Multimédia no Ensino das Ciências: o Inquiry-based Science Education – 9.30h – Sala B 107

O objetivo deste workshop é iniciar – de forma prática – os participantes na utilização intencional do multimédia no ensino das ciências através de inquiry-based science education (IBSE), tendo em conta as possibilidades de integração curricular oferecidas pelas novas metas. O IBSE é um processo iterativo em que os estudantes são chamados a partir de situações-problema, formular questões e mobilizar conhecimento para investigar e propor soluções. O multimédia pode integrar, com vantagem, os módulos pedagógico, quer porque pode substituir dinâmicas mais exigentes do ponto de vista de recursos materiais e temporais quer porque pode alargar o que é realmente possível fazer num contexto educativo comum. Os módulos e recursos propostos para exploração estão em sintonia com as metas e com os curricula de ciência. Em pequenos grupos de trabalho, os participantes são convidados a desenhar um módulo IBSE, explorando de forma crítica as affordances do multimédia para um tema de ciências.

Formadores:

Jorge Motajorge-mota

Jorge Mota nasceu no Porto, em 1981. Ingressou no Ensino Superior em 1999, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo concluído, em 2004, a Licenciatura em Biologia ­ Ramo Educacional. Desempenhou as funções de docente do grupo 520 em diferentes escolas do país e em diversos níveis de ensino. Atualmente, frequenta o Mestrado em Multimédia – Especialização em Educação, na Universidade do Porto.

Nuno Francisco

nuno-francisco

Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco, natural de Leiria. Toda a formação académica superior na FCUP, com a licenciatura em Química – ramo educacional, especialização na mesma área durante a frequência de mestrado e atualmente doutorando, em Ensino e Divulgação das Ciências. Profissionalmente, estagiário em 1999/2000 na Escola Fontes Pereira de Melo e professor efetivo no Colégio Cedros desde 2000/2001. Existiu acumulação de funções docentes na ESE, na cadeira de Ciências da Natureza I (Física) para professores do 1º ciclo em 2003-04, nas escolas Francisco Torrinha/Agrupamento de escolas Garcia de Orta em 2011/12 e, atualmente, no Agrupamento de escolas de Canedo. Coordenador de vários projetos vencedores de concursos, nacionais e internacionais. Orientador de diversos alunos premiados em olimpíadas de química. Participação ativa em inúmeras ações de formação, com diversas conferências e workshops dinamizados, em Portugal e no estrangeiro. Salienta-se ainda o papel de bolseiro de investigação do projeto europeu PROFILES, em 2012-13 e a publicação de um artigo na revista Foundations of Chemistry intitulado: “A colourful bond between Art and Chemistry”. Em resumo, um professor-investigador que gosta de abraçar projetos aliciantes!