Ana Paiva e Jorge Ferreira receberam o Best Paper Award no âmbito da QUATIC’19

Um grupo de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e INESC TEC foi recentemente distinguido em Espanha com o Best Paper Award no âmbito da “QUATIC’19 – 12th Conference on the Quality of Information and Communications Technology” que decorreu na Ciudad Real em Espanha de 11 a 13 de setembro de 2019.
Da autoria de Ana C. R. Paiva e Jorge Ferreira, o artigo premiado aborda a importância de testar aplicações móveis de forma automática.
O teste de aplicações móveis é desafiante porque existem muitos dispositivos diferentes e várias formas de interação com essas aplicações. Por outro lado, as Apps estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e são cada vez mais críticas permitindo, por exemplo, efetuar pagamentos.
O teste manual neste contexto é, na maioria das vezes, inviável e pouco eficáz. Por isso, há a necessidade de criar soluções de teste automático que possam contribuir para melhorar a qualidade das aplicações móveis existentes.
Com o título “Android Testing Crawler”, este artigo apresenta uma ferramenta que explora automaticamente uma qualquer aplicação móvel tentando identificar problemas. Esta ferramenta tenta ultrapassar alguns desafios dos crawlers  existentes e é validada em experiências realizadas com Apps reais disponíveis na Google Play Store.
O trabalho apresentado insere-se numa linha de investigação onde se pretende combinar a exploração automática com o teste dinâmico de aplicações móveis. Esta linha de investigação iniciou num trabalho de doutoramento de que resultou a ferramenta iMPAcT tool. O trabalho agora premiado tem como objetivo melhorar a componente de Crawler da iMPAcT tool.
Estimativas recentes indicam que o número de aplicações móveis disponíveis na Google Play Store é superior a 2,5 milhões e, em 2017, havia aproximadamente 178 mil milhões de downloads de aplicações móveis, o que mostra a importância dos dispositivos móveis no dia a dia da população mundial.

Posted in Notícias.