No passado dia 15 de novembro a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior acolheu o IEEE Engineering Day, evento anual organizado pela Secção Portuguesa do IEEE, que celebra as conquistas da engenharia em Portugal. Este ano o tema “Shaping the Next Generation of Data Centers and Connectivity” trouxe à Covilhã a reflexão sobre o papel vital da engenharia na definição do futuro das infraestruturas digitais e da conetividade.
O evento terminou com o esperado momento do anúncio dos vencedores do IEEE Portugal MSc Outstanding Awards, um prémio que visa reconhecer as teses de mestrado mais inovadoras e originais, que exploram tópicos dentro das áreas técnicas e cientificas representadas pelo IEEE, e que este ano assinala a sua 5ª edição.
Nuno Costa, recém graduado do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC), foi um dos galardoados com a tese intitulada “Leveraging Physics-Informed Neural Architectures as Surrogate Models for Space Weather Forecasting”, que propõe modelos que representam um avanço significativo para a previsão operacional em tempo real do clima espacial, oferecendo previsões mais rápidas e fiáveis, essenciais para mitigar os impactos do clima espacial na tecnologia moderna.
No domínio da previsão do clima espacial, a modelação precisa dos perfis do vento solar é crucial devido à sua influência significativa na magnetosfera da Terra e, consequentemente, nas operações de satélites, segurança de astronautas e sistemas de comunicação. Esta tese aborda as limitações das ferramentas atuais de simulação de magneto-hidrodinâmica (MHD) que, embora eficazes, enfrentam desafios na eficiência computacional e na precisão preditiva. Para superar essas limitações, este trabalho investigativo explora o uso de técnicas avançadas de aprendizagem automática, especificamente Arquiteturas Neuronais Informadas em Física, como Redes Neuronais Informadas em Física (PiNNs) e Operadores Neuronais Informados em Física (PiNOs), para criar modelos substitutos que equilibrem a eficiência computacional e a precisão física.
Este trabalho de investigação, que recebeu uma classificação de 20/20, foi orientado pelo Professor André Restivo (DEI) e coorientado pela doutoranda Filipa Barros (FCUP) sobre os quais diz “estou muito grato por me terem apoiado ao longo desta jornada, demonstrámos a proeza desta abordagem, com os nossos modelos substitutos a serem já utilizados em ambientes operacionais!”.
Nuno foi também contemplado com o Vestas Award 2024, entregue na Comemoração Novos Mestres no passado dia 23 de novembro.