A Mostra da U.Porto está de regresso e de 21 a 24 de abril pode ser visitada no Pavilhão Multiusos de Gondomar

A 19.ª edição da Mostra da Universidade do Porto decorre até dia 24 de abril no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Com entrada e transporte gratuitos, espera-se uma grande afluência de visitantes que serão recebidos por estudantes, docentes e técnicos das várias faculdades da U.Porto e Centros de Investigação.

Através das dezenas de stands, os mais curiosos poderão experimentar inúmeras atividades interativas e conhecer assim a oferta formativa dos cursos de licenciatura e mestrado.

Os estudantes que pensam candidatar-se ao Ensino Superior e suas famílias terão a oportunidade de assistir a várias sessões de esclarecimento e no domingo haverá sessões especiais sobre a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior e sobre os apoios sociais a que poderão candidatar-se.

Este ano a Mostra traz-nos uma novidade, sessões LIVE que podem ser assistidas aqui.

No stand de engenharia informática os visitantes encontrarão estudantes motivados e disponíveis para responder a todas as dúvidas relacionadas com a Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática e Computação e serão desafiados a experimentar alguns Jogos Sérios desenvolvidos no âmbito de unidades curriculares destes cursos:

Quantik é um jogo de tabuleiro estratégico. A lógica do jogo é desenvolvida com o software SICStus Prolog tendo sido posteriormente adicionada uma interface gráfica 3D. Existem diferentes cenas, luzes e câmaras que tornam o ambiente mais rico. Existem 3 modos de jogo diferentes que podem ser escolhidos: player vs player, player vs bot e bot vs bot. É ainda possível anular jogadas e ver o filme do jogo quando este acaba.

Cromoparty é um jogo desenvolido em C e Assembly. É baseado no famoso conceito de jogo “Dance Dance Revolution”, mas com algumas referências didáticas de biologia, nomeadamente ao processo de mitose. O seu principal objetivo foi implementar/lidar com operações de I/O no MinixOS de diversos dispositivos como teclado, rato, placa gráfica, etc.

O Nudge é um jogo estratégico de tabuleiro para duas pessoas. A lógica do jogo é desenvolvida com o software SICStus Prolog tendo sido posteriormente adicionada uma interface gráfica 3D. Existem diferentes cenas, luzes e câmaras que tornam o ambiente mais rico. Existem 3 modos de jogo diferentes que podem ser escolhidos: player vs player, player vs AI e AI vs AI. É ainda possível anular jogadas e ver a repetição do jogo quando este acaba.

A Grace é robô de telepresença que serviria de anfitrião na conferência OpenCx na FEUP a realizar em 2020, mas que não se chegou a realizar devido à pandemia de Covid 19. O robô pode ser controlado por um Raspberry Pi a correr sobre Robot Operative System (ROS). Para controlar o robô remotamente, foi desenvolvida a GraceVision, uma aplicação em Flutter para iOS e Android que também permite ter acesso à câmara instalada.

Toda a informação sobre a Mostra e respetiva programação pode ser consultada aqui.