PDMD Meetup-Porto #4 Follow Up

No passado dia 26 de fevereiro, decorreu mais um Digital Media Meetup, na FEUP. Este evento contou com a presença de um alumni do Programa Doutoral em Media Digitais, Hugo Machado da Silva, que partilhou a sua experiência ao longo do seu percurso no PDMD.

A sua apresentação intitulada “How to do a PhD in hindsight. What I would have done differently knowing what I know now”, teve como objetivo dar a conhecer as falhas cometidas ao longo do seu trajeto, e “propostas de resolução” de acordo com a sua perspetiva atual. Tal como defendido pelo Hugo, nem todos os alunos se debaterão com os mesmos problemas. Contudo, esta partilha levou os participantes a refletir sobre os seus próprios erros, sobre o seu trajeto, e ainda sobre como aperfeiçoá-lo.

Nesta partilha destacou-se a importância da gestão do tempo e do planeamento. Como pudemos ver na sua apresentação, “If you have five hours to chop down a tree, use the first three to sharpen the axe”. O Hugo defende a ideia – uma vez mais, com base na sua própria experiência – de que 30 minutos diários de trabalho tendem a ser mais produtivos do que 6 ou mais horas concentradas num único dia. Também o equilíbrio entre a vida social e profissional/académica foi um tema abordado, considerado pelo Hugo como fundamental para um percurso saudável.

Esta apresentação ocorreu após um pitch individual de 2 minutos acerca do ponto de situação do trabalho desenvolvido por cada um dos estudantes presentes – um momento de partilha muito importante para obter um feedback imparcial com base em diversas áreas de conhecimento.

O contributo do Hugo deixa o mote para o próximo Meetup, que terá lugar em meados do mês de março (dia a definir). Aproveitamos ainda para reiterar o nosso pedido à iniciativa dos estudantes do PDMD para  serem os organizadores de um futuro Meetup!

Posted in Meetup.