Provas de Doutoramento em Media Digitais (PDMD): ”Emotion-driven Physiological Actor Dynamics For Interactive Theatre Sound”

Candidato

Luís Alberto Teixeira Aly

Data, Hora e Local

22 de julho, às 14:00, na Sala de Atos da FEUP

Presidente do Júri

Doutor António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Vogais

Doutor Javier Enrique Jaimovich Fernández, Professor Associado do Departamento de Sonido da Facultad de Artes da Universidad de Chile, Chile;
Doutor William Ruddock Primett, Postdoctoral Researcher da School of Digital Technologies da Tallinn University, Estónia;
Doutora Carla Maria de Jesus Montez Fernandes, Investigadora Principal do Instituto de Comunicação (ICNOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
Doutor Rui Pedro Amaral Rodrigues, Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
Doutor Gilberto Bernardes de Almeida, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Orientador).

A tese foi coorientada pelo Professor Hugo Plácido da Silva, do Instituto Superior Técnico.

Resumo

Esta tese, intitulada ’Emotion-driven Physiological Actor Dynamics for Interactive Theatre Sound,’embarca numa jornada exploratória na integração de respostas emocionais expressas por sinais fisiológicos e design de som no teatro. Esta pesquisa investiga a complexa relação entre os estados emocionais dos atores e os respetivos sinais fisiológicos, explora o impacto do som gerado a partir de dados fisiológicos na expressão emocional e agência dos atores, e examina como esta integração pode redefinir narrativas teatrais tradicionais. O estudo examina as experiências e percepções dos atores recorrendo a metodologias qual itativas e quantitativas. Utiliza grupos de foco, estudos observacionais, sensores fisiológicos e inquéritos para capturar e analisar os sinais fisiológicos e o feedback dos atores. Esta abordagem permite uma compreensão matizada da interação entre os aspectos fisiológicos e emocionais da atuação, lançando luz sobre como os atores incorporam e transmitem emoções complexas através das suas performances. Uma contribuição empírica crucial desta pesquisa é o dataset DECEIVER, que compreende um extensivo arquivo de gravações fisiológicas. Estas gravações fornecem informações valiosas sobre a consistência e variabilidade da expressão emocional em ambientes de performance teatral. Este conjunto de dados é de interesse para investigadores e profissionais da área na compreensão da reação entre expressão emocional e respostas fisiológicas em teatro. Além disso, a tese apresenta uma análise histórica abrangente do uso de sensores fisiológicos em música interativa, abrangendo o período de 1965 a 2023. Esta visão histórica não apenas traça a evolução tecnológica neste domínio, mas também prepara o terreno para entender as tendências atuais e os desenvolvimentos futuros. Ela contextualiza a pesquisa na trajetória mais ampla dos avanços tecnológicos, destacando as mudanças incrementais e, por vezes, revolucionárias que moldaram o estado atual dos sistemas de música interativa. A tese introduz uma taxonomia empírica e funcional para Sistemas Musicais Interativos impulsionados por sinais fisiológicos. Esta taxonomia representa uma contribuição significativa para o design e aplicação de Sistemas Musicais Interativos, fornecendo um quadro estruturado que pode guiar desenvolvimentos futuros no campo. Ela categoriza diferentes abordagens e metodologias na integração de dados fisiológicos em design de som, oferecendo uma compreensão abrangente do potencial e das limitações destes sistemas. A pesquisa também envolve o desenvolvimento de um protocolo experimental projetado para analisar os correlatos fisiológicos de valência emocional e excitação na atuação. Um sofisticado conjunto de ferramentas de software para processamento de dados complementa este protocolo. O design do protocolo sublinha a eficácia da elicitação em despoletar estados emocionais específicos e destaca a complexidade da expressão emocional em atores de teatro. Este aspecto da pesquisa fornece um modelo metodológico para futuros estudos que visam explorar temas e questões semelhantes. Biosignal Processing Toolbox, uma ferramenta de software para operações em tempo real que integra sinais fisiológicos com som, é central para o desenvolvimento do estudo. A Biosignal Processing Toolbox possibilita a criação de som de forma dinâmica e responsiva que interage com os atores, potenciando a expressão emcional através do som, e a narrativa teatral. A Biosignal Processing Toolbox está equipada para lidar com vários sinais fisiológicos, como eletromiografia, eletrocardiografia e atividade eletrodérmica, cada um oferecendo oportunidades e desafios únicos para a sonificação. A versatilidade da A Biosignal Processing Toolbox reside na sua capacidade de se adaptar e responder a diferentes entradas fisiológicas, tornando-o uma ferramenta eficaz para designers de som no teatro. Uma parte significativa da pesquisa foi um projeto tecno-artístico colaborativo, que utilizou o teatro de Samuel Beckett como pano de fundo. Este projeto levou ao desenvolvimento de um protótipo para um Sistemas Musicais Interativos impulsionado por sensores fisiológicos. Este projeto explorou as possibilidades transformadoras da integração de sensores fisiológicos e tipologias de gestos no teatro, oferecendo novas perspectivas sobre o desenvolvimento de personagens e a construção narrativa. O projeto demonstrou o potencial desta tecnologia para trazer uma nova dimensão às performances teatrais, permitindo uma experiência mais imersiva e interativa tanto para atores quanto para diretores artísticos. Apesar da sua natureza inovadora, a pesquisa reconhece os desafios e limitações de tais integrações tecnológicas. Estes incluem questões como a necessidade de processamento de dados em tempo real, a necessidade de calibração do sistema específico para cada ator, restrições técnicas e financeiras, requisitos de treino para atores e equipes de produção, garantindo o conforto e discrição dos sensores durante as performances, considerações éticas relacionadas ao uso de dados fisiológicos e a interpretação subjetiva de tais dados em contextos artísticos. Em conclusão, esta tese contribui para os estudos teatrais e para a arte de mídia interativa e fornece novas perspectivas para o design de som e treinamento de atores e contribui para o discurso mais amplo sobre a interseção da tecnologia com a arte.

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