O BEST Porto promoveu nos dias 26 e 27 de outubro, mais uma edição do SciTeCh, este ano acolhida pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A competição de ciência e tecnologia, que procura desafiar os estudantes da FEUP e da FCUP, estimulando o seu espirito crítico e pensamento criativo, decorreu em dois dias, em duas modalidades diferentes: Team Design e Hackathon.
Na primeira os participantes devem projetar e construir um dispositivo funcional como solução para um problema em tempo limitado e com materiais limitados, que responda de forma adequada às exigências e testes de um problema apresentado. Já na modalidade Hackathon, os desafios propostos podem envolver a otimização de algoritmos para melhorar eficiência, a criação de interfaces de usuário ou a aplicação de inteligência artificial e machine learning para analisar dados e automatizar processos.
Foi nesta última que encontramos a equipa “Kebabs”, composta por estudantes da L.EIC, que alcançou o 1º lugar, num desafio onde tiveram que desenvolver um algoritmo inteligente para gestão de stocks, com foco em eficiência e otimização. Desde a criação de notas de encomenda automatizadas até à análise cuidadosa de dados fornecidos, cada equipa teve a oportunidade de resolver este desafio complexo num contexto próximo da realidade.
Os restantes lugares desta modalidade foram ocupados pelas equipas “Infinity” (formada por estudantes da FEUP e FCUP) e “Marretas” (formada por estudantes da L.EEC (FEUP), da L.EIC e do M.IA (ambos FEUP e FCUP)). Na modalidade Team Design destacamos ainda o 2º lugar da equipa “AMTI”, formada também por estudantes da L.EIC.
Estão todos de parabéns!
Todos os estudantes que participaram na competição terão a creditação de 1,5 ECTS no âmbito do respetivo curso, para além dos prémios e do conhecimento adquirido na semana anterior ao evento, em formações de Pitch, Eletrónica, Ferramentas e IT.