António Lucas Soares é um dos novos coordenadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC

Américo Azevedo e António Lucas Soares são os novos coordenadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC. Os investigadores passam a assegurar os cargos que antes pertenciam a Jorge Pinho de Sousa e Luís Carneiro, agora Administrador do INESC TEC.

Américo Azevedo, professor associado no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), concluiu em 2000 o doutoramento na área de sistemas de planeamento colaborativos. Teve e tem atualmente a seu cargo diversos projetos de investigação nacionais e europeus, onde se destacam o Adventure,  o VFF – Virtual Factory Framework, o CORENET ou oAPPS4aME, entre outros. É colaborador do INESC TEC desde 1993.

António Lucas Soares, professor associado no Departamento de Engenharia Informática da FEUP, leciona na área de Sistemas de Informação e Gestão da Informação e Conhecimento. Além disso, é diretor do Mestrado em Ciência da Informação da Universidade do Porto (FEUP/FLUP). Alguns dos projetos em que esteve envolvido no INESC TEC, onde colabora desde também desde 1993, incluem o H-Know, cogniNet, e oRCED, entre outros.

Questionados sobre o novo desafio de liderar o CESE, referiram que estão “conscientes do enorme desafio que têm pela frente”. No entanto, o conhecimento e a vivência que têm do ambiente do CESE, em particular a elevada experiência e comprometimento de toda a equipa, proporciona-lhes simultaneamente “conforto e confiança no desenho e implementação da estratégia do Centro para os próximos três anos”.

Os próximos tempos afiguram-se “desafiantes pelos muitos projetos neste momento a arrancar, mas também pelas inúmeras oportunidades que os setores-alvo do CESE prometem proporcionar. Pretende-se um CESE que capitalize a sua identidade e cultura interdisciplinar em apostas estratégicas de colaboração com outros centros do INESC TEC e com entidades internacionais de referência. A excelência científica e o reconhecimento do tecido empresarial serão a motivação para todas as iniciativas que deverão resultar em sistemas e serviços inovadores para a Empresa, objeto central da intervenção científica e tecnológica do CESE,” afirmam os novos coordenadores.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FEUP.

INESC TEC, fevereiro de 2016

Posted in Notícias.