Candidato:
Alexandre Resende Clément
Data, Hora e Local:
5 de junho de 2025, 14:30, Sala de Atos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Presidente do Júri:
Doutor António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Vogais:
Doutor Marcelo Mortensen Wanderley, Professor Catedrático do Departmento de Music Research da Schulich School of Music da McGill University, Canadá;
Doutor Damián Keller, Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre, Brasil;
Doutora Sofia Carmen Faria Maia Cavaco, Professora Auxiliar do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa;
Doutor Rui Pedro Amaral Rodrigues, Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
Doutor Gilberto Bernardes de Almeida, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Orientador).
A tese foi coorientadada pelo Doutor Rui Luis Nogueira Penha, Professor Coordenador na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto.
Resumo:
“Esta tese explora o potencial da utilização de dispositivos móveis como ferramentas para a interação e performance participativa com instrumentos musicais digitais. Orientada pelos princípios da música ubíqua e interação intuitiva, esta investigação analisa de que forma os dispositivos móveis podem ser apropriados para resolver desafios e criar oportunidades na criação musical contemporânea, através de abordagens participativas, mapeamento gestual e feedback multimodal. O núcleo deste trabalho é constituído por três experiências. A primeira descreve e avalia um sistema permitindo a participação de públicos de grandes dimensões em performances multimédia. Destaca a possibilidade de utilização destes dispositivos para envolver os utilizadores e promover a colaboração, revelando também desafios no design de interações intuitivas para participantes inexperientes. A segunda experiência examina de que forma os utilizadores representam instintivamente parâmetros musicais básicos – como afinação, duração e amplitude – através de mapeamento gestual, e o impacto da sua experiência musical nas estratégias de interação escolhidas. A terceira centra-se no estudo da influência do feedback multimodal, combinando modalidades auditivas, visuais e hápticas, em tarefas de afinação musical de notas. Os resultados reforçam a necessidade de elaborar diretrizes padronizadas para a interação e de integrar feedback multimodal, de forma a tornar os instrumentos digitais musicais mais acessíveis e intuitivos. A experiência 1 mostrou que a ausência de um modelo de interação unificado limita o envolvimento intuitivo, realçando a necessidade de padronização que equilibre criatividade individual e intenção colectiva. A experiência 2 encontrou preferências claras do utilizador para mapeamentos de gestos de início, afinação e duração de notas musicais, ancorados na familiaridade cultural e sustentando a importância de manter o design associado ao contexto. A experiência 3 mostrou que, embora o feedback multimodal demonstre pouco efeito imediato na precisão na afinação de notas musicais, melhorou a confiança do utilizador e pode ajudar na aprendizagem a longo prazo. Esta investigação contribui para a compreensão de como os dispositivos móveis podem apoiar as práticas musicais participativas e criativas, promovendo o desenvolvimento de ferramentas musicais inclusivas, fáceis de usar e versáteis.”