Faculdade de Engenharia acolheu Assembleia Geral do TICE.PT

Foi a primeira Assembleia Geral sob a presidência da Universidade do Porto (U.Porto) da Associação do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica – TICE.PT e decorreu no passado dia 14 de julho, na Faculdade de Engenharia (FEUP). A iniciativa foi presidida por Gil Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, indigitado para representar a U.Porto nesta associação desde dezembro de 2019.
Constituído em 2008, e com sede em Aveiro, o TICE.PT envolve e mobiliza atores relevantes em todo o país, em particular nas regiões de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa, abrangendo toda a cadeia de valor na área das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.
Entre os objetivos da plataforma inclui-se o de garantir e promover as interfaces entre o mundo académico (representado por universidades e institutos de I&D) e o mundo dos negócios (representado pelos associados e também através de redes, em especial das PME, representado por suas associações).
O TICE.PT detém o certificado Gold Label of the European Cluster Excellence Initiative atribuído pelo European Secretariat for Cluster Analysis (ESCA), fazendo parte dos 107 clusters europeus com este certificado (deste conjunto apenas 10 são da área do ICT).
Por Raquel Pires / FEUP