Sofia Vieira Pinto na 10ª edição do Heidelberg Laureate Forum

O 10º Heidelberg Laureate Forum teve lugar de 24 a 29 de setembro na Alemanha e reuniu algumas das mentes mais brilhantes da matemática e das ciências da computação. Nesta conferência, 200 jovens investigadores nas áreas da matemática e ciências da computação, cuidadosamente selecionados, passam uma semana a interagir com os laureados destas disciplinas: galardoados com os Abel Prize, ACM A.M. Turing Award, ACM Prize in Computing, Fields Medal, IMU Abacus Medal e o Nevanlinna Prize. Criado em 2013, o HLF é organizado anualmente pela Heidelberg Laureate Forum Foundation (HLFF).

Com um programa científico e social, a plataforma do HLF foi especialmente concebida para iniciar o intercâmbio entre os participantes. Os laureados proferem palestras sobre temas da sua escolha, dirigidas principalmente aos jovens cientistas participantes. Estas conferências devem ser o ponto de partida para debates intensivos entre os laureados e os jovens investigadores durante o fórum. Isto significa que o Fórum não é uma conferência científica clássica, mas um evento de ligação em rede destinado a motivar e inspirar a próxima geração de cientistas. Proporcionar um espaço para que as ideias tomem forma e evoluam é o que define o objetivo subjacente ao Fórum.

No grupo destes jovens investigadores encontramos Sofia Vieira Pinto, estudante do 3º ano da L.EIC, selecionada para participar neste fervoroso encontro. “Foi sem dúvida das semanas mais memoráveis da minha carreira até ao momento”, diz-nos Sofia já de regresso à FEUP. “Não há como descrever em meras palavras todos os contactos, conversas e até amizades que se desenrolaram ao longo destes dias. Tive a oportunidade de contactar com inúmeros galardoados e ouvir histórias de vida de quem já tem muitas páginas para contar. Foi um período de aprendizagem, desenvolvimento e realização pessoal como nunca senti. Ainda parece um sonho tornado realidade”, conclui a nossa promissora estudante.

Posted in Destaque, Notícias.