Prémio Incentivo 2023

Foi em cenário de comemoração do 112.º aniversário da Universidade do Porto que 20 estudantes receberam o Prémio Incentivo, criado para premiar o desempenho e os resultados dos estudantes que concluam o seu 1º ano de curso com melhor média.

Na lista dos estudantes que concluíram o seu 1º ano, 2021/2022, com a melhor média, encontramos três estudantes da L.EIC (FEUP/FCUP) com média superior a 19 valores. Falamos do Félix Martins (19,73 valores), do Marco Vilas Boas (19,45) e do  Mansur Mustafin (19,33).

Félix Martins, que desde sempre teve curiosidade sobre o que está por trás do funcionamento de programas e jogos, viu na Engenharia Informática uma escolha tão óbvia que até acabou por influenciar, de algum modo, a escolha da sua irmã, 3 anos mais velha. Conta-nos que “o primeiro ano na Universidade do Porto foi uma experiência desafiadora, mas muito gratificante” e que o que mais gostou foi perceber que estava no curso certo. O jovem estudante natural de Vila Nova de Famalicão, que espera, daqui a 10 anos, já ter terminado o seu primeiro grande projeto com impacto positivo na sociedade, colaborando com pessoas de diferentes partes do mundo, de modo a enriquecer a sua experiência e ampliar o seu conhecimento.

Marco Vilas Boas, que entrou na L.EIC vindo da Escola Secundária de Barcelos, onde descobriu o gosto pela programação “por envolver muito raciocínio lógico e permite desenvolver projetos interessantes e úteis”, diz-nos que “este prémio simboliza a potencial recompensa que surge quando ponho tudo o que sou em algo que gosto de fazer”. Apesar das dificuldades sentidas no 1º ano derivadas de tantas mudanças repentinas, como deixar o secundário e entrar na faculdade, com uma mudança para a cidade do Porto pelo meio, foi um ano cheio de boas experiências que o “fizeram crescer como pessoa”. O gosto por resolver “problemas de programação” são um dos motivos que o levaram a fazer parte dos núcleos NIAEFEUP e neACM, mas afirma que foram os diversos momentos de convívio proporcionados pelos núcleos que ajudaram à sua integração na comunidade FEUP. Não costuma pensar muito sobre o futuro mas acredita que estará com certeza a trabalhar em algo que gosta e que o desafie, seja nas áreas da investigação, do ensino ou no mundo empresarial.

Mansur Mustafin nasceu em Bishkek, capital do Quirguistão e confessa que o “ambiente agradável e internacional” foi um dos pontos que mais o impressionou no seu primeiro ano na Universidade bem como e a sua experiência de ensino no curso de Uniformização de Matemática para outros alunos internacionais. Definiu a U.Porto com a palavra “oportunidade” e espera daqui a 10 anos “ter um impacto positivo significativo na indústria e ao mesmo tempo continuar a minha conexão com a Universidade para partilhar a minha experiência e conhecimentos”. Ambiciona aprender durante a vida toda e neste momento deseja “agradecer a todas as pessoas que me suportam neste desafio”.

Prémio Incentivo, atribuído anualmente desde 2010, corresponde a um prémio monetário individual, correspondente ao valor da propina anual aplicada aos estudantes nacionais da U.Porto.