Feed, feedback e feedforward: as redes digitais na educação e divulgação científica – 14h – Sala I 003

O objetivo deste workshop é criar condições para uma exploração de nível avançado das oportunidades – manifestas e latentes – das redes digitais na educação e divulgação científica. Propõe-se um relato em primeira pessoa das práticas de instrumentalização das redes digitais de um comunicador e divulgador de ciência tanto para a identificação como projeção de novos temas. Segue-se um momento de trabalho em grupo com o objetivo de explorar as affordances de redes de natureza científica ou de natureza genérica, com exposição e debate participados dos projetos esboçados.

Formadores:

Miguel Gonçalves

miguel

Miguel Gonçalves nasceu a 10 de maio de 1978 no Porto. Foi, porém, em Castelo Branco que cresceu, completando o ensino secundário na Escola Secundária de Amato Lusitano e foi também em tal cidade que teve o prazer de pela primeira vez deliciar-se com a bela arte de levar o Cosmos a quem o quisesse ouvir, numa pequena conversa com alunos do 3º ano de escolaridade.

Em 1996 ingressa na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto no curso de Astronomia, prosseguindo academicamente a sua paixão de sempre e envolvendo-se também em inúmeras sessões de divulgação de Astronomia. Trabalhou no Planetário do Porto, participou em eventos e exposições do Centro Multimeios de Espinho e foi cofundador do Grupo de Informação e Recreação Astronómica (GIRA).

Em 1997 é convidado para Coordenador Nacional da The Planetary Society (Sociedade Planetária), a maior agência espacial não governamental do Mundo. Em 2005, integra o grupo Almedina onde foi livreiro e gestor de eventos e, em 2010, é desafiado a assumir outros projetos e competências numa outra editora, desafio que aceitou e que se manteve até outubro de 2012.

Assinou durante 2 anos uma coluna no jornal i dedicado à exploração espacial, coordenou e apresentou um programa de rádio sobre livros (Rádio Clube do Porto), e, desde outubro de 2011, coordena e apresenta a rubrica matinal e dominical A Última Fronteira no programa Bom Dia Portugal, RTP1. É comentador de Astronomia e Exploração Espacial do Jornal 2 (RTP2) e cronista da revista JN História.

Juliana Monteiro

juliana

Juliana Monteiro é Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação Multimédia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Mestre em Multimédia, no perfil de Educação, pela Universidade do Porto. Cedo se rendeu ao fascínio pela área da Educação, tendo abraçado atividades letivas em vários Centros de Formação nas áreas da Informática, Design e Comunicação ao longo dos anos. Em paralelo, foi co-fundadora do projeto internacional de televisão corporativa e interativa VETTV, em que desenvolveu toda a identidade corporativa, bem como o design e realização audiovisual de conteúdos educativos e de entretenimento.

No ano letivo de 2013/2014 abraçou funções de Social Media Strategist no projeto TOP Docs e assumiu a co-docência da U.C. de Laboratórios Multimédia e Educação do primeiro ano da Licenciatura de Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Ingressou também nesse ano no Programa Doutoral em Media Digitais UT Austin | Portugal, desenvolvendo atualmente trabalho de investigação na área da Narrativa Digital e Educação, do Discurso Audiovisual e do papel dos Social Media na potenciação e amplificação deste conjunto

Diogo Santos

Licenciado em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, Mestre em Multimédiunnamed2a pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Investigador nas áreas de Multimédia, Educação e Comunicação, trabalha em Comunicação enquanto Jornalista, Redactor, Locutor de Rádio e Assessor de Imprensa.