“Semana Profissão: Engenheiro” 2023

“O Futuro passa por aqui” é o mote que acompanha mais uma edição do evento que enche a FEUP de estudantes do ensino secundário, ansiosos por saber o que é isto de ser engenheiro.

“Esta é uma oportunidade única para os alunos conhecerem de perto a nossa faculdade, estando os percursos desenhados de forma a mostrar o papel do Engenheiro na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e na construção de um Mundo cada vez melhor”, refere Sara Cristóvão, responsável pela organização da “SPE – Semana Profissão: Engenheiro”.

Durante 3 dias (28-30 março) a FEUP pretende ser um apoio esclarecedor na tomada de decisão de tantos jovens quando chegar o momento de ingressar no Ensino Superior. Para cumprir este objetivo foi criado um programa rico em percursos/atividades e sessões de esclarecimento para estudantes e encarregados de educação. Nesta edição de 2023 estão inscritos mais de 1500 estudantes e aproximadamente 70 professores e psicólogos de Norte a Sul do país que encontram na FEUP a oportunidade de conhecer a realidade de uma instituição de Ensino Superior e contactar com a sua comunidade de professores, estudantes, staff e núcleos estudantis.

Para os estudantes que já sabem o que querem seguir e necessitam apenas confirmar a sua escolha, os percursos monotemáticos são a solução perfeita.

Nesta sessão da SPE, a Engenharia Informática organizou os percursos 16 e 17 (P16 e P17), com atividades variadas, focadas nos seguintes temas : “Aplicações de Inteligência Artificial”, “Segurança Informática”, “Laboratório de Desenvolvimento e Testes de Software”, “Gráficos, Interação e Jogos”, “Polivalência da Informática”, “Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web”, “Laboratório de Computadores”, “Projeto Integrador” e “Informáticos na FEUP: como são, o que fazem, o que comem e onde vivem” – que pretendem ser uma mostra do que se faz no curso de engenharia informática e computação.

E se após o evento as dúvidas continuarem a ser muitas, as portas continuam abertas para as esclarecer através do Consultório de Dúvidas FEUP.