Comemorações do 50º aniversário da LEE.1972

Foi no passado sábado, 28 de maio de 2022, que 32 antigos estudantes da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica da FEUP, LEE.1972, rumaram a Viseu, para o muito ansiado Encontro Comemorativo do 50º aniversário deste curso.

Durante uma tarde de longas conversas no Restaurante Quinta da Magarenha, recordaram-se os tempos da Rua dos Bragas, as peripécias vividas na juventude, os grandes acontecimentos que marcaram uma época efervescente no seio da comunidade estudantil, os percursos profissionais e as famílias. As memórias, guardadas religiosamente durante anos, são partilhadas com orgulho nestes encontros que são prova viva que as amizades resistem ao tempo e à vida.

E tanto que mudou na Engenharia nos últimos 50 anos. Dos 18 440 m2 da Rua dos Bragas, casa de 6 cursos de Licenciatura e algumas Pós Graduações, 61 docentes, *551 estudantes (com apenas 6,5% do género feminino) e 48 técnicos, passou em 2001 para 93 918 m2, nascendo assim na Asprela, novas possibilidades de evolução, permitindo um crescimento que em 2020 contava com 9 Departamentos, 56 cursos conferentes de grau e 46 não conferentes de grau, 611 docentes, 7518 estudantes inscritos em cursos conferentes de grau e 1113 em cursos não conferentes (32% do género feminino) e 257 técnicos .

Raul Moreira Vidal, Professor Emérito da U. Porto e antigo docente e Diretor do DEI, elemento da Comissão Organizadora do evento, de quem fez parte também António Taveira de Vasconcelos, Henrique Albuquerque Cruz, José Cardoso Ayres e Maria dos Prazeres Lomba, confidencia que “o segredo para que estes encontros continuem a acontecer, é a imensa vontade de celebrar a amizade, de manter vivos os laços que unem a colheita de 72, de relembrar e homenagear os colegas que já partiram”.

“Um olhar retrospetivo é necessário. Perceber a evolução das coisas, entender que a informática e as tecnologias têm um berço, este exercício é fundamental!” diz-nos o Professor que relembra que para si a Engenharia é um Sonho Concretizado, acreditando que as novas gerações não deixarão esmorecer o Lema “Engenharia com Alma” em tudo o que criarem.

*Dados referentes a 1969/1970

Posted in Destaque, Notícias.