A “LITHME – Language In The Human Machine Era”, chega esta semana à FEUP

O anunciado LITHME Roadshow chega esta semana à FEUP, nos dias 1 e 2 de junho, e o programa já está online.

Este roadshow centrar-se-á nas tecnologias da linguagem e na interação Homem-máquina, que nos permitem falar com e através da tecnologia, do software que alimenta a era Homem-máquina, e dos dispositivos humanos integrados. Inclui, mas não exclusivamente: interfaces Homem-máquina inovadorastradução e interpretação automáticainterpretação automática de linguagem gestualtecnologias texto-para-falafala-para-texto e fala-para-fala; e realidade virtual e realidade aumentada, entre outras.

Poderão ser visitados os stands das empresas Altice LabsAlana AI, Cortical.ioBCN – Sistemas de Escritório e Imagem, SA/Class VR, FlowchaseNaturalvox, S.A.U.Pangeanic Language Technologies and Translation Services e ReadSpeaker. Para além da visita aos stands, poder-se-á assistir a palestras promovidas pelas empresas presentes, com acesso livre.

Na tarde do dia 1, na sala B015, terão lugar as palestras da Alana Ai (14:00), do projeto Augmented Video 360 (15:30) e da Cortical.io (17:00).

Na tarde do dia 2, na sala B026, será a vez da Altice Labs (14:00), da Flowchase (15:30) e da Natural Vox (17:00) darem a conhecer as últimas novidades.

Simultaneamente, a Faculdade de Letras acolherá a LITHME Training School (30 de Maio – 3 de Junho), que pretende alargar o conhecimento das atividades da LITHME, reunir formandos de toda a área da linguística, investigação linguística e tecnologia linguística, proporcionar formação intensiva sobre desafios interdisciplinares novos e emergentes e familiariza-los com tecnologias únicas desenvolvidas pelos patrocinadores do evento.

Henrique Lopes Cardoso (DEI/FEUP) e Rui Sousa-Silva (FLUP), responsáveis do Grupo de Trabalho sobre ‘Linguística Computacional’, desta Cost Action, acreditam ser uma oportunidade a não perder pelos entusiastas e curiosos das novas tecnologias da linguagem e suas temáticas.

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.