Candidato:
Diogo Miguel Filipe Cocharro
Data, Hora e Local:
22 de julho de 2025, 15:00, Sala de Atos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Presidente do Júri:
Doutor António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Vogais:
Doutor Matt Chiu, Assistant Professor of Music Theory at the Conservatory of Performing Arts at the Baldwin Wallace University, EUA;
Doutor Daniel Gómez-Marín, Profesor del Departamento de Diseño e Innovación de la Escuela de Tecnología, Diseño e Innovación de la Facultad Barberi de Ingeniería, Diseño y Ciencias Aplicadas de la Universidad Icesi, Colombia;
Doutora Sofia Carmen Faria Maia Cavaco, Professora Auxiliar do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa;
Doutor Sérgio Reis Cunha, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
Doutor Gilberto Bernardes de Almeida, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Orientador).
A tese foi coorientada pelo Doutor Rui Luis Nogueira Penha, Professor Coordenador da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo.
Resumo:
A música é inerentemente uma manifestação temporal, e o ritmo é um componente crucial dela. Enquanto o ritmo pode existir sem melodia ou harmonia, estas últimas não podem existir sem o ritmo. No entanto, o ritmo é uma disciplina frequentemente menos estudada em comparação com a harmonia. A afinidade rítmica é um conceito musical que descreve a relação natural e agradável entre dois ou mais padrões rítmicos. Trata-se de quando esses padrões, mesmo que complexos ou aparentemente díspares, criam uma sensação de coesão e fluidez em vez de dissonância ou conflito. Esta afinidade pode surgir de vários fatores, como motivos rítmicos partilhados, estruturas rítmicas complementares ou um pulso subjacente forte que unifica as diferentes camadas. Estudiosos da música começaram recentemente a investigar estes fenómenos, particularmente o trabalho seminal de Harald Krebs sobre Dissonância Rítmica, que contribuiu com um quadro abrangente para compreender e categorizar a dissonância métrica na música, ou o trabalho de Godfried T. Toussaint, que discute vários métodos para medir a similaridade rítmica, oferecendo perspectivas sobre as inter-relações estruturais entre diferentes ritmos. Um estudo recente investigou o comportamento de métricas típicas de similaridade rítmica em diferentes géneros. As principais conclusões revelaram que a similaridade varia dentro de um intervalo limitado entre géneros e instrumentos. Esta análise sistemática abriu a discussão e pesquisa sobre o conceito de compatibilidade rítmica, enfatizando a necessidade de compreendê-la como um conceito distinto da similaridade rítmica. Conjuntamente, isso proporcionou condições para estudos subsequentes e abriu novas perspetivas para reunir conceitos relacionados à afinidade rítmica. O espaço da Transformada Discreta de Fourier (DFT) tem sido amplamente aplicado na harmonia para criar espaços de altura, mostrando grande potencial para mapear todos os tipos de configurações de alturas correspondentes às perceções humanas de alturas, acordes e tonalidades, bem como aos princípios da teoria musical como distâncias. A sua aplicação no ritmo tem sido geralmente limitada somente a padrões rítmicos ou dentro do contexto de uma peça musical, não como um espaço rítmico multimétrico que abrangente a todo o espectro de ritmos. Este estudo investiga o potencial da DFT como um espaço rítmico multimétrico para explorar afinidades rítmicas, focando especificamente na categoria de dissonância de agrupamento. Este fenómeno relaciona-se com práticas frequentemente encontradas na composição musical, como poli-metria, poli-ritmos, hemiolas e quiálteras, que permitem a sobreposição de padrões rítmicos que, em princípio, apresentam baixa similaridade entre si, mas que são percecionados como agradáveis enquanto dissonância combinada. O exemplo mais conhecido é o de três contra dois. O objetivo principal é analisar e criar padrões rítmicos examinando similaridade e dissonância no espaço. A nossa abordagem centra-se em estratégias para representar ritmos no domínio do tempo e as suas implicações no domínio da frequência. Constatámos que cada método tem capacidades distintas para captar similaridade e dissonância, podendo ser usado para diversos propósitos musicais.