do ano foram interessantes e divertidas para conhecer melhor os nossos colegas de ano e também colegas mais velhos."
Eunice Amorim

Eunice Amorim

"A minha entrada na FEUP foi um misto de felicidade e apreensão. Por um lado, tinha sonhado com aquele dia durante muito tempo, mas, por outro, estava com medo de não me adaptar, de não me integrar, de não conseguir… Resumindo, todas as inseguranças de uma jovem recém universitária acompanhavam-me. Depois da primeira semana, não posso dizer que estivesse melhor. Como poderão imaginar, nestas circunstâncias, quando ouvi falar da mentoria, inscrevi-me logo. Agora, à distância de um ano, posso dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida. Desde o primeiro dia em que contactei com o MIEIC.OnBoard, a minha perspetiva sobre o mundo académico mudou drasticamente para melhor. Para além de um mentor, ganhei um grande amigo. Ele foi sempre extraordinário comigo ajudando-me em tudo o que eu precisasse. Desde cafés a feedback de trabalhos e palavras de incentivo. Não poderia ter pedido melhor. Além do mais, não posso esquecer também as várias atividades que me fizeram conhecer tantas outras e a desmistificar todos os estereótipos (tão errados) que mostram o ensino superior como apenas muito trabalho e pouca entreajuda. Em suma, o MIEIC.OnBoard não só me recebeu de braços abertos como me permitiu encontrar a minha segunda casa!"
Miguel Amorim

Miguel Amorim

“Foi o começo de uma outra vida. Mudei de cidade e passei a viver sozinho, foi uma fase em que eu precisava era de oportunidades de adaptação e de integração. Assim, inscrevi-me na mentoria onde conheci a minha mentora. Ela ajudou-me em muita coisa e, mais do que isso, tornou-se uma amiga com quem contar sempre que necessário. Ajudou-me em entender melhor as cadeiras do primeiro ano, como lidar com as mais difíceis e como estudar para elas. Além disso, por ela conheci novas pessoas do segundo ano, o que ajudou também no processo de integração. A verdade é que, sem a mentoria, esta fase podia ter sido incrível na mesma, mas foi um acrescento muito importante. Então, concluo que a mentoria foi uma parte importante na adaptação à nova vida universitária.“

EVENTOS

Lanche de Natal 2022/2023

Na última semana de aulas do 1º semestre, os mentores e mentorados juntaram-se para um Lanche de Natal, no dia […]

Peddy-paper 2022/2023 – Fão, Ofir

A primeira atividade do Informatics.Onboard de 22/23 realizou-se em Fão, Ofir. Nesta semana da FEUP, mentores e mentorados realizaram um […]

Convívio Inicial 2022/2023

No dia 28 de setembro de 2022 ocorreu o primeiro evento do Informatics.Onboard de 2022/2023, um convívio para os novos […]

Caminhada pelo PR14 – Trilho das Brandas de Sistelo

No dia 2 de abril de 2022 o Informatics.OnBoard realizou a sua segunda atividade do ano fora das instalações da […]

Suplemento ao Diploma

Ao terminarem a sua colaboração com o INFORMATICS.OnBoard, ou quando já tenham completado um ano de participação ativa, os/as mentores/as podem, se assim o entenderem, solicitar que o reconhecimento da sua participação na atividade de mentoria venha mencionado no Suplemento ao Diploma. Para isso, o/a mentor/a deve preencher o “Relatório Final de Mentores/as U.Porto” disponível aqui. O relatório será posteriormente avaliado pela equipa docente responsável pelo INFORMATICS.OnBoard, sendo a respetiva menção no Suplemento ao Diploma atribuída a todos os/as mentores/as cujos relatórios sejam classificados com o mínimo de “Bom” conforme estabelecido no documento Princípios Orientadores do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto que pode ser consultado aqui.

 

Contactos

Email: infob@fe.up.pt