Núcleo ACM FEUP a postos para mais uma edição da Universidade Júnior

No dia 1 de julho arrancou a 17ª edição da Universidade Júnior que conquistou milhares de jovens oriundos de Norte a Sul do país, ilhas e estrangeiro e, durante uma ou mais semanas, participarão em inúmeras atividades de descoberta que lhes permitirão experimentar o ambiente académico e conviver com estudantes universitários, recém-licenciados, jovens investigadores e professores.

No DEI, através da coordenação do núcleo ACM FEUP e da supervisão dos docentes Pedro Diniz e André Restivo, serão recebidos 99 jovens do ensino secundário (10º e 11º anos), ao longo das das 4 semanas de julho .

Em cada uma das 4 semanas os jovens estudantes serão acompanhados por 4 monitores do núcleo ACM FEUP, com o objetivo de introduzir os participantes ao pensamento computacional e à programação. Os participantes irão começar por trabalhar com programação em blocos e depois transitar para programação em Python. Com este conhecimento, terão a possibilidade de programar um robô, criar um jogo, construir uma aplicação de reconhecimento de objetos e aprender mais sobre várias áreas da informática, como a Web e a IA.

Mas os monitores não se esquecem que os jovens participantes estão de férias e, pelo que nos conta Filipe Correia, presidente do núcleo, muitas atividades extra estão a ser preparadas como escape rooms, jogos de tabuleiro, caças ao tesouro e iniciativas de quebra-gelo, de forma a promoverem o trabalho em grupo e as capacidades interpessoais. No final de cada projeto de informática, serão incentivados a realizar pequenas apresentações para reforçar este mesmo objetivo.

Esta atividade, na sua segunda edição, torna-se assim uma das atividades assinatura do núcleo ACM FEUP, permitindo aos jovens do secundário experimentar o ambiente universitário num ambiente descontraído e informal.

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.