Ana Inês Barros e Diana Freitas do M.EIC distinguidas com Bolsas de Mérito da E-Redes

E-REDES Top Women Scholarship é um programa de bolsas destinado a agraciar jovens mulheres finalistas de mestrado nas áreas da Engenharia Eletrotécnica e da Informática, com o objetivo de encorajar um aumento do número de mulheres que optam pelo setor tecnológico, onde ainda persistem desequilíbrios de género.

“Estamos empenhados em promover a plena participação e a igualdade de oportunidades na nossa organização, mas também em apoiar e alargar a outras áreas tecnológicas” pode ler-se na página web da E-Redes, principal operador da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal Continental das redes de alta, média e baixa tensão.

Em cerimónia pública no dia 6 de dezembro, foram conhecidas na Central Tejo, em Lisboa, as 15 vencedoras da 1º edição do programa, onde estão incluídas as estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e Computação, Ana Inês Oliveira de Barros e Diana Cristina Amaral de Freitas.

À conversa com a Ana Inês contou-nos que não estava à espera da notícia que tinha ganho este prémio. “Fiquei muito feliz de ver o meu empenho e trabalho a ser reconhecido e é uma honra estar entre as melhores estudantes de engenharia. Ser uma das vencedoras desta edição motiva-me a continuar a mostrar o meu valor como mulher na engenharia. Também estou entusiasmada pelo futuro, para poder conhecer melhor a E-Redes, o resto das vencedoras e por finalmente a começar a minha carreira como engenheira da FEUP. Estou pronta e motivada para desenvolver novas ideias que contribuam para a área de engenharia e gostaria de agradecer à E-Redes e à minha família, amigos e professores que me apoiaram e ajudaram ao longo deste percurso”, partilha a estudante que em breve iniciará a fase final do mestrado com uma dissertação na área da engenharia de software.

Diana Freitas, também estudante do 2º ano do M.EIC, partilha que ter sido uma das vencedoras da E-redes Top Women Scholarship é um incentivo para continuar a lutar pelos seus objetivos académicos e profissionais. “Esta pequena conquista foi fruto de um esforço contínuo e também da prestabilidade dos professores para esclarecer questões e do espírito de entreajuda entre colegas. Este prémio, em particular, reflete o potencial das mulheres no setor tecnológico, onde acredito que as nossas capacidades, opinião e método de trabalho não são ainda devidamente valorizadas. Traz ainda a possibilidade de participar num programa de mentoring, que me pode ajudar a preparar-me para a próxima etapa que aí vem”, afirma com entusiamo.

Todas as vencedoras deste prémio que tem valor pecuniário de 2 mil euros e a oportunidade de participação em programas de mentoria e estágios, podem ser conhecidas aqui.