Equipa “Cosmic Pathways” vencedora local do Nasa Space Apps Challenge

Nos dias 5 e 6 de outubro a equipa “Cosmic Pathways”, composta pelos estudantes da L.EIC, Filipe Gaio, Henrique Fernandes, Miguel Cabral e Rodrigo Silva, foi a grande vencedora do Nasa Space Apps Challenge – o maior hackathon do mundo, num dos seus eventos locais, este ano com o tema da influência do Sol na Terra como mote.

Nesta competição os participantes são desafiados a desenvolver colaborativamente soluções para questões atuais relacionadas com a Terra e o espaço, fazendo uso de dados abertos da NASA.

Este evento de 2 dias foi realizado tanto como competição global online como em eventos locais presenciais ao redor do mundo. Em Portugal, um dos eventos locais ocorreu em Lisboa, organizado pela Atlântica – Instituto Universitário, em parceria com Oeiras Valley, Unicorn Factory Lisboa, Active Space Technologies, CEIIA, Ordem dos Engenheiros, AMSAT-CT, tendo sido neste que a equipa da L.EIC alcançou o 1º lugar.

Encorajar novos públicos a desenvolver uma paixão pela astronomia e pelo universo foi a missão assumida pela “Cosmic Pathways” que desenvolveu o projeto “Symphony of the Stars: Harmonizing the James Webb Space Telescope in Music and Images“. A missão centrou-se em criar um website com um modelo 3D do universo, usando como referência uma representação do sistema solar. Neste modelo, poder-se-ia encontrar vários pontos destacados do resto para representar imagens capturadas pelo JWST. Durante toda a experiência o utilizador é rodeado por música original e ao clicar em cada uma destas imagens, seria reproduzida efeito sonoro/excerto musical gerado com base na imagem em si.

Embora tivessem explorado algumas técnicas de conversão de imagem em áudio, no final, decidiram criar as próprias músicas inspiradas em 3 imagens que consideram particularmente cativantes, capturadas pelo JWST.

A equipa recebeu uma bolsa de estudos para a oferta formativa da Atlântica, com 80 por cento do valor assegurado pela instituição; da Active Space Technologies, o apoio ao desenvolvimento do projeto Cosmic Pathways, mentoria no desenvolvimento de um projeto de fim de curso, estágio de verão na empresa e visita às instalações em Coimbra; e do Município de Oeiras, a participação na próxima Feira de Ciência. Os elementos do grupo vão ter ainda a oportunidade de participar no podcast Science Hub, de serem entrevistados sobre o projeto – com divulgação na página NASA Space Apps –, e de concorrer ao Global Award, contando com mentoria da NASA Space.

Aqui ficam os testemunhos dos nossos vencedores:

“São raras as oportunidades em que posso aliar duas paixões minhas, fazer música e programar, e assim que vi esta oportunidade não a quis largar! Depois de reunir uma equipa e por as nossas ideias em ação, apesar das 3 horas de sono durante esta hackathon, saímos todos de lá com o sentimento de dever cumprido e de coração cheio porque para além de termos ganho a hackathon ficámos orgulhosos do “produto final” a que chegámos. Foi sem dúvida enriquecedor participar numa hackathon que estimulou mais a parte criativa e que deixou espaço para desenharmos o nosso projeto do 0.” – Filipe Gaio

“Foi a minha primeira vez a participar num Hackathon, e foi uma experiência excelente. Apesar de ter sido um fim de semana muito intenso, com muito pouco tempo para dormir, valeu a pena, pois não só aprendemos novas tecnologias para fazer o projeto, mas também assistimos a palestras acerca de exploração espacial, técnicas de apresentação e modelos de negócio, dadas por especialistas da área.” – Henrique Fernandes

“Desde que me lembro que tenho um enorme interesse pelo universo, e com esta incrível competição tive a possibilidade de juntar duas coisas que por vezes podem parecer tão distintas. A atividade foi muito bem dinamizada, tentando sempre aproximar os participantes uns dos outros, para além de palestras formativas enriquecedoras. Em suma um projeto bem desenvolvido que permite aos participantes trabalharem e desenvolverem algo de que se orgulhem e onde se pode dar aso à criatividade” – Miguel Cabral

“Foi uma experiência incrível. Nunca tinha participado em nenhuma competição como esta e gostei muito. Foram dois dias muito divertidos mas também de muito trabalho para completar o máximo do projeto possível. No final, fiquei orgulhoso com o produto final e o desempenho da equipa e claro, muito feliz pelo esforço ter sido recompensado e termos ganho o primeiro lugar.” – Rodrigo Coelho

Posted in Destaque, Notícias.