Maria Van Zeller

foto_mariavanzeller
Webdesigner responsável pela conceptualização, design, e manipulação de aplicações multimédia para diversos museus e instituições culturais em Portugal, trabalha na Sistemas do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte, desde 2003, na cidade do Porto, Portugal. Esta empresa opera no setor cultural para ao mercado nacional, espanhol e brasileiro. Em experiência de trabalhos anteriores fez vários trabalhos na área do design gráfico e na área da internet, nomeadamente no departamento de internet na Imediata, SGPS (2000-2002).

Licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestrado em Multimédia (arte e cultura) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2008/2010), com uma tese sobre as coleções on-line e web social em Museus intitula-se: (Re)design da ficha de inventário online – Que contributos colaborativos e interativos poderemos acrescentar num contexto científico de um objeto museológico.

Organização e palestrante de conferências nacionais na área da museologia e participação nas conferências internacionais – Museums and Web 2009/2010 e Museumnext 2012. Obteve prémios de relevância internacional na área da multimédia/museologia – FIAMP 2009 (menção especial) no Guia Multimédia de “National Railway Museum ” – Multimedia tour , FIAMP 2012 Bronze (Web’Art Special Prize) na categoria “Special Web’Art Award: online exhibition or program” com projeto ” Ludi Saeculares”, desenvolvido em parceria com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa Regional. Publicou um artigo em co-autoria no MW2013 intitulado: “Mr. Steam and “The train is our friend”: an interactive system to welcome school children to the Museum”[1].

Recentemente tem desenvolvido a sua área de investigação em design de software de gestão do património cultural e sua disponibilização, nomeadamente para coleções online e arquivos digitais do património cultural imaterial. Teve especial impacto a divulgação do projeto paisagem-id.pt que serviu de apoio à candidatura do “Cante Alentejano” a Património Imaterial da Humanidade da Unesco e, mais recentemente, a candidatura do “Fabrico dos Chocalhos” a Património Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente. Destacam-se como projetos culturais de relevo internacional os projetos arquivodememoria.pt e escritoresanorte.pt da Direção Regional da Cultura do Norte.