Está a chegar ao Porto a ‘LITHME – Language In The Human Machine Era’

LITHME é uma rede de investigação financiada pela UE (2020-24) que inclui todos os países europeus e alguns países parceiros internacionais. Durante este período está prevista a inclusão de stakeholders para estabelecer um diálogo produtivo entre investigadores académicos e a indústria. Os académicos terão uma visão prospetiva das tecnologias futuras, enquanto os intervenientes da indústria terão uma visão dos potenciais efeitos sociais e linguísticos das suas invenções.

Como parte da equipa de gestão da LITHME e responsáveis do Grupo de Trabalho 1 sobre ‘Linguística Computacional’, Henrique Lopes Cardoso (FEUP) e Rui Sousa-Silva (FLUP) acolherão a 1-2 de Junho de 2022 um roadshow no Porto. Este roadshow visa promover as ligações entre a rede LITHME, a indústria e a comunidade, convidando as empresas a apresentar os seus produtos e serviços. O roadshow terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Este roadshow centrar-se-á nas tecnologias da linguagem e na interação Homem-máquina, que nos permitem falar com e através da tecnologia, do software que alimenta a era Homem-máquina, e dos dispositivos humanos integrados. Inclui, mas não exclusivamente: interfaces Homem-máquina inovadorastradução e interpretação automática; interpretação automática de linguagem gestualtecnologias texto-para-fala, fala-para-texto e fala-para-fala; e realidade virtual e realidade aumentada, entre outras.

Simultaneamente, a Faculdade de Letras acolherá a LITHME Training School (30 de Maio – 3 de Junho), que pretende alargar o conhecimento das atividades da LITHME, reunir formandos de toda a área da linguística, investigação linguística e tecnologia linguística, proporcionar formação intensiva sobre desafios interdisciplinares novos e emergentes e familiariza-los com tecnologias únicas desenvolvidas pelos patrocinadores do evento.

O Programa abrangerá os seguintes tópicos:

• 30 de Maio: Linguagem e Computação, Tecnologia da Linguagem;
  • 31 de Maio: Linguagem e Direito, Direitos Linguísticos;
  • 1 de Junho: Vitalidade e Ameaças à Linguagem, Aprendizagem de Línguas com Assistência Tecnológica;
  • 2 de Junho: Ideologias Linguísticas, Variação e Mudança Linguística;
  • 3 de Junho: Profissionais de Línguas, Tradução e Ensino de Línguas.

Empresas participantes e mais detalhes sobre o evento serão anunciados nas próximas semanas @https://lithme.eu/.