Gilberto Bernardes coordenará uma das disciplinas transversais criadas para ajudar a pensar “fora da caixa”.

A iniciativa da U.Porto, que arrancará já no próximo segundo semestre, pretende aproximar os estudantes a algumas das principais instituições culturais da cidade. A colaboração com a Casa da Música, o Teatro Nacional S. João, o Museu Nacional de Soares dos Reis e também com o Jardim Botânico e a Faculdade de Belas Artes, resultou na criação de unidades curriculares de competências transversais (3 ECTS), que os estudantes de licenciatura e mestrado, poderão acrescentar à sua formação base e enriquecer o seu percurso ao vivenciar os bastidores da atividade artística e cultural do Porto.

Música e Sociedade será a uc coordenada pelo Prof. Gilberto Bernardes, Professor Auxiliar do DEI/FEUP e Coordenador da Especialização Música Interativa e Design de Som do Mestrado em Multimédia da U.Porto, em colaboração com Óscar Rodrigues da Casa da Música, e será uma oportunidade para compreender e explorar a música em diferentes contextos socioculturais, em particular no contexto erudito e de intervenção comunitária, e refletir ativamente sobre a missão e desafios do tecido das indústrias criativas, com especial enfoque no ramo da criação musical.

A UC funcionará às sextas feiras, das 17:00 às 19:00, e terá como locais de formação a FEUP e a Casa da Música.

As candidaturas decorrem até 31 de janeiro e informação detalhada sobre estas uc’s podem ser vistas aqui e aqui.

Foto: Egidio Santos/U.Porto