Vestas Award 2024 atribuído a Nuno Costa

No passado dia 23 de novembro, no âmbito da Comemoração Novos Mestres 2024, Nuno Ricardo Teixeira da Costa, recém graduado do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC), subiu a palco para receber o *Vestas Award, um prémio pecuniário de €2 500, que distingue as melhores dissertações de acordo com critérios de inovação, aplicabilidade e relação custo-benefício positiva para a Vestas, líder mundial no setor das energias renováveis para soluções energéticas sustentáveis.

Nuno desenvolveu a tese intitulada “Leveraging Physics-Informed Neural Architectures as Surrogate Models for Space Weather Forecasting”, que aborda as limitações das ferramentas atuais de simulação de magneto-hidrodinâmica (MHD) que, embora eficazes, enfrentam desafios na eficiência computacional e na precisão preditiva. Para superar essas limitações, este trabalho de investigação explora o uso de técnicas avançadas de aprendizagem automática, especificamente Arquiteturas Neuronais Informadas em Física, como Redes Neuronais Informadas em Física (PiNNs) e Operadores Neuronais Informados em Física (PiNOs), para criar modelos substitutos aos simuladores de vento mais avançados e dispendiosos, que equilibrem a eficiência computacional e a precisão física.

Este trabalho de investigação, que recebeu uma classificação de 20/20, foi orientado pelo Professor André Restivo (DEI) e coorientado pela doutoranda Filipa Barros (FCUP) sobre os quais diz “estou muito grato por me terem apoiado ao longo desta jornada, demonstrámos a proeza desta abordagem, com os nossos modelos substitutos a serem já utilizados em ambientes operacionais!”.

Nuno termina o seu percurso académico na FEUP tal como começou, com distinção, quando no final do seu 1º ano recebeu o “Prémio Incentivo da Universidade do Porto”, atribuído aos estudantes que terminam o seu 1º ano de curso com as melhores classificações.

Mas nem só de estudo se fez o seu percurso. Nuno foi membro ativo dos núcleos estudantis NIAEFEUP e JuniFEUP, onde teve a oportunidade de desenvolver atividades extra curriculares que contribuíram para o seu desenvolvimento, e monitor em quatro unidades curricular ao longo de  dois anos.

*O prémio é atribuído, anualmente, a um recém-graduado do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M.EEC), do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC) e do Mestrado em Engenharia Mecânica (M.EM) da FEUP, cuja média final de curso e classificação da dissertação de Mestrado não sejam inferiores a 16 e 18 valores, respetivamente, para o M.EEC e M.EIC, e 15 e 18 valores, respetivamente, para o M.EM. + info

Posted in Destaque, Notícias.