A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolheu, entre 26 e 28 de setembro, a 14.ª edição da GNU Tools Cauldron, uma conferência técnica de referência mundial dedicada à GNU Toolchain e às ferramentas de desenvolvimento open source associadas.
Este encontro internacional decorreu pela primeira vez em Portugal e reuniu cerca de 140 participantes vindos de mais de uma dúzia de países, incluindo Canadá, Alemanha, República Checa, Reino Unido, Irlanda, Portugal, Países Baixos, França, Índia, Estados Unidos, Bélgica, China, África do Sul e Brasil.
Um evento com história e impacto global
Criada em 2012, a GNU Tools Cauldron tem sido organizada anualmente, passando por algumas das universidades mais prestigiadas do mundo, como a University of Cambridge (Reino Unido), a Charles University (República Checa) e a University of Manchester (Reino Unido), chegando agora à Universidade do Porto. Ao longo da sua história, o evento já teve lugar em cidades como Mountain View, Praga, Cambridge, Manchester, Hebden Bridge, Montreal e Porto. A realização da conferência em parceria com instituições de ensino superior tem como objetivo reforçar a ligação entre a comunidade internacional de desenvolvimento open source e o meio académico, promovendo o envolvimento direto de estudantes e investigadores.
Esta conferência técnica foca-se na GNU Toolchain — que inclui ferramentas fundamentais, como gcc e gdb, e utilitários e bibliotecas, como binutils e glibc — e em projetos associados (ltrace, poke, systemtap, valgrind, entre outros). Trata-se de um ecossistema crítico para a maior parte das distribuições Linux de referência (AlmaLinux, CentOS Stream, Debian, Fedora, Gentoo, RHEL, Rocky Linux, SUSE, Oracle Linux), desempenhando um papel central na cadeia global de fornecimento de software open source seguro.
Colaboração entre indústria e academia
A edição de 2025 contou com o apoio do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP, como coorganizador, aproximando a comunidade académica das pessoas que contribuem para a GNU toolchain e para outros software open source. Durante três dias, desenvolvedores de software, investigadores, professores universitários, engenheiros e estudantes tiveram oportunidade de assistir a apresentações e debates liderados por especialistas internacionais na área de compiladores, toolchains e normalização de linguagens software.
Os participantes incluem colaboradores ativos em organismos de definição de normas internacionais, como ISO C, ISO C++, DWARF, OpenMP, POSIX/IEEE e Rust, contribuindo diretamente para a evolução das linguagens e ferramentas usadas por milhões de programadores em todo o mundo.
“É um prazer acolher este evento pela primeira vez em Portugal e, em particular, no Porto. As contribuições do GNU tiveram um impacto profundo no ensino, na investigação e no avanço tecnológico para o bem comum”, sublinhou o Diretor do DEI, Prof. João Paiva Cardoso, na sessão de abertura.
Apoio institucional e empresarial
O desenvolvimento da cadeia de ferramentas GNU faz parte do Projeto GNU e é apoiado pela FSF e por uma comunidade mundial de programadores e patrocinadores empresariais.
O GNU Tools Cauldron 2025 contou com o patrocínio e apoio de importantes empresas e instituições internacionais: AdaCore, AMD, ARM, BayLibre, Embecosm, NVIDIA, Open Source Security, Synopsys, Pretalx (software de gestão de conferências), Pretix (plataforma de bilhética) e FEUP, que coorganizou e apoiou logisticamente o evento.
Página do evento: https://conf.gnu-tools-cauldron.org/opo25/
Vídeos de todas as sessões do evento: https://www.youtube.com/playlist?list=PL_GiHdX17WtxuKn7QYme8EfbBS-RKSn0w