LGP está de volta dia 15 de junho com “The Unboxing Edition”

O Lionesa Business Hub acolhe no próximo dia 15 de junho o evento Linking Great Partners, que decorre ao longo do dia com um espaço de feira (para demonstração dos produtos desenvolvidos), várias palestras e espaço de networking. A edição deste ano do evento foi designada de “The Unboxing Edition”, por ser a primeira vez que se realiza fora das paredes da Universidade, pretendendo-se assim reforçar a importância desta ligação com as empresas.

São 24 as proto-startups criadas pelos cerca de 250 estudantes inscritos na unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos (LGP), provenientes de diversos cursos da Faculdade de Engenharia (FEUP) e envolvendo também 5 estudantes da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da U.Porto, para dar resposta aos problemas reais identificados pelas 16 organizações parceiras e a problemas identificados no mercado.

Como referiu a Comissária Europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude Mariya Gabriel no lançamento da iniciativa Europeia “Innovation Capacity Building for Higher Education”, as universidades desempenham um papel crítico no desenvolvimento e crescimento dos ecossistemas de inovação locais e regionais. Ao promover a experimentação e a ligação entre ciência, tecnologia, cultura e arte, este projeto educativo da U.Porto, que este ano contou com o apoio do projeto INVENTHEI – Innovation and Entrepreneurship in HEIs (http://www.inventhei.eu), enquadra-se nos fundamentos da iniciativa europeia, desenvolvendo nos estudantes as competências que lhes permitem criar soluções inovadoras que resultam de uma mentalidade criativa e interdisciplinar.

A partir da aplicação de métodos ágeis de desenvolvimento de software e de lean experimentation, as equipas de estudantes desenvolveram várias soluções tecnológicas inovadoras, como é o caso do AutoRocket+, um simulador de navegação de foguetões, pensado para todos os níveis do ensino básico e secundário, em que os alunos podem projetar e programar um foguetão com capacidade de decisão autónoma, a pedido do Visionarium. Nesta edição de 2022 foi também concebida uma solução para identificação interativa de defeitos na indústria automóvel para o Centro de Produção da Stellantis em Mangualde, e ainda a app CheapShop, um projeto empreendedor que pretende ajudar na escolha do melhor local para realizar as compras semanais. Há também uma instalação que funde a arte com a tecnologia e que tem como tema a guerra na Ucrânia. Estes são apenas alguns exemplos dos projetos que vão estar a ser demonstrados durante o evento.

Gil Gonçalves, coordenador da unidade curricular e Professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, destaca que esta iniciativa é essencial para que “os estudantes compreendam que o espírito colaborativo, empreendedor e criativo são ingredientes fundamentais na inovação e no sucesso de qualquer projeto” e acrescenta que “LGP, através do seu modelo de ensino-aprendizagem e das ligações que promove e potencia entre a edução, a investigação e a sociedade, pretende ter um impacto sistémico na universidade, contribuindo para aumentar a capacidade de inovação e empreendedorismo dos seus estudantes, bem como potenciar o contributo dos estudantes e da universidade no ecossistema de inovação regional.”

Para Raul Vidal, Professor Emérito da Faculdade de Engenharia, “ao envolver estudantes de várias esferas curriculares e de perfis distintos num trabalho colaborativo que instiga o pensamento crítico e criativo, o LGP assume-se como uma oportunidade ímpar para desenvolver competências nas áreas de gestão de projeto, trabalho em equipa, interação com os clientes, marketing, comunicação, e tantas outras valências que fazem dos nossos estudantes futuros profissionais com um perfil verdadeiramente diferenciado e os preparam para serem futuros líderes”.

O evento Linking Great Partners pode ser acompanhado nas redes sociais e no canal de Youtube do evento:

Linkedin, Instagram, Facebook, Youtube