Arranque do ‘FEUP Boost Engineering’

Foi lançado oficialmente o novo programa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o “FEUP Boost Engenharia”, direcionado às escolas secundárias, oferecendo-lhes a possibilidade de aderir às atividades que fazem parte do cardápio deste projeto.
Falamos de mais de 40 atividades, distribuídas por oficinas/workshops (atividades para os jovem colocarem a “mão na massa” em atividades de aplicação em contexto real) e as engi talks (palestras temáticas sobre tópicos da atualidade abordados do ponto de vista da Engenharia).

E o que deseja a FEUP com esta iniciativa? – “Levar às escolas conceitos de áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e promover o debate sobre assuntos da atualidade. Disponível ao longo do ano, o programa pretende fomentar, junto dos mais jovens, a sensibilização para a cultura científica e tecnológica”, escreve Álvaro Paralta, da Talent Unit, no artigo de divulgação do programa.

Serão várias as áreas abordadas nestas atividades, entre as quais encontramos, por exemplo, as alterações climáticas, energias renováveis, economia circular, internet das coisas e a inteligência artificial.

No DEI foram vários os docentes e investigadores mobilizados para a missão de fomentar a curiosidade nestes jovens, e mostrar-lhes que o conhecimento e a tecnologia resolvem problemas, por vezes bem complexos. Carlos Soares, Diana Sousa, Lázaro Costa e Luis Paulo Reis, oferecem , respetivamente: A Inteligência Artificial (Ir)Responsável, Código STEM: decodifica, joga e aprende!, Inteligência Artificial e Inteligência Artificial e Robótica: Desafios e Oportunidades.

Segundo Luís Paulo Reis (DEI), “o FEUP Boost Engenharia proporciona aos alunos uma excelente oportunidade para contactarem diretamente com áreas científicas avançadas, enriquecer a sua formação e identificar interesses e aptidões em fases precoces da sua vida. As atividades vão permitir o desenvolvimento de competências essenciais como o trabalho colaborativo, a resolução de problemas complexos, a utilização de tecnologias emergentes e a capacidade de adaptação a contextos inovadores, fundamentais para enfrentar os desafios do futuro”. É esta a sua convicção, bem visível nas palestras que tem vindo a proferir ao longo dos anos, divulgando as áreas STEM como determinantes para a sociedade que se deseja construir.

Todas as escolas secundárias são elegíveis, podendo submeter a sua inscrição nas atividades propostas no website FEUP Escolas.

Posted in Destaque, Notícias.