Projeto UNIVERSOS e a Parceria com a FEUP: uma iniciativa inovadora para criar mentes curiosas

O “sucesso é a poesia que cada criança escreve no seu percurso de vida”, afirma Nádia Bastos, mentora do projeto UNIVERSOS e professora na Escola do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio).

Quando se apercebeu que vários alunos não valorizavam os conteúdos, nem tinham objetivos para o futuro, Nádia Bastos desenvolveu o projeto UNIVERSOS que promove uma abordagem multidisciplinar e liga aprendizagens essenciais a saídas profissionais. Inclui visitas de Faculdades à sala de aula e visitas de alunos às Faculdades, workshops e atividades práticas que integram carreiras STEAM, lançando desafios que mobilizam os conteúdos do currículo de forma prática. A colaboração entre turmas e a articulação entre professores garantem um ambiente de partilha e investigação contínua.

E foi com este objetivo em vista, e um tópico em mente, a Robótica ligada à Engenharia, que Nádia lança o desafio à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), através do Prof. Raul Vidal, Professor Emérito da Universidade do Porto (DEI/FEUP) que, por sua vez, entusiasma Gonçalo Leão (estudante ProDEI), e o seu orientador, Prof. Armando Sousa (DEEC/FEUP), a juntarem-se à equipa, desafio prontamente aceite por ambos.

Para formalizar e aprofundar a colaboração, foram realizadas visitas mútuas: a equipa da FEUP realizou uma visita à Escola do Marco a 28 de janeiro de 2025, e a Escola do Marco à FEUP no 20 de fevereiro de 2025. Sobre esta última, o Prof. Armando Sousa, com bastante experiência na Robótica para ensino júnior, jogos para aprendizagem e tecnologia ao serviço do ensino, preparou três atividades (LightBot humano, LightBot PC e REDI) para que os 41 alunos das duas turmas visitantes, tivessem oportunidade de as experimentar, à vez. As atividades tiveram como objetivo ajudar ao pensamento crítico e criativo que é, aliás, uma das mais valias deste projeto, e giraram à volta da questão “Como podemos ir para/regressar da escola mantendo-nos saudáveis a nós e ao nosso único planeta?”.

Esta colaboração visou alargar os horizontes dos alunos do 1º ciclo e aproxima-los às universidades e a realidades profissionais desde cedo, facilitando futuras decisões de carreira e desenvolvendo competências essenciais. O projeto UNIVERSOS, tem também parcerias com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), com Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e com a Faculdade de Letras (FLUP), abrangendo assim uma série de áreas do conhecimento e de futuras áreas profissionais.

O culminar do projeto aconteceu em formato de conferência, na Casa Comum da Reitoria do Porto, no passado dia 26 de junho, num evento intitulado “Conferência de Pequenos Grandes Pensadores”, reunindo todos os envolvidos no projeto: alunos, professores, pais e as faculdades envolvidas nesta 2ª edição, ICBAS e FEUP, num momento de celebração e partilha do conhecimento adquirido.

Segundo a professora, os resultados são excelentes e animadores: “100% dos participantes demonstraram ambição em continuar os estudos, as notas negativas reduziram significativamente. Alunos com fobia escolar passaram a adorar a escola, outros que aprenderam a ler depois de anos de bloqueio e ainda um aumento claro na motivação, competências e autoestima. Os seus projetos têm vencido prémios nacionais e internacionais, com destaque para concursos de escrita, poesia, ciência e cidadania.”

Em jeito de rescaldo, o Prof. Raul Vidal diz-nos que “analisada esta experiência vivida com a Escola Básica do Marco, devo confessar que fiquei maravilhado e que suplantou largamente as minhas melhores expectativas. Deparei-me com miúdos, e miúdas, de 8 e 9 anos, muito curiosas, sagazes, e com muita vontade de aprender. Acho que vale muito a pena apostar em iniciativas destas, que devem merecer ampla divulgação e serem fortemente apoiadas.”

Atualmente, o UNIVERSOS está a ser implementado em várias escolas no Porto, já foi divulgado numa conferência internacional e as boas práticas da professora continuam a ser partilhadas em projetos ERASMUS+.

A Prof. Nádia Bastos foi uma das finalistas do Global Teacher Prize 2025, um reconhecimento do seu trabalho inovador e dedicação à educação.

Posted in Destaque, Notícias.