Luís Filipe Teixeira reconhecido com o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) celebrou, no passado dia 13 de janeiro, 188 anos de existência, num evento renovado, mais informal, e em que o lema foi um “Dia de Todos, para Todos”, com atividades diferenciadas durante todo o dia.

A comemoração do Dia da FEUP terminou com um Jantar de Gala onde, em momento solene, Luís Filipe Teixeira, Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática (DEI), recebeu das mãos do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Prof. Fernando Alexandre, do Reitor da Universidade do Porto, Prof. António Sousa Pereira e do Diretor da FEUP, Prof. Rui Calçada, o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP, um reconhecimento da excelência nas atividades de ensino/aprendizagem.

Sobre este reconhecimento Luis Teixeira faz uma reflexão: “Em 2010, o Professor Raul Vidal apresentou-me um desafio que, na altura, pareceu “impossível”.  Desde então, muitos outros desafios foram surgindo, cada um com as suas particularidades e lições. Enquanto docentes, somos frequentemente confrontados com exigências que parecem desalinhadas do que é a nossa principal missão: o ensino. Este reconhecimento permite acreditar que o esforço e a “teimosia” em manter viva essa missão valem a pena. Para lá de qualquer distinção formal, fui encontrando reconhecimento no testemunho espontâneo dos estudantes que partilham o impacto (enorme) que temos nos seus percursos. Hoje, estamos num momento de transição, em que a realidade do ensino exige que ajustemos métodos e ferramentas pedagógicas para uma realidade necessariamente diferente. Contudo, independentemente do rumo que essa realidade venha a tomar, na minha perspectiva, os pilares devem manter-se: comunicação, empatia e confiança. Porque, no final, são esses pilares que permitem a adaptação às mudanças, sem abdicar do que verdadeiramente importa: o compromisso com o desenvolvimento dos estudantes. O seu sucesso é o nosso sucesso, mesmo que isso às vezes pareça “impossível”. Que este prémio seja apenas o primeiro de muitos outros para o DEI.”

E esta dedicação aos estudantes é testemunhada não só através dos inquéritos pedagógicos, instrumento valioso que permite levar a cabo ações de melhoria contínua na educação, destacando a importância da voz dos estudantes, como em testemunhos sentidos como este de Isabel Rio-Torto:

“Comecei por me cruzar com o Prof. Luís Teixeira no meu 1º semestre como estudante universitária, nas aulas teóricas de Programação. Além da capacidade em explicar coisas complexas de forma simples (nunca me irei esquecer da mítica aula sobre recursividade em que o professor levou um novelo de lã para explicar o conceito), o seu inegável gosto e talento para lecionar tornava as suas aulas interessantes e cativantes! Além disso, recordo o grupo de alunos que no fim das aulas teóricas se aglomeravam à volta do professor para esclarecer as mais variadas dúvidas e o professor pacientemente as esclarecia, demonstrando sempre uma enorme empatia e dedicação ao ensino. Voltamo-nos a cruzar no meu último ano do mestrado integrado, quando o abordei acerca da possibilidade de fazer a tese de mestrado orientada por ele. Desde então o Prof. Luís Teixeira passou não só a ser meu professor, mas também meu orientador de mestrado e agora de doutoramento. Mas, acima de tudo, o Prof. Luís Teixeira tornou-se meu mentor. Por mais ocupado que esteja tem sempre uns minutos para discutir alguma dúvida existencial e tem sempre uma palavra de encorajamento e de motivação. Está sempre pronto a ajudar quer alunos, quer colegas, e é incansável nos seus vários papéis (professor, orientador, membro do DEI, etc). Se tivesse que descrever o professor em uma só palavra, simplesmente diria que o Prof. Luís Teixeira é um Professor com P grande.”

O Prémio de Excelência Pedagógica é atribuído anualmente a um (a) docente que tenha demonstrado nos 4 anos anteriores, um desempenho excelente, nomeadamente nas classificações dos inquéritos pedagógicos, na qualidade e quantidade dos materiais de índole pedagógica e no CV pedagógico, onde se avalia a atividade indiciadora de inovação pedagógica, a promoção de aprendizagem ativa por parte dos estudantes e o potencial de replicabilidade e disseminação.

Luís F. Teixeira possui uma Licenciatura (5 anos) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2001), um Mestrado em Redes e Serviços Informáticos (2004) e um Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2009), pela Universidade do Porto. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC. Anteriormente foi investigador no INESC Porto (2001-2008), Investigador Visitante na Universidade de Victoria (2006), Cientista Sénior no Fraunhofer AICOS (2008-2013), e Presidente da APRP – Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (2019-2021). Os seus principais tópicos de investigação são a visão computacional, a aprendizagem automática e a computação centrada no ser humano. É coautor de mais de 50 publicações em revistas e conferências internacionais, tendo reunido mais de 900 citações nas suas publicações.

Tem também lecionado Visão por Computador e vários outros cursos de pós-graduação, em particular nas áreas de Programação e Desenvolvimento de Software. Luis F. Teixeira participou em mais de 10 projetos concluídos (financiados pela UE, nacionais e contratos), um dos quais como co-PI na FEUP. Atualmente é o PI do projeto CAGING da FCT e participa num grande projeto nacional como líder de um WP e em dois projetos europeus. Luis F. Teixeira (co-)orientou ou está a (co-)orientar mais de 110 alunos de mestrado e 7 alunos de doutoramento. Fez parte do Comité Organizador do RecPad 2011, IbPRIA 2013, ICIAR 2020, copresidente do IbPRIA 2022, e de várias edições do VISUM Summer School (VISion Understanding and Machine intelligence). Atualmente, é Membro do Comité Científico do Mestrado em Visão Computacional da FEUP, em colaboração com as Universidades da Corunha, Santiago de Compostela e Vigo.

Posted in Destaque, Notícias.