Mestre do MIEIC à conquista de Marte

Henrique Ferrolho, que concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação em 2017, está na Escócia a desenvolver o software para a “Valkyrie”, um robot humanóide, que vai ajudar os humanos a instalarem-se em Marte. Depois de abraçar o programa ERASMUS +, na School of Informatics, em Edimburgo, e pelo seu potencial demonstrado, foi convidado a elaborar a sua tese de mestrado com base na programação do robot da NASA. Apesar da robótica não ser a sua área de especialização, e de não estar à espera do convite, aceitou sem hesitar.

Além de ter a oportunidade de programar um robot tão único como a “Valkyrie”, o mestre da FEUP recebeu entretanto outra boa notícia: conquistou a única vaga de doutoramento em robótica na Universidade de Edinburgh para estudantes europeus (apesar de existirem cinco vagas, quatro estão reservadas para estudantes do Reino Unido e apenas uma para estudantes europeus). Este programa doutoral é proporcionado por duas universidades em colaboração – a Heriot-Watt University e a University of Edinburgh – e permitiu que Henrique fique isento de propinas e receba cerca de 65 mil euros de financiamento para se focar no robot durante os próximos quatro anos.

Posted in Notícias.