1984 Revisitado: Terá George Orwell sido um optimista?

Debate sobre a privacidade na era digital – 03/02, 14:30, online

 A obra prima de George Orwell «1984» que oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. A eletrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo – converteu-se numa vulgaridade quotidiana.

É esta obra que servirá de inspiração para o Workshop promovido pelo Programa Doutoral em Media Digitais da U.Porto, a ter lugar online no dia 3 de fevereiro, pelas 14:30.

A tarde será dedicada à temática da privacidade na era digital e pretende abordar as suas múltiplas implicações na atualidade e perspetivar as futuras – nomeadamente no que diz respeito à transparência/opacidade dos sistemas digitais e a sua relação com a literacia digital, o capitalismo da vigilância, algoritmos de previsão, entre outros.

Para ajudar nesta reflexão, a sessão abrirá com uma palestra pelo Professor Luís Borges Gouveia (Universidade Fernando Pessoa/CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»), a que seguirá uma mesa redonda com Amílcar Correia (Diretor-Adjunto do Jornal Público), Arlindo Oliveira (Presidente do INESC) e Filipe Vilas Boas (Artista).

O evento será realizado no Zoom https://bit.ly/35qpn9x, com transmissão em direto através do Youtube https://bit.ly/34lwLTl

Posted in Eventos, Notícias.