Equipa “magic FoRMuLa” venceu o desafio de “Innovative Design” da EBEC Challenge Porto

A 15 ª edição do European BEST Engineering Competition Challenge (EBEC Challenge) decorreu na FEUP de 4 a 6 de março (ronda local) e desafiou dezenas de equipas formadas por estudantes da FEUP e da FCUP a conceberem em 24 horas um protótipo colocando à prova a sua criatividade, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho em equipa, e a possibilidade de estar presente na ronda nacional/regional, com os vencedores de todas as rondas locais de Portugal e de Espanha, numa final que terá lugar na Universidade Politécnica de Madrid entre os dias 5 e 8 de maio de 2023.

Esta competição está dividida em duas modalidades, Case Study (prova teórica onde é dado um problema real de uma empresa para resolver) e Innovative Design (prova prática onde o principal objetivo é construir um protótipo, com um número de materiais limitado e de baixo custo), tendo sido nesta última que venceu a equipa “magic FoRMuLa”, constituída por quatro estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e Computação.

Lucas SantosFrancisco Pires, Rita Ramada e Mafalda Magalhães fizeram magia e em 24 horas criaram um protótipo capaz de apanhar lixo de um tanque de água, tanto à superfície como em profundidade, e depositá-lo numa plataforma. Para conseguir o seu objetivo a equipa apenas podia utilizar materiais disponíveis na loja designada, que tinham um custo de créditos associado. Lucas Santos diz-nos que estavam limitados ao stock existente, pelo que, tendo começado rapidamente a esgotar alguns materiais essenciais, foram obrigados a tomar decisões rápidas entre planear antecipadamente o protótipo, gerir os créditos gastos (que influenciariam a pontuação final) e adquirir os materiais que necessitavam enquanto ainda estavam em stock.

E qual o segredo para o sucesso? “O trabalho em equipa foi uma das chaves para o nosso sucesso, uma vez que cada membro trouxe diferentes competências e conhecimentos para o desafio. A comunicação e a coordenação entre cada um de nós foi fundamental para garantir que todos estavam na mesma página e a trabalhar em direção aos mesmos objetivos”, diz-nos a equipa vencedora cuja decisão de concorrer ao EBEC Challenge foi motivada pelo desejo de testar as suas capacidades práticas e pelo desafio de competir com outros estudantes.

Desde o ano letivo 2013/2014 que a EBEC Challenge Porto é creditada com 1.5 ECTS como sendo uma ação de formação de 40,5 horas. A prova de Case Study tem a denominação de “EBEC Porto 24h – Caso de Estudo” e a prova de Innovative Design tem a denominação de “EBEC Porto 24h – Conceção em Equipa” tendo sido um sucesso a cada edição.

Foto: BEST Porto