DEI Talks | The Digital Score – “What’s really going on {in} here?” por Prof. Craig Vear

Craig Vear é Professor e Investigador na Universidade de Montfort onde é também Diretor do Laboratório de IA e Robótica Criativa no Instituto de Tecnologias Criativas. A sua investigação é naturalmente híbrida, pois reúne os campos da música, desempenho digital, tecnologias criativas, inteligência artificial, criatividade, jogos, realidade mista e robótica. Tem estado envolvido em investigação baseada na prática com tecnologias emergentes há quase três décadas, e foi editor do The Routledge International Handbook of Practice-Based Research, publicado em 2022. A sua recente monografia The Digital Score: creativity, musicianship and innovation, foi publicada pela Routledge em 2019, sendo também editor da série The Springer’s Cultural Computing Series. Em 2021 recebeu uma bolsa de 2 milhões de euros da ERC Consolidator Grant para continuar a desenvolver a sua pesquisa Digital Score – digiscore.dmu.ac.uk

Junte-se a nós no dia 24 de fevereiro, às 14:30, na sala B024 da FEUP, e assista à apresentação e discussão deste projeto –  Investigating Technological Transformation of the Music Score (DigiScore).

A secção de abertura posicionará a partitura digital entre uma compreensão mais ampla da função e do objetivo de todas as partituras: a de uma interface de comunicação entre músicos. Depois de definir aquilo que assinala uma partitura digital como uma proposta diferente, resumirá as finalidades e objetivos da investigação do projeto DigiScore. Irá posicionar esta investigação entre os princípios centrais do fluxo, da fenomenologia, da incorporação e do efeito dos meios de comunicação, e delinear o foco da investigação como procura de sentido a partir do interior dos atos criativos da partitura digital musicking (Small 1989). A secção final delineará alguns dos novos conhecimentos atuais, e apresentará questões-chave que discutirá com os presentes na sala como forma de permitir a sua voz no desenvolvimento destes investigadores e na expansão da comunidade de investigação nesta área.

Posted in DEI Talks, Destaque, Notícias.