Gonçalo Leão com o melhor pitch no Company’s Day

No passado dia 8 de novembro, o Auditório José Marques dos Santos foi palco do Company’s Day, um evento que se realiza anualmente no âmbito do Programa FEUP Prime, do qual a Águas do Douro e Paiva (AdDP) é parceira desde dezembro de 2020 e que pretende aproximar dinâmicas empresariais, científicas e académicas, entre outras, valorizando assim o talento e o conhecimento produzidos.

Logo a seguir ao painel “O Futuro Inteligente” com as intervenções de Liliana Ferreira (DEI/Fraunhofer Portugal AICOS) e Luis Paulo Reis (DEI/LIACC), foi apresentado por este último o “Pitch Challenge”, um desafio onde quatro estudantes de doutoramento subiram a palco e em alguns minutos descreveram os trabalhos de investigação que desenvolvem.

Gonçalo Leão, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Informática, foi o vencedor do desafio com “Robotic Bin Picking of Flexible Entangled Tubes”, trabalho que faz parte de uma linha de investigação de manipulação robótica de objetos flexíveis e com propensão para se emaranharem. O objetivo concreto deste projeto é ensinar um braço robótico, equipado com um sensor de visão 3D, a remover um item de uma pilha desordenada de ganchos, tubos ou cabos emaranhados, de forma a que não venham mais objetos agarrados (um problema na indústria chamado de “bin picking”). Para isso, Gonçalo está a explorar de que forma podemos usar supervised learning e reinforcement learning para determinar em qual objeto o robô deve agarrar, em que parte do objeto fazer a pega e o movimento a efetuar pelo braço após a pega (por exemplo, para rodar o braço de forma a fazer com que um objeto que tenha vindo agarrado a mais, caia de volta no recipiente).

Sobre o prémio, recebido pelas mãos do Vice Presidente da AdDP, Gonçalo diz-nos que o reconhecimento é para si muito importante pois “representa a valorização de um trabalho que tem sido demorado e muito desafiante”. O prémio mostra que existe uma procura na sociedade e na indústria para este tipo de soluções robóticas, que são úteis em diversos sistemas de produção, por exemplo para o fabrico e instalação de cabos e fios em veículos e eletrodomésticos, e também em sistemas de reciclagem, onde o seu trabalho pode servir de base para um sistema de recolha seletiva de resíduos. O premiado agradece todo o apoio da sua equipa de orientação, composta pelos Professores Armando Sousa, Germano Veiga e Bruno Siciliano, e também do CRIIS, o centro do INESC-TEC onde faz investigação e que que lhe tem dado todos os recursos e suporte necessários para o bom desenvolvimentos do trabalho.

Posted in Destaque, Notícias.