Provas de Doutoramento em Engenharia Informática: ”Scaling-up organization of document sets to facilitate their analysis”

Candidato:
Rui Portocarrero Macedo de Morais Sarmento

Data, Hora e Local
24 de julho, às 14:00, na Sala de Atos (L202A) do DEGI, FEUP

Presidente do Júri:
Doutor Carlos Manuel Milheiro de Oliveira Pinto Soares, Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Vogais
Doutor José Fernando Ferreira Mendes, Professor Catedrático do Departamento de Física da Universidade de Aveiro;
Doutor Bruno Emanuel da Graça Martins, Professor Associado do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa;
Doutor Pavel Bernard Brazdil, Professor Emérito da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Coorientador);
Doutor Henrique Daniel de Avelar Lopes Cardoso, Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
Doutor Sérgio Sobral Nunes, Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A tese foi orientada pelo Doutor João Manuel Portela da Gama, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Resumo:

“A sumarização e organização da produção de documentos de uma organização, de forma intuitiva e escalonável, para grandes quantidades de dados, é de grande importância no apoio à tomada de decisão. Esta tese pretende desenvolver um estudo teórico e prático, para resolver estes desafios.

O conteúdo desta dissertação nasceu após a construção de um protótipo de software com algoritmos estaticos, para analisar e fornecer suporte à decisão, a partir de documentos de texto e de uma rede de autores de documentação científica. Várias vantagens foram comprovadas com o uso deste protótipo mencionado. No entanto, havia algumas preocupações em relação à capacidade do protótipo de lidar com redes de dimensões superiores e também com uma grande quantidade de documentos. O estudo de caso de desenvolvimento considera a afinidade entre autores em grande escala e em constante evolução. O primeiro desafio é dimensionar os métodos de representação dos documentos dos autores. O segundo desafio é capturar o desenvolvimento temporal da organização. Considerando este contexto, desenvolvemos e implementamos técnicas de streaming para a caracterização de cada documento e outras subunidades da organização. Para caracterizar, houve interesse por integração em grupos de afinidade identificados por palavras-chave e medidas de relevância. Concluímos este trabalho testando vários algoritmos desenvolvidos, para diminuir a desvantagem do protótipo original e reunindo uma panóplia de soluções para problemas relacionados às técnicas de streaming de texto, considerando uma abordagem em larga escala para a análise correspondente. Foram utilizadas técnicas de recuperação de informação, sendo necessária a análise de redes sociais e streaming de dados. Resolvemos vários problemas associados com a análise eficiente de fluxos de texto, usando várias técnicas, desde técnicas de análise de fluxos puros até técnicas de redes complexas em evolução. Estas técnicas que serviram de base para inovação e contribuição com mais de dez novos algoritmos provaram melhorar o protótipo e resolver os problemas que nos levaram a melhorar e contribuir também para diversas áreas da análise de textos e fluxos de texto.”

Palavras-Chave: Streaming; Fluxo e Dados Evolutivos; Análise de Texto; Análise de Redes Sociais e Complexas; Visualização de Redes Sociais e Complexas.

Posted in Destaque, Eventos, Notícias, Provas PhD.