A equipa conjunta das Universidades do Porto (FCUP/FEUP) e de Aveiro consagrou-se campeã mundial de Futebol Robótico Simulado pela quarta vez consecutiva, ao vencer a final da liga RoboCup Soccer (3D Simulation League), da RoboCUP 2025, realizada de 15 a 21 de julho na cidade de Salvador, Brasil.
À semelhança da final de 2024, a equipa FC Portugal 3D venceu a equipa alemã magmaOffenburg, da Universidade de Offenburg, por 4-1, um resultado expressivo que destaca a equipa portuguesa das restantes equipas em competição.
A equipa que subiu ao pódio reúne uma comunidade altamente especializada das Faculdades de Ciências e Engenharia, entre estudantes, graduados e docentes. Contribuíram decisivamente para esta vitória Luís Paulo Reis (docente do DEI, diretor do LIACC e codiretor da L:IACD), Pedro Mota (bolseiro de investigação na FEUP e estudante de doutoramento na FCUP), os mestrandos do M.IA Francisco Silva e Tomás Azevedo (licenciados em IACD), Eduardo Portugal (alumnus L.EIC e atual mestrando do M.EIC) e Nuno Lau (docente da Universidade de Aveiro).
O sucesso desta equipa é comprovado com os 30 prémios internacionais alcançados, tendo inspirado a publicação de mais de 100 artigos científicos em revistas e conferências indexadas ao longo dos seus 25 anos de existência.
Segundo Ubbo Visser, Presidente da Administração, está a ser escrito um novo capítulo da RoboCup, numa era em que o campo da robótica e da IA está a avançar a um ritmo sem precedentes. Ubbo Visser afirma que “o surgimento de uma nova geração de robôs, métodos de IA e tecnologias é uma oportunidade histórica única. A RoboCup aproveita esta oportunidade para continuar a liderar. Por isso, introduzimos mudanças nas competições internacionais da RoboCup, que é a nossa janela para o mundo. Nós unimos todos os avanços de todas as ligas de futebol numa única entidade focada no futebol de robôs humanoides. Avançamos o estado da arte em robótica e IA introduzindo robôs humanoides para aplicações de uso geral, incluindo as ligas @home, work e rescue;…”
Deste lado continuaremos a aplaudir os sucessos da equipa portuguesa, desejando que sirvam de inspiração a novas gerações.
