NCGM na 10ª edição da Comic Con Portugal

A Exponor recebeu de 21 a 24 de março a 10ª edição da Comic Con Portugal, o “maior evento Ibérico de Cultura Pop”. Os 200 mil metros quadrados receberam stands e aficionados para quem as histórias aos quadradrinhos já não são suficientes e por isso aguardam ansiosamente todos os anos por esta grande festa de cosplayers para “serem o que quiserem”.

Nesta edição o NCGM – Núcleo de Computação Gráfica e Multimédia foi convidado a integrar o programa e subiu dia 22 ao Gaming Stage, para juntamente com os seus colegas de painel, responder à questão: “Como Iniciar a Carreira na Indústria dos Videojogos?“.

António Matos, dirigente associativo do NCGM e líder das Game Dev Meets, Teresa Matos, Developer na Mindera Gaming e docente convidada do DEI, e André Oliveira Santos, Cinematic Artist da Saber Interactive Porto, partilharam o palco e debateram os métodos mais eficazes de entrar na indústria do desenvolvimento de videojogos, particularmente para os jovens. Tópicos como a aquisição de competências básicas na área, a importância da construção de uma rede de contactos, permitindo a formação de uma equipa adequada, a elaboração de um portfólio sólido e até mesmo a receção e interpretação de feedback, especialmente quando este é desfavorável, dominaram a conversa que passou ainda pela discussão do estado atual da indústria produtora de videojogos em Portugal e as estratégias que um novo developer pode adotar para aumentar a visibilidade do seu trabalho perante o público e ser reconhecido pelas empresas preestabelecidas no setor.

Perguntamos a Teresa Matos quais os conselhos que daria a quem deseja iniciar carreira na área e a resposta foi assertiva: ”Ter curso é sem dúvida relevante mas é vital ir criando ligações na área, mesmo que apenas na própria instituição para começar. Participar em game jams e outros eventos similares, ter um portefólio com projetos completos (mesmo que sejam tutoriais online) e ir aos game dev meets onde estão presentes habitualmente pessoas da indústria, é essencial como primeiros passos.”

O NCGM partilhou connosco o seu entusiasmo que se espelha em publicação nas suas redes sociais: “Por último, queremos agradecer à COMIC CON PORTUGAL OFICIAL e à Associação de Produtores de Videojogos Portugueses por esta oportunidade, bem como a todos os que estiveram presentes na sessão. Esperamos poder continuar o nosso trabalho de apoiar pequenos desenvolvedores de jogos, e a criar meios para exposição e networking.”

Ainda nesta edição da Comic Con Portugal destacamos a participação de Rui Rodrigues, docente do DEI, no Podcast 90 segundos de Ciência com o tema “A Ciência dos Videojogos” que ficará disponível brevemente na plataforma do programa: https://www.90segundosdeciencia.pt.

Posted in Destaque, Notícias.