A décima segunda sessão das Creativity Talks terá como oradora a distinta investigadora da Universidade do Minho, Fátima Morais, sobre “O indivíduo criativo: da confluência de requisitos aos desafios da cognição”.
“A criatividade explica-se na conceção de uma rede de variáveis em interação, pessoais e sociais. Todavia, o foco deste trabalho estará no indivíduo, o ator inicial da gestação de uma ideia criativa. Mais do que tentar responder ao que criatividade é, refletir-se-á o que um indivíduo criativo requer – o termo “requisitos” implica potencialmente a operacionalização de conceitos, logo, uma postura proactiva e concreta de promoção. Neste contexto, após se entender o indivíduo criativo como uma confluência de diferentes dimensões, ter-se-á como alvo de maior detalhe a sua cognição. Os processos cognitivos criativos são as ferramentas que tipicamente marcam, em qualidade e em maior frequência de utilização, os indivíduos que provocam inovação. Esta análise carregará a responsabilidade de que tais ferramentas sejam aplicadas e promovidas no quotidiano de todos – serão partilhados variados exemplos desse desafio educativo. Espera-se que tal partilha permita novas ideias nas práticas de quem nos escuta.”
Maria de Fátima Morais é licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Nesta última Universidade, é Professora Auxiliar do Instituto de Educação. É investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd) na Universidade do Minho. É membro da Associação Nacional para o Estudo Intervenção na Sobredotação (ANEIS) e da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação em Altas Capacidades Intelectuais (REINEVA). Pertence ao Conselho Científico e Editorial de algumas revistas. Tem feito consultadoria a associações de estudo e de promoção da criatividade (exs: Torrance Center Portugal; ANEIS) e tem publicações a nível nacional e internacional acerca desse tema.
A sessão terá lugar dia 22 de junho, às 18:00, na sala B008 da FEUP, e contará com a moderação de Manuel Firmino Torres, Professor do DEI. Será igualmente transmitida via Youtube.
A entrada é livre mas a inscrição necessária.